Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FlávioD

100% K

Recommended Posts

Depois de muito tempo de trabalhar com o Photoshop CS3, no novo computador, fui "promovido" com uma nova versão do programa, o Photoshop CS6.
Alguém pode me ajudar a "calibrar" o escaneamento para 100% de preto, já que quando escaneio um desenho em preto e branco, fica em C 75, M 68, Y 67 e K 90? O certo é ficar apenas K 100%.
Eu sabia fazer isso, mas acabei me esquecendo....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então... aí depende do que você precisa...

 

Quer que a imagem continue em CMYK com as informações apenas no canal preto ou quer a imagem em modo GrayScale?

 

Se for em GrayScale, você pode ir em IMAGE > MODE > e muda para GRAYSCALE

 

01-GRAYSCALE.jpg


02-GRAYSCALE.jpg

 

Agora, se precisa que a imagem permaneça em CMYK mas com as informações apenas no K, aí dá mais trabalho, mas alguns sistemas de impressão exigem que a imagem esteja ajustada desta forma, senão pode até dividir as informações da imagem Grayscale nos quatro canais.

 

Vou te ensinar duas formas de fazer isso... Hoje é seu dia de sorte!

 

Siga os passos abaixo:

 

Garanta que sua imagem está no modo de cores CMYK.

01-CMYK.jpg

 

Feito isso, vá em Channel Mixer
02-CMYK.jpg

 

Nesta ferramenta você "joga" as informações de um canal de cor para outro. No caso, vamos ZERAR as informações dos canais C, M e Y.
03-CMYK.jpg
04-CMYK.jpg
05-CMYK.jpg

 

Já no canal do preto, não vamos colocar 100% das tintas CMY, como poderia parecer o natural. Vamos, no entanto, balancear a quantidade de informações de forma a obtermos um bom resultado de tons de cinza.
06-CMYK.jpg

 

Veja que mesmo no bico das aves eu consegui manter a abertura na cor sólida.
07-CMYK.jpg

 

Veja que os canais CMY estão sem nenhuma informação:
08-CMYK.jpg

09-CMYK.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos à segunda forma...

 

Mude o modo de cor para LAB COLORS

01-CMYK-B.jpg

 

Perceba que teremos os canais LIGHTNESS, A e B.

02-CMYK-B.jpg

 

O Canal que nos interessa é o canal LIGHTNESS, veja que se trata de um grayscale perfeito.

03-CMYK-B.jpg

 

Duplique este canal arrastando-o até o ícone de NOVO, na parte de baixo da janela CHANNELS.

04-CMYK-B.jpg

 

Agora mude o modo de cor da sua imagem para CMYK.

05-CMYK-B.jpg

 

Delete todas as informações dos canais de cores CMYK e veja que o canal LIGHTNESS COPY continuará lá.

06-CMYK-B.jpg

 

Com o canal do preto (K) selecionado, vá em IMAGE > APPLY IMAGE.

07-CMYK-B.jpg

 

Na janela que se abrirá, em SOURCE, selecione o canal que duplicamos LIGHTNESS COPY e no blending, coloque MULTIPLY.

08-CMYK-B.jpg

 

Agora que já temos a informação do LIGHTNESS no preto (K), delete o canal da cópia.

09-CMYK-B.jpg

 

Novamente, perceba que temos uma imagem CMYK com a informação apenas no canal do preto (K) e nada no CMY.

10-CMYK-B.jpg

11-CMYK-B.jpg

 

Beleza?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.