Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Leandro Pinto

Duvida excluir disco do diskgroup oracle 11g

Recommended Posts

Tenho uma maquina virtual com oracle 11g versão 11.2.0.4 grid com ASM single instance e exclui um disco do diskgroup com o seguinte comando:

. oraenv    +ASM
sqlplus / as sysasm
SQL> alter diskgroup DATA drop disk DATA_0002 rebalance 8;

 

Após isso deio sequinte comando sql para verificar o status do disco:

Esse sql a baixo não é igual ao selecta.sql tem o campo header_status
SQL>select group_number, disk_number, name, header_status from v$asm_disk order by 1;

 

GROUP_NUMBER  DISK_NUMBER  NAME          HEADER_STATUS
----------------------------  ------------------------  ------------         ---------------------------
0                               0                                                     FORMER
1                               1                           DATA_0001     MEMBER
1                               0                           DATA_0000     MEMBER
2                               1                            FRA_0001      MEMBER
2                               0                            FRA_0000      MEMBER

 

A minha dúvida é se é necessário que eu faça mais algum outro processo ou só isso já basta, e se caso eu quiser adicionar ele novamente eu posso adiciona-lo novamente?

Eu pergunto isso pois vi em um artigo que era necessário remover o label do disco para fazer a remoção completa no oracle 12c. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

 

você pode remover um disco e adicionar outro a hora que quiser em um diskgroup , desde que ele esteja disponível ainda para o S.O , geralmente tem uns passos de excluir disco do asm e etc, mas se você só quer remover do diskgroup mesmo, não sei se faz diferença.   mas de uma pesquisada da net, depndendo da sua arquitetura ou do que você quer fazer, precisar de mais passos ou não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.