Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Diego Weber

Select para separar mês em semanas e iniciar a primeira semana contendo o sábado depois do 5º dia útil

Recommended Posts

Estou tendo muita dificuldade em conseguir chegar no resultado solicitado

 

a semana 1 de cada mês deve ser a semana cujo sábado é o primeiro após o 5º dia util do mes

assim por exemplo, 2018/12 teria uma primeira semana iniciada em 02/12 e encerrada dia 08/12

levando em conta que o domingo é o primeiro dia da semana, e o sábado é o ultimo dia da semana

seguindo o mesmo exemplo, 01/12/2018 fará parte da ultima semana de 11/2018

O select deverá apresentar as colunas:

  1. Semana
    1. deve apresentar em uma mesma coluna :
      1. <ano>
      2.  <mes>
      3. <numero da semana>
      4. 1.2. Exemplo
      5. 1.2.1. '2018/12 - Semana 1'
  2. Valor Vendido
    1.  Apresentará o valor total de vendas da loja, geradas na semana
  3. Dia base
    1. apresentará o ultimo dia da semana
    2.  no exemplo citado abaixo, essa coluna apresentará '08/12/2018'

 

A 1° semana de cada mês deve ser a semana cujo sábado é o primeiro após o 5º dia útil do mês,

assim por exemplo, 2018/12 teria uma primeira semana iniciada em 02/12 e encerrada dia 08/12,

levando em conta que o domingo é o primeiro dia da semana, e o sábado é o ultimo dia da semana

seguindo o mesmo exemplo, 01/12/2018 fará parte da ultima semana de 11/2018

 

Caso alguém conseguir me orientar e me dar dicas eu agradeço muito. Desde já agradeço pela atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, Motta disse:

Veja se isto ajuda, ou isto.

 

 

 

Boa tarde Motta,

 

os Links que você me enviou me ajudaram muito, estou somente com um detalhe que ainda não consegui, como alterar ou delimitar o inicio de uma semana, pois a primeira semana do mês deve ser sempre iniciada com sábado depois do 5º dia útil, e caso a semana iniciar no dia Exemplo 03/01/2019, os dias 01/01/2019 e 02/02/2019, devem continuar na 4º ou 5º semana do mês anterior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio que a solução seria ou subtrair 1 ou adicionar 6 (parte do domengo e vai ou ao sábado anterior ou ao próximo) a data para efeito do calculo da semana 

 

Eu "venderia o peixe" de se trabalhar com a semana padrão começando no domingo sem inventar muito.

 

Não sei se teria uma solução melhor pois não trabalho com Mysql , já fiz trabalhos de semana mas em Oracle , mas com o padrão mundial de semanas.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.