Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rafael Freitas

Renomear imagem no upload

Recommended Posts

Boa tarde galera,

Eu tenho o seguinte código para fazer upload de imagem para uma determinada pasta no servidor.

$nome_temporario=$_FILES["arquivo"]["tmp_name"];
$nome_real=$_FILES["arquivo"]["name"];
copy($nome_temporario,"arq_mf_eletronico/$nome_real");

Ele está funcionando normalmente, faz o upload e guarda o caminho da imagem no banco de dados ou seja arq_mf_eletronico/nome da imagem, porém eu precisava que ele também mudasse o nome da imagem, para que não se repita o nome do arquivo na pasta do servidor.

A pergunta  é: como eu faria isso?

 

Ainda não tenho muito conhecimento.

Conto com a ajuda de vocês.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
$ext = strtolower(substr($imagens['name'][$i], -4)); // pega a extensão
$foto = md5(uniqid($imagens['name'])).$ext; // renomeia com a extensão
$dir = "fotos/"; // indica o diretório
move_uploaded_file($imagens['tmp_name'], $dir.$foto); // move o arquivo renomeado para o diretório

Renomeia com um código MD5 único.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Marcos,

Certo, no caso, qual seria a variavel que eu usaria pra gravar no banco? Que seria o caminho.

No momento tá assim:

"INSERT INTO mfe (arquivo) VALUES ('arq_mf_eletronico/$arquivo')";

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na sua tabela, precisa ter um campo VARCHAR para guardar o nome da imagem, exemplo:

mysqli_query($con, "INSERT INTO fotos (nome, data_cad) VALUES ('$foto', '$data_cadastro')");

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por AlexandreHenrique
      Olá pessoal. preciso de uma ajuda com o meu projeto de upload.
      O projeto de upload roda no IIS + Php;
      Tenho um script que ta enviando  o arquivo para o diretório correto.
      O problema é que ao tentar acessar esse arquivo via URL, o anexo não abre  e exibe a mensagem abaixo.
       

      Notei que o arquivo ao cair no DIR, ele entra sem permissões (vi em propriedades), se eu editar o mesmo alterando as permissões, ele carrega pela url do meu site.
      Quero que o arquivo enviado pelo script caia no DIR correta com as devidas permissões pra eu poder ler no navegador via URL;
       
      Já tentei resolver de toda forma mas nao tive sucesso;.
      No Apache isso é mais simples, mas no IIS ta complicado;
       
       
       
      Alguem pode me dá uma dica?
    • Por Caio Vargas
      Fala pessoa tudo tranquilo ?
      estou com um problema eu fiz um sistema de upload onde tem a marca dagua  o problema e que quando o cadastro da capa e pequena a imagem da marca dagua fica grande
      e qauando a capa e grande  a imagem da marca dagua fica pequena alguem poderia me ajudar 
    • Por mateus.andriollo
      Olá,
      Gostaria de saber se alguem pode me ajudar.
      Meu PHP esta na pasta public_html em um CPanel, quero saber se é possível armazenar em pasta fora da pasta  pública, por segurança mesmo...
      Faço isso em ASP, ai chamo a imagem por um fso, funciona mas queria saber se tem como no PHP.
    • Por DeniseAlencar
      Boar tarde pessoal estou fazendo um teste com upload de imagens gravando no banco de dados porem quando cadastro uma imagem com o nome "foto.jpg" e depois cadastro a mesma imagem com o mesmo nome, no banco de dados aparece dois registros com nomes iguais mas gostaria que os nomes fossem diferentes.
       
      E na pasta arquivos aparece uma unica imagem gostaria que quando cadastrasse fotos iguais o nome mudasse tipo foto.jpg , foto2.jpg  etc (isso automaticamente) vou postar o codigo .
      <?php $diretorio = "arquivos/"; if(!is_dir($diretorio)){ echo "Pasta $diretorio não existe";}else{ $arquivo = isset($_FILES['arquivo']) ? $_FILES['arquivo'] : FALSE; for ($controle = 0; $controle < count($arquivo['name']); $controle++){ $destino = $diretorio."/".$arquivo['name'][$controle]; $nome_foto = $arquivo['name'][$controle]; if(move_uploaded_file($arquivo['tmp_name'][$controle], $destino)){ $sql="INSERT INTO galeria (arquivo) VALUES ('$nome_foto')"; $qry = mysqli_query($conexao,$sql); echo "<head><meta HTTP-EQUIV='refresh' CONTENT='0;URL=index.php'></head>"; }else{ echo "Erro ao realizar upload"; } } } ?>  
    • Por Sapinn
      Estou precisando salvar fotos dos usuários de um sistema e não estou conseguindo fazer com OO já assisti video aulas e li algumas matérias mas sempre dá erro. Alguém sabe algum jeito de se fazer?? Eu até tentei mas fica sempre com erro, vou postar aqui talvez tenha algo que eu esteja fazendo errado.
       
      class para salvar a foto:
         private function salvarFoto($foto){         $fotos = $_FILES['foto_admin'];         $fotoDir = "imagens/fotos_admins/";         $fotoPath = $fotoDir . basename($foto['foto_admin']['name']);         $fotoTmp = $foto['foto_admin']['tmp_name'];         if(move_uploaded_file($fotoTmp, $fotoPath)):             return $fotoPath;         else:             return false;         endif;     } E estou chamando ela assim:
       $upload = $this->salvarFoto($_FILES);                 if(gettype($upload) == 'string'):                     $dados['foto_admin'] = $upload;                 endif;  
      E o erro é o seguinte: move_uploaded_file(imagens/fotos_admins/sapinn.jpg): failed to open stream: No such file or directory in
       
      Não sei o que está errado a pasta imagens/fotos_admins está dentro da minha pasta Controller
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.