Jump to content
Fábio.info7

Como gravar dados de um formulário em duas tabelas diferentes do Postgres com PHP?

Recommended Posts

Possuo um formulário com os seguintes dados, nome, idade, cpf, sexo, logradouro, bairro, cidade, eu possuo 1 banco com as seguintes tabelas, TABELA PESSOA E TABELA ENDERECO, ao enviar o formulário eu preciso gravar os dados pessoais na tabela pessoa e os dados de endereço na tabela endereco, o banco é postgres, como fazer isso? Poderiam me dar um exemplo?

Só uma observação: Estou usando PDO e com relação as tabelas, elas estão relacionadas entre si pela chave primária. 

Acredito que a solução seja simples, mas sou iniciante em php, preciso dessa força para continuar meus estudos.

nome, idade ,cpf, sexo

Sege as tabelas do meu banco postgres:

create table pessoa(
codigo serial not null,
nome varchar(30) not null,
idade int not null,
cpf varchar(11) not null,
sexo varchar(20) not null
);

CREATE TABLE public.enderecos
(
    codigo integer NOT NULL DEFAULT nextval('enderecos_codigo_seq'::regclass),
    logradouro character varying(80) COLLATE pg_catalog."default" NOT NULL,
    bairro character varying(80) COLLATE pg_catalog."default" NOT NULL,
    cidade character varying(80) COLLATE pg_catalog."default" NOT NULL,
    uf character varying(2) COLLATE pg_catalog."default",
    cep character varying(9) COLLATE pg_catalog."default",
    pessoa integer,
    CONSTRAINT codigo_end PRIMARY KEY (codigo),
    CONSTRAINT enderecos_pessoa_fkey FOREIGN KEY (pessoa)
        REFERENCES public.pessoa (codigo) MATCH SIMPLE
        ON UPDATE NO ACTION
        ON DELETE NO ACTION
)
WITH (
    OIDS = FALSE
)
TABLESPACE pg_default;

ALTER TABLE public.enderecos
    OWNER to postgres;

AQUI MEU FORMULÁRIO:

<form action="grava.php" method="post">
    Nome: <input type="text" name="nome"><br>
    CPF:<input type="text" name="cpf"><br>

Logradouro: <input type="text" name="logradouro"><br>
    Bairro: <input type="text" name="bairro"><br>