Ir para conteúdo
andrelimaverde

Enviar FORM sem REFRESH & input "escondido"

Recommended Posts

Pessoal preciso de uma ajuda, desde já agradeço à todos.

"Site teste, estudos..."

Tenho um formulário com 3 etapas, ele está trabalhando em php normalmente e salvando os dados preenchidos em .txt (para testes apenas).

Vamos lá, nas 3 etapas o form está com action="1.php" (2.php,  3.php) e method="post". [Não vou colocar muito código para simplificar, pois é um formulário básico fácil de entender]

Exemplo:  Pagina 1 - envia para action '1.php'

Nome: 

Telefone:

<input type="submit" value="Continuar">

(

 O arquivo 1.php armazena os dados e redireciona => header( 'Location:Pagina2.php' ) ;   

 Assim como os outros php's

)

Pagina 2 - action 2.php armazena os dados e redireciona => header( 'Location:Pagina3.php' ) ; 

Cidade:

Endereço:

<input type="submit" value="Continuar">

 

A questão está na 3ª página

Página 3 -

Email:

(Preciso que após preencher o campo da página 3 no caso "Email:",  ao clicar no botão, neste caso não sei se seria um submit ou button. O formulário não redirecionar para pagina 4, ao clicar ele enviar e salvar normalmente, mas aparecer um novo input na mesma pagina por Exemplo:"Twitter:"  ) 

No caso preciso que ele não redirecione , gostaria de colocar um gif de carregando por 15 segundos por exemplo como se estivesse processando as informações... e em seguida ele apresentar o novo input do "Twitter:" , onde ai sim enviaria normalmente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
var botao = document.querySelector('.proximo-passo');
botao.addEventListener(function (event) {
  event.preventDefault();
  document.querySelector('.partial-email').classList.add('hide');
  document.querySelector('.partial-twitter').classList.remove('hide');
});
                      
<form action="finaliza.php" id="formulario">
  <div class="partial-email">
    Informe seu e-mail: <input type="email" name="email" />

    <button type="button" class="proximo-passo">Próximo passo</button>
  </div>

  <div class="partial-twitter">
    Informe seu twitter: <input type="text" name="twitter" />
    <button type="submit">Salvar</button>
  </div>
</form>

Pensei em começar com uma estrutura simples, que conforme com todos os requisitos que você disse. Daí pensei em fazer uma mágina com o CSS, criar uma classe hide que irá sumir com parte da estrutura... temos um botão fake (type=submit) que o usuário irá clicar achando que está indo para a próxima página e um botão de submit que irá enviar o formulário como um todo.

<style>
  .hide {
    display: none;
  }
</style>

<form action="finaliza.php" id="formulario">
  <div class="partial-email">
    Informe seu e-mail: <input type="email" name="email" />

    <button type="button" class="proximo-passo">Próximo passo</button>
  </div>

  <div class="partial-twitter hide"><!-- perceba que adicionei o .hide aqui para que este bloco possa sumir -->
    Informe seu twitter: <input type="text" name="twitter" />
    <button type="submit">Salvar</button>
  </div>
</form>

Agora, via JavaScript vamos adicionar uma ação naquele botão de Próximo passo para colocar o .hide no bloco de e-mail e removê-lo do bloco de twitter.

 

var botao = document.querySelector('.proximo-passo');

botao.addEventListener(function (event) {
  event.preventDefault();
  document.querySelector('.
});

Simple like that!

 

Tomei a liberdade de utilizar métodos mais simples de entender e mais modernos do que tentar usar coisas como jQuery ou mesmo caçar todos os elementos e fazer um for para procurar por classe ou manipular a classe como string e adicionar a classe ou fazer expressão regular... deixo nas referencias os links das compatibilidades dessas tecnologias para o caso de você querer saber se te atende...

 

Sobre sua dúvida sobre input ou button. O primeiro funciona muito bem para fazer ações distintas no mesmo formulário, já que você precisa adicionar um value, aproveira e adicionar um name e pronto, você receberá qual botão o usuário "clicou". Vejo essa funcionalidade ser pouco explorada, na verdade... mas é uma possíbilidade. Já no outro, temos outras vantagens como por exemplo, poder colocar código HTML como texto do botão.... experimente utilizar uma ag img ;-) .... e fica muito mais fácil de estilizar todos os outros campos já que você diferencia um input de um button mais fácil que pela classe.... não sei se elucidou, mas enfim.

 

Abraços, qualquer coisa, grita!

 

---

Referencias:

https://caniuse.com/#feat=classlist

https://caniuse.com/#feat=queryselector

https://caniuse.com/#feat=addeventlistener

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala galera.
      Espero que todos estejam bem.
      Seguinte: Tenho um arquivo xml onde alguns campos estão com : (dois pontos), como o exemplo abaixo:
       
      <item>
      <title>
      d sa dsad sad sadasdas
      </title>
      <link>
      dsadas dsa sad asd as dsada
      </link>
      <pubDate>sadasdasdsa as</pubDate>
      <dc:creator>
      d sad sad sa ad as das
      </dc:creator>
      </item>
       
      Meu código:
       
      $link = "noticias.xml"; 
      $xml = simplexml_load_file($link); 
      foreach($xml -> channel as $ite) {     
           $titulo = $ite -> item->title;
           $urltitulo = $ite -> item->link;
           print $urltitulo = $ite -> item->dc:creator;
      } //fim do foreach
      ?>
       
      Esse campo dc:creator eu não consigo ler. Como faço?
       
      Agradeço quem puder me ajudar.
       
      Abs
       
       
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Eu estou criando um sistema do zero mas estou encontnrando algumas dificuldades e não estou sabendo resolver, então vim recorrer ajuda de vocês.
      Aqui está todo o meu código: https://github.com/PauloJagata/aprendizado/
       
      Eu fiz um sistema de rotas mas só mostra o conteúdo da '/' não sei porque, quando eu tento acessar o register nada muda.
      E eu também quero que se não estiver liberado na rota mostra o erro de 404, mas quando eu tento acessar um link inválido, nada acontece.
      Alguém pode me ajudar com isso? E se tiver algumas sugestão para melhoria do código também estou aceitando.
       
       
      Desde já, obrigado.
    • Por landerbadi
      Olá pessoal, boa tarde
       
      Tenho uma tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, produto) e outra tabela chamada "itens" com os seguintes campos (id, prod_01, prod_02, prod_03, prod_04).
       
      Na tabela produtos eu tenho cadastrado os seguintes produtos: laranja, maçã, uva, goiaba, arroz, feijão, macarrão, etc.
       
      Na tabela itens eu tenho cadastrado os itens da seguinte maneira:
       
      1, laranja, uva, arroz, feijão;
      2, maçã, macarrão, goiaba, uva;
      3, arroz, feijão, maçã, azeite
       
      Meu problema é o seguinte: 
      Eu escolho um produto da tabela "produtos", por exemplo "uva".  Preciso fazer uma consulta na tabela "itens" para ser listado todos os registros que contenham o produto "uva" e que todos os demais produtos estejam cadastrados na tabela "produtos".
       
      No exemplo acima seria listado apenas dois registros, pois o terceiro registro não contém o produto "uva". 
       
      Alguém pode me ajudar? Pois estou quebrando a cabeça a vários dias e não consigo achar uma solução.
    • Por ILR master
      Pessoal, pergunta bem simples. Abaixo tenho o seguinte código:
       
      <script>
      function alerta()
      {
        if (window.confirm("Você realmente quer sair?")) {
          window.open("sair.html");
      }
      }
      </script>
       
      Funciona perfeitamente, só que está abrindo em outra janela e quero que abra na mesma janela.
       
      Alguém pode me ajudar?
    • Por landerbadi
      Boa tarde pessoal. Estou tentado fazer uma consulta no banco de dados porém estou tendo dificuldades. Tenho uma tabela chamada "itens" com os seguintes campos: id, item, plural, ativo. Nela tem cadastrado vários itens e seu respectivo plural. No campo ativo eu coloco a letra "S" para informar que esta palavra está ativa no sistema. Por exemplo: 1, casa, casas, S 2, mesa, mesas, S 3, cama, camas, S 4, moto, motos, S 5, rádio, rádios O quinto registro "radio" não está ativo no sistema pois não tem um "S" no campo ativo. E outra tabela chamada "variações" com os seguintes campos (id, item1, item2, item3) com os seguintes registros: 1, casa, camas, moto 2, mesas, casas, radio 3, rádio, cama, mesa Eu preciso fazer uma busca na tabela variações da seguinte maneira: Eu escolho um registro na tabela "itens", por exemplo "casa". Preciso fazer com que o php me liste todos os registros da tabela "variações" que contenham a palavra "casa". Porém se tiver algum registro com a palavra "casas" também tem que ser listado. Neste caso ele irá encontrar dois registros. Agora eu preciso que o php verifique os demais itens e faça a listagem apenas dos item que estão ativos (que contenham um "S" no campo ativo. Neste caso ele irá encontrar apenas um registro, pois o segundo registro contém a palavra "rádio". E "rádio" não está ativo na tabela itens. Como faço isso?
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.