Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

luanda

Verificar se um registro já existe

Recommended Posts

Fiz um sistema bem simples de cadastro, onde o usuário digita as informações e o código envia esses dados para o banco. Acontece que esse código não impede que várias pessoas cadastrem-se com o mesmo username e e-mail, mesmo eu tendo declarado unique para estes na tabela.

<?php
    include "conexao.php";
?>

<?php
    
    // captura dos dados digitados no formulário //
	$nome=$_POST ['nome'];
    $sobrenome=$_POST ['sobrenome'];
	$username=$_POST ['username'];
	$email=$_POST ['email'];
    $senha=$_POST ['senha'];
    $telefone=$_POST ['telefone'];
	
    $sql = mysql_query("INSERT INTO cadastro (nome,sobrenome,username,email,senha,telefone)  VALUES ('$nome', '$sobrenome','$username','$email','$senha','$telefone')") or die(mysql_error());
    
    $resultado = mysql_query ($sql);
   header ("Location:../usuario/index.php");
?>

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, seja bem-vindo.

 

Independente do seu código PHP, se as chaves estão definidas corretamente você não deveria conseguir cadastrar registros duplicados, mas o mais correto seria você fazer essa validação também na aplicação antes de inserir o registro, pois assim você consegue avisar o usuário sobre a duplicidade dos dados.

 

Em outras palavras, você deveria antes fazer um SELECT com WHERE email = 'email@email.com', por exemplo. Apenas após um retorno vazio desse select você executa o INSERT.

 

Exporte sua tabela e poste aqui para vermos como suas chaves UNIQUE estão definidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, Matheus Tavares disse:

Olá, seja bem-vindo.

 

Independente do seu código PHP, se as chaves estão definidas corretamente você não deveria conseguir cadastrar registros duplicados, mas o mais correto seria você fazer essa validação também na aplicação antes de inserir o registro, pois assim você consegue avisar o usuário sobre a duplicidade dos dados.

 

Em outras palavras, você deveria antes fazer um SELECT com WHERE email = 'email@email.com', por exemplo. Apenas após um retorno vazio desse select você executa o INSERT.

 

Exporte sua tabela e poste aqui para vermos como suas chaves UNIQUE estão definidas.

Matheus, obrigada pela ajuda. Consegui achar um código que consegue avisar sobre a duplicata para o usuário, mas no caso ele só funciona com o username (tentei usando or e-mail no select mas não foi, com certeza estou fazendo errado). 

-- phpMyAdmin SQL Dump
-- version 4.1.4
-- http://www.phpmyadmin.net
--
-- Host: 127.0.0.1
-- Generation Time: 02-Nov-2018 às 13:20
-- Versão do servidor: 5.6.15-log
-- PHP Version: 5.4.24

SET SQL_MODE = "NO_AUTO_VALUE_ON_ZERO";
SET time_zone = "+00:00";


/*!40101 SET @OLD_CHARACTER_SET_CLIENT=@@CHARACTER_SET_CLIENT */;
/*!40101 SET @OLD_CHARACTER_SET_RESULTS=@@CHARACTER_SET_RESULTS */;
/*!40101 SET @OLD_COLLATION_CONNECTION=@@COLLATION_CONNECTION */;
/*!40101 SET NAMES utf8 */;

--
-- Database: `mao_na_massa`
--

-- --------------------------------------------------------

--
-- Estrutura da tabela `cadastro`
--

CREATE TABLE IF NOT EXISTS `cadastro` (
  `id` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  `nome` varchar(50) COLLATE utf8_unicode_ci NOT NULL,
  `sobrenome` varchar(50) COLLATE utf8_unicode_ci NOT NULL,
  `username` varchar(50) COLLATE utf8_unicode_ci NOT NULL,
  `email` varchar(50) COLLATE utf8_unicode_ci NOT NULL,
  `senha` varchar(50) COLLATE utf8_unicode_ci NOT NULL,
  `telefone` varchar(50) COLLATE utf8_unicode_ci NOT NULL,
  `nivel` varchar(20) COLLATE utf8_unicode_ci NOT NULL DEFAULT 'usuario',
  PRIMARY KEY (`id`),
  UNIQUE KEY `username` (`username`,`email`)
) ENGINE=MyISAM  DEFAULT CHARSET=utf8 COLLATE=utf8_unicode_ci AUTO_INCREMENT=12 ;

--
-- Extraindo dados da tabela `cadastro`
--

INSERT INTO `cadastro` (`id`, `nome`, `sobrenome`, `username`, `email`, `senha`, `telefone`, `nivel`) VALUES
(3, 'luanda', 'oliveira', 'estrabso', 'kkk@gmail.com', '123', '22221111', 'admin'),
(9, 'luanda', 'anne', 'kiminseok', 'akakka@jakak', '111111', '(22) 22222-2222', 'usuario'),
(8, 'luann', 'ssss', 'akka', 'akakka@jakak', '123', '22222222222', 'usuario'),
(7, 'poxa', 'poxa', 'poxa', 'poxa@poxa.poxa', 'poxa', '(99) 9999-9999', 'usuario');

/*!40101 SET CHARACTER_SET_CLIENT=@OLD_CHARACTER_SET_CLIENT */;
/*!40101 SET CHARACTER_SET_RESULTS=@OLD_CHARACTER_SET_RESULTS */;
/*!40101 SET COLLATION_CONNECTION=@OLD_COLLATION_CONNECTION */;

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem como imaginei... a definição das suas chaves UNIQUE estão incorretas.

Você está definindo apenas uma chave dupla, dessa forma:

UNIQUE KEY `username` (`username`,`email`)

Com isso você está dizendo ao banco que você não deseja registros com o mesmo username e e-mail simultaneamente.

Para funcionar da forma que você quer, você precisa definir duas chaves UNIQUE separadas, uma para o username e outra para o e-mail.

 

Assim:

CREATE TABLE `cadastro` (
  `id` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  `nome` varchar(50) COLLATE utf8_unicode_ci NOT NULL,
  `sobrenome` varchar(50) COLLATE utf8_unicode_ci NOT NULL,
  `username` varchar(50) COLLATE utf8_unicode_ci NOT NULL,
  `email` varchar(50) COLLATE utf8_unicode_ci NOT NULL,
  `senha` varchar(50) COLLATE utf8_unicode_ci NOT NULL,
  `telefone` varchar(50) COLLATE utf8_unicode_ci NOT NULL,
  `nivel` varchar(20) COLLATE utf8_unicode_ci NOT NULL DEFAULT 'usuario',
  PRIMARY KEY (`id`),
  UNIQUE KEY `username` (`username`),
  UNIQUE KEY `email` (`email`)
) ENGINE=MyISAM AUTO_INCREMENT=12 DEFAULT CHARSET=utf8 COLLATE=utf8_unicode_ci;

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SELECT username, email FROM cadastro WHERE username = 'joao' OR email = 'mail@mail.com'

Ou seja se existir um username joao não cadastra, mas se houver também um mail mail@mail.com;  Mesmo que não seja no mesmo registro onde está joão também não cadastra.

<?php
$conn = new mysqli('endereco_do_banco', 'login', 'senha', 'nome_do_banco_de_dados');
if ($conn->connect_errno) {
    die("Não conectado por causa disso: %s\n", $conn->connect_error);
} else {
    $sql = "SELECT username, email FROM cadastro WHERE username = '{$username}' OR email = '{$email}'";
    $result = $conn->query($sql);
    if ($result->num_rows) {
        echo ("Não pode cadastrar porque existe um username ou email cadastrado");
    } else {
       //// ---- Aqui entra o código do cadastro :)
    }
}
mysqli_close($conn);

 

Observações.

* Detesto esse treco de mysqli, por isso não testei o código acima, mas parece está correto.

* Esqueça disso: mysql se for usar use mysqli, melhor use PDO.

* Seu código ou o que mostrei não possui nenhum tipo de segurança, pois apenas pega um valor e passa para execução, ou seja nada impede que por exemplo no username venha um código malicioso. Então filtre os dados antes de enviar-los para o banco.

 

Aqui um pequeno guia para começar a manipular o banco de dados de uma forma coerente: https://forum.imasters.com.br/topic/565800-crud-introdução-a-pdo/

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Omar~ disse:

SELECT username, email FROM cadastro WHERE username = 'joao' OR email = 'mail@mail.com'

Ou seja se existir um username joao não cadastra, mas se houver também um mail mail@mail.com;  Mesmo que não seja no mesmo registro onde está joão também não cadastra.


<?php
$conn = new mysqli('endereco_do_banco', 'login', 'senha', 'nome_do_banco_de_dados');
if ($conn->connect_errno) {
    die("Não conectado por causa disso: %s\n", $conn->connect_error);
} else {
    $sql = "SELECT username, email FROM cadastro WHERE username = '{$username}' OR email = '{$email}'";
    $result = $conn->query($sql);
    if ($result->num_rows) {
        echo ("Não pode cadastrar porque existe um username ou email cadastrado");
    } else {
       //// ---- Aqui entra o código do cadastro :)
    }
}
mysqli_close($conn);

 

Observações.

* Detesto esse treco de mysqli, por isso não testei o código acima, mas parece está correto.

* Esqueça disso: mysql se for usar use mysqli, melhor use PDO.

* Seu código ou o que mostrei não possui nenhum tipo de segurança, pois apenas pega um valor e passa para execução, ou seja nada impede que por exemplo no username venha um código malicioso. Então filtre os dados antes de enviar-los para o banco.

 

Aqui um pequeno guia para começar a manipular o banco de dados de uma forma coerente: https://forum.imasters.com.br/topic/565800-crud-introdução-a-pdo/

 

 

Omar, acabei dando um jeito aqui que consegui fazer com que ele não aceitasse o registro duplicado. O código ficou bem maior (por burrice minha mesmo), mas funcionou.

 

<?php
    
    // captura dos dados digitados no formulário //
	$nome=$_POST ['nome'];
    $sobrenome=$_POST ['sobrenome'];
	$username=$_POST ['username'];
	$email=$_POST ['email'];
    $senha=$_POST ['senha'];
    $telefone=$_POST ['telefone'];

    $verifica_user = mysql_query("SELECT * FROM cadastro WHERE  username='$username' LIMIT 1") or die(mysql_error());
    $verifica_user = mysql_num_rows($verifica_user);

    $verifica_email = mysql_query("SELECT * FROM cadastro WHERE  email='$email' LIMIT 1") or die(mysql_error());
    $verifica_email = mysql_num_rows($verifica_email);

    if($verifica_user > 0){echo "Este user já está sendo utilizado!" ;
    }elseif($verifica_email > 0){echo "Esse e-mail já está sendo utilizado!";}
    else{
	
    $sql = mysql_query("INSERT INTO cadastro (nome,sobrenome,username,email,senha,telefone)  VALUES ('$nome', '$sobrenome','$username','$email','$senha','$telefone')") or die(mysql_error());
    
    $resultado = mysql_query ($sql);
   header ("Location:../usuario/index.php");
    }
?>

E não estou tão preocupada com a segurança dos dados porque isso é pra um trabalho do colégio, nada profissional. Além disso, sobre o PDO, minha professora só nos ensinou com o uso do mysql, então não sei usá-lo. Mas obrigada pela ajuda!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por landerbadi
      Olá pessoal, boa tarde
       
      Tenho uma tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, produto) e outra tabela chamada "itens" com os seguintes campos (id, prod_01, prod_02, prod_03, prod_04).
       
      Na tabela produtos eu tenho cadastrado os seguintes produtos: laranja, maçã, uva, goiaba, arroz, feijão, macarrão, etc.
       
      Na tabela itens eu tenho cadastrado os itens da seguinte maneira:
       
      1, laranja, uva, arroz, feijão;
      2, maçã, macarrão, goiaba, uva;
      3, arroz, feijão, maçã, azeite
       
      Meu problema é o seguinte: 
      Eu escolho um produto da tabela "produtos", por exemplo "uva".  Preciso fazer uma consulta na tabela "itens" para ser listado todos os registros que contenham o produto "uva" e que todos os demais produtos estejam cadastrados na tabela "produtos".
       
      No exemplo acima seria listado apenas dois registros, pois o terceiro registro não contém o produto "uva". 
       
      Alguém pode me ajudar? Pois estou quebrando a cabeça a vários dias e não consigo achar uma solução.
    • Por landerbadi
      Boa tarde pessoal. Estou tentado fazer uma consulta no banco de dados porém estou tendo dificuldades. Tenho uma tabela chamada "itens" com os seguintes campos: id, item, plural, ativo. Nela tem cadastrado vários itens e seu respectivo plural. No campo ativo eu coloco a letra "S" para informar que esta palavra está ativa no sistema. Por exemplo: 1, casa, casas, S 2, mesa, mesas, S 3, cama, camas, S 4, moto, motos, S 5, rádio, rádios O quinto registro "radio" não está ativo no sistema pois não tem um "S" no campo ativo. E outra tabela chamada "variações" com os seguintes campos (id, item1, item2, item3) com os seguintes registros: 1, casa, camas, moto 2, mesas, casas, radio 3, rádio, cama, mesa Eu preciso fazer uma busca na tabela variações da seguinte maneira: Eu escolho um registro na tabela "itens", por exemplo "casa". Preciso fazer com que o php me liste todos os registros da tabela "variações" que contenham a palavra "casa". Porém se tiver algum registro com a palavra "casas" também tem que ser listado. Neste caso ele irá encontrar dois registros. Agora eu preciso que o php verifique os demais itens e faça a listagem apenas dos item que estão ativos (que contenham um "S" no campo ativo. Neste caso ele irá encontrar apenas um registro, pois o segundo registro contém a palavra "rádio". E "rádio" não está ativo na tabela itens. Como faço isso?
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Quando eu tento fazer o login me mostra esse erro "Could not log you in."; Alguém sabe me ajudar a resolver esse problema no meu código?
      <?php require_once("core/init.php"); if (Input::exists()) { if (Token::check(Input::get("token"))) { $validate = new Validate(); $validation = $validate->check($_POST, array( "username" => array("required" => true), "password" => array("required" => true) )); if ($validation->passed()) { $user = new User(); $remember = (Input::get("remember")) === "on" ? true : false; $login = $user->login(Input::get("username"), Input::get("password"), $remember); if ($login) { Session::flash("home", "Welcome back!"); Redirect::to("index.php"); } else { echo "Could not log you in."; } } else { foreach ($validation->errors() as $error) { echo $error."<BR>"; } } } } ?> <form action="" method="POST"> <div class="field"> <label for="username">Username</label> <input type="text" name="username" id="username"> </div> <div class="field"> <label for="password">Password</label> <input type="password" name="password" id="password"> </div> <div class="field"> <label for="remember"> <input type="checkbox" name="remember" id="remember"> Remember me </label> </div> <input type="hidden" name="token" value="<?php echo Token::generate(); ?>"> <input type="submit" value="Log in"> </form>  
       
      Desde já obrigado.
    • Por ckcesar
      Eu tenho uma aplicação no zend com a versão 5.6 e com o postgresql 9.6. Agora eu precisei mudar a versão do meu postgresql para o 16.1, a parte de conexão do bd e consultas sqls funciona perfeitamente, o meu problema está para acessar os meus controllers. Eles não são encontrados em nenhuma rota, quero ver se alguém já passou por esse problema para me ajudar. Obrigado.
    • Por ILR master
      Fala galera, tudo bem?
       
      Tenho o seguinte codigo:
       
       class Data {
      public static function ExibirTempoDecorrido($date)
      {
          if(empty($date))
          {
              return "Informe a data";
          }
          $periodos = array("segundo", "minuto", "hora", "dia", "semana", "mês", "ano", "década");
          $duracao = array("60","60","24","7","4.35","12","10");
          $agora = time();
          $unix_data = strtotime($date);
          // check validity of date
          if(empty($unix_data))
          {  
              return "Bad date";
          }
          // is it future date or past date
          if($agora > $unix_data) 
          {  
              $diferenca     = $agora - $unix_data;
              $tempo         = "atrás";
          } 
          else 
          {
              $diferenca     = $unix_data - $agora;
              $tempo         = "agora";
          }
          for($j = 0; $diferenca >= $duracao[$j] && $j < count($duracao)-1; $j++) 
          {
              $diferenca /= $duracao[$j];
          }
          $diferenca = round($diferenca);
          if($diferenca != 1) 
          {
              $periodos[$j].= "s";
          }
          return "$diferenca $periodos[$j] {$tempo}";
      }
      }
       
      Funciona redondinho se o valor retornado for de algumas horas, mas...
      Quando passa de dois meses, ele retorna a palavra mess. Deve ser por conta dessa linha
      if($diferenca != 1) 
          {
              $periodos[$j].= "s";
          }
       
      Quero que modre:
       
      2 meses atrás
      e não
      2 mess atrás.
       
      Espero que tenham entendido.
       
      Valeu
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.