Jump to content
TecInfo

Fazendo a verificação de radio button

Recommended Posts

Bom dia pessoal, sou novo no fórum, caso tenha alguma incoerência, ou algo que tenha feito errado, peço desculpa e que me corrijam, agora vamos ao problema: Eu preciso fazer um "churrascometro" totalmente em PHP o mesmo ao final devera me mostrar o resultado em PDF, sendo que deve ser por etapa, cada etapa uma pergunta no caso um radio button com as opções, ai sigo a próxima etapa puxando os dados da etapa anterior e escondendo com o input="hidden", ai que o bicho pega, pois eu no final preciso que o PDF seja impresso apenas com os dados que eu solicitei no radio, eu fiz essa verificação porém so funciona a ultima que seria a verificação das bebidas, o resto está totalmente seguindo o msm padrão mas nao funciona ao final me manda todas as opções e suas respostas e não só as que foram marcadas no radio, creio que o problema esteja nisso de carregar os dados de uma etapa para a outra, pois o ultimo que nao precisei carregar com e esconder com o hidden pois era ultima etapa a das bebidas,  ficou ok e funcionou, mostrando só o que foi solicitado! segue abaixo os códigos, se alguém puder me ajudar ficaria muito grato, pois estou a 2 dias tentando e não acho solução, sou novo na área e não consigo resolver sozinho, já pesquisei bastante tbm mas tudo sem sucesso.

codi02.png

codi01.png

codi03.png

codi04.png

codi05.png

Deve ser Gaúcho pra fazer um Churrascômetro hehe

Bom, o correto seria trabalhar com banco de dados para armazenar as respostas, depois só buscaria no banco e realizaria os cálculos. Também faria tudo em uma página apenas, ficaria bem mais prático.

Para o seu exemplo, como são poucas questões, você pode guardar as respostas em variáveis super globais, ou seja, acessível em qualquer local do seu projeto, como $_SESSION por exemplo, não é a melhor prática, mas pro seu exemplo funciona, montei um exemplo, segue:

etapa1.php

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
   <head>
       <meta charset="utf-8"/>
       <title>Etapa 1</title>
   </head>
   <body>

<form method="POST" action="funcoes.php">

<input type="radio" name="questao1" value="picanha"> Picanha<br>
        <input type="radio" name="questao1" value="maminha"> Maminha<br>
        <input type="radio" name="questao1" value="costela"> Costela<br>

<input type="submit" name="btn_questao_1" value="Enviar">
    </form>

</body>
</html>

etapa2.php

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
   <head>
       <meta charset="utf-8"/>
       <title>Etapa 2</title>
   </head>
   <body>

<input type="radio" name="questao2" value="crianca"> Criança<br>
        <input type="radio" name="questao2" value="mulher"> Mulher<br>
        <input type="radio" name="questao2" value="homem"> Homem<br>

<input type="submit" name="btn_questao_2" value="Enviar">
    </form>

</body>
</html>

etapa3.php

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
   <head>
       <meta charset="utf-8"/>
       <title>Etapa 3</title>
   </head>
   <body>

<input type="radio" name="questao3" value="coca"> Coca-Cola<br>
        <input type="radio" name="questao3" value="pepsi"> Pepsi<br>
        <input type="radio" name="questao3" value="fantalaranja"> Fanta Laranja<br>

<input type="submit" name="btn_questao_3" value="Enviar">
    </form>

</body>
</html>

finalizar.php: aqui mostraria o resultado dos cálculos.

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
   <head>
       <meta charset="utf-8"/>
       <title>Churras</title>
   </head>
   <body>

<?php
        require_once "funcoes.php";
        $resultados = calcular();
        echo "<pre>";
        print_r($resultados);
     ?>

</body>
</html>

funcoes.php: aqui cria as $_SESSION com sua resposta e realizar os cálculos na function calcular()

<?php

if(isset($_POST['btn_questao_1'])){
  $res1 = $_POST['questao1'];
  session_start();
  $_SESSION['questao1'] = $res1;
  header("Location:etapa2.php");
}

if(isset($_POST['btn_questao_2'])){
  $res2 = $_POST['questao2'];
  session_start();
  $_SESSION['questao2'] = $res2;
  header("Location:etapa3.php");
}

if(isset($_POST['btn_questao_3'])){
  $res3 = $_POST['questao3'];
  session_start();
  $_SESSION['questao3'] = $res3;
  header("Location:finalizar.php");
}

function calcular (){
  // terá todas as respostas aqui guardadas nas sessões
  session_start();
  $questao1 = $_SESSION['questao1'];
  $questao2 = $_SESSION['questao2'];
  $questao3 = $_SESSION['questao3'];

// realiza teus cálculos e retorna os valores num array por exemplo

$arrayResultados = array(
    'questao1' => $questao1,
    'questao2' => $questao2,
    'questao3' => $questao3
  );
  return $arrayResultados;
}

?>

Levei em consideração que apenas 1 rádio button é o certo por etapa, por isso eles tem o mesmo name, muda apenas o value.

Basicamente ele envia a resposta da questão para funcoes.php por POST e armazena a variável numa $_SESSION. Aí lá no finalizar você chama a função, passar as respostas para variáveis, realizar teus cálculos e dar um return, ai fica pra você imprimir na tela os resultados e gerar um PDF como quiser.

É um exemplo funcional e estruturado, tem soluções melhores, validações para fazer e etc. Aí tem apenas o básico para funcionar e atender sua questão, basta adaptar ele. Roda ele para entender como funciona.

Veja o manual sobre $_SESSION. Para usar sempre precisa inicializar antes com session_start();

Qualquer dúvida, retorna aí.

Muito obrigado amigoo, sou gaúcho sim haha, assim que chegar em casa vou olhar com calma e colocar em pratica, pois é em uma pagina ficaria bem mais fácil, mas o professor pediu pra fazer tudo assim, cada etapa uma pagina, muito obrigado pela explicação, consegui pegar já a ideia, vou colocar em prática assim que chegar, por enquanto segue meus sinceros agradecimentos!!!

caras, eu preciso fazer um churrascometro num site meu no worpress alguem pode me dar um norte do que fazer?

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By bobzznnn
      Olá meus amigos, eu não sei onde postar minha dúvida, então vou por aqui pois talvez alguem possa me ajudar.
      É o seguinte, trabalho com sistema de Marketing em Laravel e pra cada usuário tem comissões multiniveis, ou seja
      " Pedro indicou Maria( que neste caso 'Maria' Ficaria em Baixo de 'Pedro'. Até aí tudo bem!) logo após 'Maria' Recrutou outro membro o 'Joaquin'
      ( que neste caso 'Joaquin' Ficaria em Baixo de 'Maria')<-- eu não consigo mostrar este indicado('Joaquin') ao 'Pedro' que está lá em cima.

Exemplo: Suponhamos que eu sou o tal 'Pedro' e este da imagem abaixo é a 'Maria', sendo em baixo dela tem o ' Joaquin'(que n está aparecendo).
      Gostaria de saber alguma forma de como clicar na 'Maria' e aparecer o 'Joaquin'.

segue meu html:

<table id="example2" class="table table-bordered table-hover"> <thead> <tr> <th>Nome</th> <th>Email</th> <th>Telefone</th> <th>Situação</th> <th>Investimento</th> <th>Graduação</th> </tr> </thead> <tbody> @inject('usuarios', 'App\User') @foreach($usuarios->getIndicados() as $user) <tr> <td><b>{{$user->name}}</b></td> <td>{{$user->email}}</td> <td>{{$user->telefone}}</td> <!-- <td>{{$user->getUserDirection()}}</td> --> <td>{{$user->getStatus()}}</td> <td>{{$user->getPacote()->nome}}</td> <td>{{$user->minhaGraduacao()}}</td> </tr> @endforeach </tbody> </table>  
      Aqui o PHP:

public function getIndicados($id = '') { if ($id == '') { $id = Auth::user()->id; } $reffer = Referrals::where('pai_id', $id)->get(); $users = array(); foreach ($reffer as $key => $r) { $users[$key] = $this->where('id', $r->user_id)->first(); } return $users; } public function getFilhos($id = null, $count = false) { if (!$id) { $id = $this->id; } $reffer = Referrals::where('system_id', $id)->orderBy('direcao', 'ASC')->get(); $users = array(); foreach ($reffer as $key => $r) { $user = $this->where('id', $r->user_id)->first(); $user->direcao = $this->getUserDirection($r->user_id); $users[$key] = $user; } if ($count) { return count($users); } return $users; }  
    • By winter2018
      Boa tarde galera. Como vão?

Preciso de uma ajuda aqui por favor
      Estou a desenvolver um sistema de gestão de estagiários.

Eu preciso ter as seguintes funcionalidades:
      1-O sistema deve ter um painel / portal do próprio estagiario aonde ele vai poder aceder os seus dados, e edita-los
      . 2- O estagiarios  pode anexar os seus documentos e actualizar a sua foto.
      3- Deve ser possível o admin enviar informações ou ficheiros para todos estagiarios 
      estou com dificuldade em implementar essas funcionalidades.

Alguem ajuda por favor?

Winter2018

• By Fabio Montilla
      Meus caros, bom dia!

Estou tendo o seguinte problema no meu projetox em php:
      Criei um projeto com Composer no php onde coloquei o php para ouvir a pasta public pelo prompt de comando. Porém, quando subo o projeto para o site ou para o htdocs do xampp, o resultado da exibição do index (dominio/projetox/public) é branco. Não exibe nada nem nenhum warning. Rodando com o servidor php via prompt ouvindo direto na pasta public o projeto roda normalmente.
      A estrutura do projeto é essa (tem uma imagem anexada também):
      projeto x -App -Controller (pasta com os controllers) -Model (pasta com os models) -View (pasta com as views) -Connection (Classe de conexão com o banco) -Route (Classe que gerencia as rotas acessadas no navegador e instancia os controllers necessários) -public -.htaccess -index.php (Página de início da aplicação que instancia a classe Route para determinar o fluxo da aplicação) -vendor -composer (pasta com os arquivos do composer) -autoload.php composer.json composer.lock composer.phar Quando incluo arquivos na pasta public e acesso diretamente, o arquivo funciona normalmente. Ou seja, o servidor está ouvindo todas as pastas.

Poderiam me ajudar nessa questão? Se tenho que configurar algo no servidor ou no meu projeto? Sou novato no PHP e agradeceria demais a ajuda de vocês.
      Desde já, sou grato!

• By makinh0
      algoritmo "CalculoIMC"
      var
         M, A, IMC: Real
      iniciO
          Escreva ("Massa (Kg): ")
          Leia(M)
          Escreva("Altura (m): ")
          Leia (A)
          IMC <- M / (A ^ 2) //massa dividido pela altura ao quadrado;;//
          Escreval("IMC: ", IMC :5:2) //5Casas e 2 decimais //
          Se (IMC >= 18.5) E (IMC < 25) entao
          Escreva ("Parabens! Voce esta no seu peso ideal")
          senao
          Escreva("Voce nao esta na faixa de peso ideal")
          FimSe

fimalgoritmo

• By tarsio
      Boa noite pessoa so novo na programação e gostaria de saber, porque meu tempo limite de consulta está no limite, esse e um pedaço do código fora esse tenho mais 14 query então só 8 funcionam e gostaria de saber alguma maneira para que todas a consultas funcionem. Colocando botoes de alguma maneira resolver esse problema.    <div class="panel-group" id="accordion"> <div class="panel panel-default"> <div class="panel-heading"> <h3 class="panel-title"> <a data-toggle="collapse" data-parent="#accordion" href="#collapse9"><h2>cliente<h2></a>
      </h3> </div> <div id="collapse9" class="panel-collapse collapse"> <div> <?php try{   $query7= $Conexao->query( " SELECT C.FTP_CLIENTE,dbo.MinutesToDuration2021(SUM(DATEDIFF(MINUTE,E.DT_ENVIADO,E.DT_RECEBIDO)),COUNT(E.ID_EXAME)) as TEMPO FROM WR_CLIENTE C INNER JOIN E ON  =  WHERE  = 2 AND (convert(datetime,'$datai',110)) AND (convert(datetime,'$dataf',110)) GROUP BY E ORDER BYE ASC;");   $exs7 = $query7->fetchAll();   }catch(Exception $e){ echo $e->getMessage(); exit; }   ?> <br> <br> <table id="table11" data-toggle="table" class="table table-hover" data-sort-name="FTP_CLIENTE" data-sort-name="TEMPO"> <thead> <tr> <th data-field="FTP_CLIENTE" data-sortable="true" scope="row">CLIENTE</th> <th data-field="TEMPO" data-sortable="true" scope="row">TEMPO</th> </tr> </thead> <tbody> <!---carregar os refistro --> <?php foreach($exs7 as $ex) { ?> <tr>   <td><?php echo $ex['FTP_CLIENTE'];?></td> <td><?php echo $ex['TEMPO'];?></td> </tr> <button class="mais">Carregar mais</button> <?php } ?> </tbody> </table> </div> </div> </div> </div>   </div>

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.