Jump to content
caiquestevanatto

Trigger Baixa Estoque

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

estou criando uma trigger em Oracle, que ao realizar uma venda (insert ou update), a trigger retire a quantidade vendida do estoque. Porém, estou com alguma dificuldades.

A trigger criada é a seguinte:
CREATE OR REPLACE TRIGGER BAIXA_ESTOQUE
AFTER UPDATE OR INSERT ON ITEMPEDIDO
FOR EACH ROW
DECLARE IDPEDIDO INT;
BEGIN
SELECT IDPEDIDO INTO IDPEDIDO FROM PEDIDO WHERE IDPEDIDO = :NEW.IDPEDIDO;
IF (IDPEDIDO > :NEW.IDPEDIDO) THEN
UPDATE PRODUTO SET QUANTIDADE = QUANTIDADE - :NEW.QUANTIDADE 
WHERE IDPRODUTO = :NEW.IDPRODUTO;
END IF;
END;

Realizo o insert na tabela itempedido, porém quando vou verificar no select * from produto, a quantidade não foi modificada.

Conseguem me ajudar onde estou errando ?

Não precisa do select e nem do if pois o pedido e fk é está ponteirado.

E faça

SET QUANTIDADE = QUANTIDADE + NVL( :OLD.QUANTIDADE,0) - NVL(:NEW.QUANTIDADE,0)

Garante o update da quantidade.

Obrigado pelo retorno!

Porém descobri um outro problema... A trigger é criada com sucesso, porém ao realizar um teste, fazendo um insert na tabela ITEMPEDIDO(insert into itempedido values (7,3,1300.33,3,2)), é apresentada a mensagem: ORA-02291: restrição de integridade (SYSTEM.FK_IDPEDIDO) violada - chave mãe não localizada.

A coluna IDPEDIDO é uma PK da tabela PEDIDO e creio que o motivo do erro é que primeiramente deve-se inserir o registro na tabela PEDIDO antes de fazer o insert na ITEMPEDIDO.

Existem 2 tabelas, uma é a PEDIDO, no qual esta as informações do pedido, como por exemplo: id do pedido (PK), ID cliente, data do pedido e o valor total.

Outra é a tabela ITEMPEDIDO, onde está os registros: ID PEDIDO (FK PEDIDO), nºitem, Valor, Quantidade e ID Produto.

Ou seja, primeiramente o registro IDPEDIDO, deve constar na tabela PEDIDO, antes de ser inserido na tabela ITEMPEDIDO, correto ?

Consegue me dar uma luz?

Outra é a tabela ITEMPEDIDO, onde está os registros: ID PEDIDO (FK PEDIDO), nºitem, Valor, Quantidade e ID Produto.

Ou seja, primeiramente o registro IDPEDIDO, deve constar na tabela PEDIDO, antes de ser inserido na tabela ITEMPEDIDO, correto ?

Exato.

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By massaotoda
      estou tentando fazer a conexão ao banco de dados oracle 11g no delphi 10.2 pelo fireDAC e está reportando o seguinte erro ao conectar:
      [FireDAC][Phys][Ora] Ora-12546: TNS: permission denied.

já mandei para o DBA para verificar e ainda não consegui o retorno, fiz o teste conectando em outro banco de dados por exemplo do firebird e conectou ok...

Alguém saberia me disse qual seria esta permissão para resolver o problema???
    • By vinihhylian0103
      Boa noite, gostaria de saber tem alguma maneira de prevenir a inclusão de registros do mesmo valor na minha tabela. O código é o seguinte:

<?php include_once('conexao.php'); $nome=$_POST['nome']; $sobrenome=$_POST['sobrenome']; $data=$_POST['data_nasc']; $rm=$_POST['rm']; $curso=$_POST['curso']; $email=$_POST['email']; $senha=$_POST['senha']; $sqlinsert = "insert into usuarios(nome, sobrenome, data_nasc, rm, curso, email, senha) values('$nome','$sobrenome','$data','$rm','$curso','$email','$senha')"; $resultado = @mysqli_query($conexao,$sqlinsert); if(!$resultado) { die('Query inválida: '. @mysqli_error($conexao)); } else { echo "<script type='text/javascript'>alert('Cadastro Concluído!');</script>"; header('Location: index.html'); } mysqli_close($conexao); ?>

• By alextds
      olá gostaria de saber como fazer para obter o rank das 5 maiores vendas.
      tenho a seguinte tabela:

data                 produto    valor
      31/01/2018    calça       100
      31/01/2018    calça        50
      31/01/2018    camisa    30
      31/01/2018    camisa    30
      31/01/2018    sapato     75
      31/01/2018    bermuda 100
      31/01/2018    meia         10
      31/01/2018    tenis         65
      31/01/2018    luva          20
      31/01/2018    luva          20
      31/01/2019    calça       100
      31/01/2019    calça        50
      31/01/2019    camisa    30
      31/01/2019    camisa    30
      31/01/2019    sapato    75
      31/01/2019    bermuda 100
      31/01/2019    meia         10
      31/01/2019    tenis         65
      31/01/2019    luva          20
      31/01/2019    luva          20  

Preciso que totalize os valores de acordo a data e produto e que apareça somente os 5 primeiros dessa forma  :

data                 produto       valor   rank
      31/01/2018    calça           150      1
      31/01/2018    bermuda    100       2
      31/01/2018    sapato        75         3
      31/01/2018    tenis            65        4
      31/01/2018    camisa        60        5
      31/01/2019    calça           150      1
      31/01/2019    bermuda     100      2
      31/01/2019    sapato         75        3
      31/01/2019    tenis             65       4
      31/01/2019    camisa         60       5

Se alguém tiver uma solução facil agradeço.

• By samuelpanamericana
      Olá Pessoal, estou com um problema com relação ao Oracle em nossas máquinas aqui! Quando tentamos acessar o SGT (sistema de gerenciamento textil) através de um usuário de rede comum sem privilégios administrativos na máquina ele apresenta o seguinte erro ERRO: "Oracle não instalado ou seu caminho é inválido. Consulte o seu superior [\Bin\ORA803.dll]" Código de erro 803 O usuário não tem acesso ao Oracle Path por ser um usuário comum sem privilégios administrativos, devido a problemas de segurança não queremos deixar os usuários com privilégios administrativos evitando assim problemas com a alteração e instalação de programas, abrimos esse tópico para resolver este problema da necessidade de ser um administrador da máquina para executar o SGT, precisamos que usuários sejam comuns para acessá-lo! Confirmei que o usuário está tendo privilégios apropriados no caminho binário Oracle. Os usuários têm acesso completo ao caminho "C: \ Oracle", eu já configurei dessa maneira: Cliquei com o botão direito do mouse na pasta oracle/segurança/usuários do domínio/controle total A única maneira que nosso programa(SGT) pode encontrar a pasta oracle é definir os usuários do domínio para o grupo de administradores Porém tivemos alguns problemas ao fazer isso como por exemplo usuarios instalando programas de terceiro e efetuando alterações nas máquinas. Se alguém já passou pela mesma situação ou situação parecida eu ficaria grato se pudessem ajudar!! Atenciosamente Samuel
    • By Viniciusr9
      Script com retorno de dias uteis no mês ( desconsiderando finais de semana e feriados também ( os mesmos cadastrados em uma tabela )), ajuda!

Boa tarde,
      alguém poderia me ajudar , tentei com alguns que vi pela net , fazendo alterações mas não consegui o que gostaria ainda. Preciso de um script que dado um valor (mês/ano) ele retorne a quantidade de dias uteis nesse mês, desconsiderando os sabados e domingos e os feriados listados na tabela de feriados, em Oracle Sql puro ou PL/SQL  . Agradeço pela ajuda!

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.