Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MoiDVAec

Trata erro na conexão com banco de dados no PHP

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Agradeço desde já a ajuda! Estou precisando conecta ao banco de dados e minha classe da o seguinte erro:

 

Citar

Warning: mysqli_query() expects parameter 1 to be mysqli, null given in C:\xampp\htdocs\Painel_de_controle\classes\banco.class.php on line 65

 Já fiz varias pesquisas ja fiz varias correções mas o erro persisti. Alguem pode me ajuda a entender onde errei?

 

Segue o código:

 

<?php
abstract class banco{

    //PROPRIEDADES
    public $servidor = "localhost:84";
    public $usuario = "root";
    public $senha = "";
    public $nomeBanco = "ourlady";
    public $conexao = NULL;
    public $dataset = NULL;//resultados das pesquisas
    public $linhasAfetadas = -1;

    //METODOS
    public function __construct(){
        $this->connecta();

    }//fim construtor

    public function __destruct(){
        if($this->conexao != NULL):
            mysqli_close($this->conexao);
        endif;
    }//fim destrutor

    public function connecta(){
        $con = $this->conexao = mysqli_connect($this->servidor,$this->usuario, $this->senha) or die($this->tratarErro(__FILE__,__FUNCTION__,mysqli_errno(),errorInfo(),True));
        mysqli_select_db($con,$this->nomeBanco) or die($this->tratarErro(__FILE__,__FUNCTION__,mysqli_errno(),errorInfo(),True));
        mysqli_set_charset($con,'utf8');


    }// fim connecta

    public function inserirDados($objeto){
        $conec = $this->connecta();
        $erro = $this->tratarErro(__FILE__,__FUNCTION__);

        $sqlInserir = "INSERT INTO ".$objeto->tabela." (";
        //loop inseri valores dentro do comando sql para ser inserido no banoc de dados
        for($i=0; $i<count($objeto->valores); $i++):
            $sqlInserir .= key($objeto->valores);
            //validação para inserir a virgula no meio do loop
            if($i < (count($objeto->valores)-1)):
                $sqlInserir .= ", ";
            else:
                $sqlInserir .= ") ";
            endif;
            next($objeto->valores);
    endfor;
    reset($objeto->valores);
    $sqlInserir .= "VALUES (";
    for($i=0; $i<count($objeto->valores); $i++):
        // validação tenaria para puxar o segundo valor da array
        $sqlInserir .= is_numeric($objeto->valores[key($objeto->valores)]) ? 
            $objeto->valores[key($objeto->valores)] :
            "'".$objeto->valores[key($objeto->valores)]."'";
        //validação para inserir a virgula no meio do loop
        if($i < (count($objeto->valores)-1)):
            $sqlInserir .= ", ";
        else:
            $sqlInserir .= ");";
        endif;
        next($objeto->valores);
    endfor;
    echo $sqlInserir;
    $query = mysqli_query($conec, $sqlInserir);

    return $query or $erro;
    }// fim inserir daddos

    

    public function tratarErro($arquivo=NULL, $rotina=NULL, $numErro=NULL, $msgErro=NULL, $geraExcept=FALSE){
        if($arquivo==NULL) $arquivo="não informado";
        if($rotina==NULL) $rotina="não informado";
        if($numErro==NULL) $numErro=mysqli_connect_errno($this->conexao);
        if($msgErro==NULL) $msgErro=mysqli_connect_error($this->conexao);
        $resultado = 'Ocorreu o seguinte erro:<br/>
                        <b>Arquivo</b>'.$arquivo.'<br/>
                        <b>Rotina</b>'.$rotina.'<br/>
                        <b>Erro</b>'.$numErro.'<br/>
                        <b>Mensagem</b>'.$msgErro;
        if($geraExcept==False):
            echo($resultado);
        else :
            die($resultado);
        
        endif;

    }// fim tratarerro

}// fim da claas banco




?>

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O método connecta não retorna nada, logo, no código abaixo, a variável $conec é nula:

$conec = $this->connecta();

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala galera.
      Espero que todos estejam bem.
      Seguinte: Tenho um arquivo xml onde alguns campos estão com : (dois pontos), como o exemplo abaixo:
       
      <item>
      <title>
      d sa dsad sad sadasdas
      </title>
      <link>
      dsadas dsa sad asd as dsada
      </link>
      <pubDate>sadasdasdsa as</pubDate>
      <dc:creator>
      d sad sad sa ad as das
      </dc:creator>
      </item>
       
      Meu código:
       
      $link = "noticias.xml"; 
      $xml = simplexml_load_file($link); 
      foreach($xml -> channel as $ite) {     
           $titulo = $ite -> item->title;
           $urltitulo = $ite -> item->link;
           print $urltitulo = $ite -> item->dc:creator;
      } //fim do foreach
      ?>
       
      Esse campo dc:creator eu não consigo ler. Como faço?
       
      Agradeço quem puder me ajudar.
       
      Abs
       
       
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Eu estou criando um sistema do zero mas estou encontnrando algumas dificuldades e não estou sabendo resolver, então vim recorrer ajuda de vocês.
      Aqui está todo o meu código: https://github.com/PauloJagata/aprendizado/
       
      Eu fiz um sistema de rotas mas só mostra o conteúdo da '/' não sei porque, quando eu tento acessar o register nada muda.
      E eu também quero que se não estiver liberado na rota mostra o erro de 404, mas quando eu tento acessar um link inválido, nada acontece.
      Alguém pode me ajudar com isso? E se tiver algumas sugestão para melhoria do código também estou aceitando.
       
       
      Desde já, obrigado.
    • Por landerbadi
      Olá pessoal, boa tarde
       
      Tenho uma tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, produto) e outra tabela chamada "itens" com os seguintes campos (id, prod_01, prod_02, prod_03, prod_04).
       
      Na tabela produtos eu tenho cadastrado os seguintes produtos: laranja, maçã, uva, goiaba, arroz, feijão, macarrão, etc.
       
      Na tabela itens eu tenho cadastrado os itens da seguinte maneira:
       
      1, laranja, uva, arroz, feijão;
      2, maçã, macarrão, goiaba, uva;
      3, arroz, feijão, maçã, azeite
       
      Meu problema é o seguinte: 
      Eu escolho um produto da tabela "produtos", por exemplo "uva".  Preciso fazer uma consulta na tabela "itens" para ser listado todos os registros que contenham o produto "uva" e que todos os demais produtos estejam cadastrados na tabela "produtos".
       
      No exemplo acima seria listado apenas dois registros, pois o terceiro registro não contém o produto "uva". 
       
      Alguém pode me ajudar? Pois estou quebrando a cabeça a vários dias e não consigo achar uma solução.
    • Por landerbadi
      Boa tarde pessoal. Estou tentado fazer uma consulta no banco de dados porém estou tendo dificuldades. Tenho uma tabela chamada "itens" com os seguintes campos: id, item, plural, ativo. Nela tem cadastrado vários itens e seu respectivo plural. No campo ativo eu coloco a letra "S" para informar que esta palavra está ativa no sistema. Por exemplo: 1, casa, casas, S 2, mesa, mesas, S 3, cama, camas, S 4, moto, motos, S 5, rádio, rádios O quinto registro "radio" não está ativo no sistema pois não tem um "S" no campo ativo. E outra tabela chamada "variações" com os seguintes campos (id, item1, item2, item3) com os seguintes registros: 1, casa, camas, moto 2, mesas, casas, radio 3, rádio, cama, mesa Eu preciso fazer uma busca na tabela variações da seguinte maneira: Eu escolho um registro na tabela "itens", por exemplo "casa". Preciso fazer com que o php me liste todos os registros da tabela "variações" que contenham a palavra "casa". Porém se tiver algum registro com a palavra "casas" também tem que ser listado. Neste caso ele irá encontrar dois registros. Agora eu preciso que o php verifique os demais itens e faça a listagem apenas dos item que estão ativos (que contenham um "S" no campo ativo. Neste caso ele irá encontrar apenas um registro, pois o segundo registro contém a palavra "rádio". E "rádio" não está ativo na tabela itens. Como faço isso?
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Quando eu tento fazer o login me mostra esse erro "Could not log you in."; Alguém sabe me ajudar a resolver esse problema no meu código?
      <?php require_once("core/init.php"); if (Input::exists()) { if (Token::check(Input::get("token"))) { $validate = new Validate(); $validation = $validate->check($_POST, array( "username" => array("required" => true), "password" => array("required" => true) )); if ($validation->passed()) { $user = new User(); $remember = (Input::get("remember")) === "on" ? true : false; $login = $user->login(Input::get("username"), Input::get("password"), $remember); if ($login) { Session::flash("home", "Welcome back!"); Redirect::to("index.php"); } else { echo "Could not log you in."; } } else { foreach ($validation->errors() as $error) { echo $error."<BR>"; } } } } ?> <form action="" method="POST"> <div class="field"> <label for="username">Username</label> <input type="text" name="username" id="username"> </div> <div class="field"> <label for="password">Password</label> <input type="password" name="password" id="password"> </div> <div class="field"> <label for="remember"> <input type="checkbox" name="remember" id="remember"> Remember me </label> </div> <input type="hidden" name="token" value="<?php echo Token::generate(); ?>"> <input type="submit" value="Log in"> </form>  
       
      Desde já obrigado.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.