Ir para conteúdo
Hashira do Vento

Exercício com Matriz de linha específica

Recommended Posts

O exercício pede o que eu faça um código com uma matriz, onde eu peça uma linha qualquer ao usuário, e nela será feito a soma ou média dos elementos contidos.

O problema é na hora da decisão do usuário na hora de escolher entre média ou soma, escrevendo a letra inicial de uma dessa palavras em maiúsculo. O "If" simplesmente não funciona, e eu acho que seja essa minha dificuldade, pois quando tirei o if, a soma funcionou normalmente (com o código atual a soma fica igual a zero no printf final). E sim, eu pesquisei a fundo sobre o tipo char, mas mesmo assim não consegui resposta alguma para a solução do meu problema :/

Segue o código:

Obs: Claramente, o meu código não está terminado (ainda falta pôr a parte da média), a partir do momento em que eu solucionar esse problema principal, creio que conseguirei finalizá-lo sem mais contratempos.

 

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale>


int main (void){

setlocale (LC_ALL, "Portuguese");

float M [2][2], media;
int lin, x, soma1, soma2;
char op[5];

printf ("Preencha a matriz: \n"); 							
	for (int l = 0; l<2; l++) { //linha							
		for (int c = 0; c<2; c++ ) { //coluna
		scanf ("%f", &M[l][c]);
		
		}
	}
	printf ("Que operação você quer? S ou M?\n"); //Entrada do char, escolha da operação
	scanf ("%s", op);
	printf ("Em qual linha da matriz a operação deve ser realizada?\n");
	scanf ("%d", &x);
	
	for (int l = x; l==x; l++) {
		for (int c = 0; c<2; c++ ){
		printf ("%f \n", M[l][c]);//só mostrando os numeros da linha (ignore)
		
		if (op=="S") //tenho quase certeza que o problema se encontra aqui
		soma1= M[l][c]+soma1;

		
		
		}

	}
printf ("O resultado da soma deu %d", soma1); //e na hora de mostrar a soma, ela sempre aparece como zero

}

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

declara op como char mesmo,  sem ser vetor;

antes do scanf que você entra o op da o comando: 

__fpurge(stdin); se você tiver em linux ou  fflush(stdin) se você tiver em windows; isso limpa o buffer do teclado
 
if (op=="S") troca por if(strcomp("S", &op));

você tem que dar 

#include <string.h>

 

aí nesse if você incrementa soma1

 

ainda, soma1 e a matriz talvez devam ser ambas int ou ambas float, nao diferentes

 

aqui funcionou, tenta ai e avisa qualquer coisa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Conteúdo Similar

    • Por thiago_tw
      eu to com uma tarefa que preciso de ajuda, já tentei alguns algoritmos que achei por aqui mas nunca dá certo, mandei a imagem do que é para ser feito, agradecido se me ajudarem

    • Por BGSJunior
      Olá!
      Tenho uma tabela com os campos id, servico e valor. Preciso somar os valores contidos nos campos 'valor' de acordo com os filtros aplicados. Veja:
       
      SELECT *, SUM(valor) AS totalValores FROM financeiro_entrada WHERE servico LIKE "%suporte%"  
      Acima quero mostrar todos os serviços do tipo "suporte" e o campo 'totalValores' com o total dos serviços em cada registro encontrado. Assim:
       

       
      Qual SQL devo criar para mostrar os registros acima? O SQL que fiz mostra apenas um registro. Assim:
       
       
       
      Preciso mostrar todos os registros que contenha 'suporte' como serviço. Assim: 
       

    • Por chalamisterio
      Oi boa noite sou novo na programação e também no javaScript.
      Estou tentando fazer um Exercício onde é digitado a quantidade de Alunos é adicionada.
      Após a isso é digitado o nome do aluno e suas três notas.
      O programa deve calcula a média e dizer o status do aluno. Se é aprovado ou em exame e reprovado.
      o código parece estar corrento mas não exibe não na tela.
      Acho que nem entra no Loop do for
      Mas se alguém puder me ajudar fico grato
       



    • Por Pavolin9
      Bom dia, estou desenvolvendo um sistema bem simples de estoque onde os itens serao armazenados em uma matriz segue codigo:
          package main;          import java.io.Console;     import java.util.Arrays;     import java.util.Scanner;          public class IncluirItem{         public static void main(String[] args) {             String[][] itens = new String[2][5];             String[] campos = new String[7];             int opcao = 0;             int remover;             int verificar = 0;             int adcionar = 0;             int tamanho = 2;                          Scanner sc = new Scanner(System.in);                          campos [1] = "Nome";             campos [2] = "Codigo de barras";             campos [3] = "quantidade";             campos [4] = "validade";             campos [5] = "data de entrada";                          do {                 System.out.println("\n\n### Sistema de estoque - simplificado ###");                 System.out.println("=========================================");                 System.out.println("      |     1 - Adcionar itens   |");                 System.out.println("      |     2 - Excluir itens    |");                 System.out.println("      |     3 - Mostrar itens    |");                 System.out.println("      |     0 - Sair             |");                 System.out.println("=========================================\n");                                  System.out.println("Escolha uma opcao: ");                 opcao = sc.nextInt();                 System.out.print("\n");                                  switch (opcao) {                 case 1:                     System.out.println("Cadastro de itens: ");                     //Adciona itens                      for (int i = 0; i <2; i++) {                         System.out.println("Adcionar item? ");                         System.out.println("1 para sim \n2 para nao: ");                         adcionar = sc.nextInt();                         if (adcionar == 1) {                             System.out.printf("%d. item \n", (i+1));                             verificar = verificar + 1;                             for (int j=0; j < 5; j++) {                                     System.out.printf("%s ", campos[j+1]);                                 System.out.printf("= ", i,(j+1));                                 itens[i][j] = sc.next();                                                              }                             System.out.printf("\n");                         }                         else {                             break;                         }                     }                                              break;                 case 2:                     //Remove itens                     System.out.println("Exclusao de itens: ");                     if(verificar > 0) {                         for (int i = 0; i <2; i++) {                                 System.out.printf("%d. item \n", (i+1));                             System.out.printf("ID do produto= 00%d \n", (i+1));                             System.out.printf("\n");                         }                     }                     else {                         System.out.println("Nenhum item listado!");                     }                     System.out.println("\nEscolha o numero do item a ser removido: \n");                     remover = sc.nextInt();                     for (int i = 0; i <2; i++) {                         if(remover == 2) {                         itens[i] = itens[i-1];                         }                     }                     break;                 case 3:                     //Mostra itens                     if(verificar > 0) {                                                      for (int i = 0; i <2; i++) {                                     if (verificar == 2) {                                 System.out.printf("%d. item \n", (i+1));                                 System.out.printf("ID do produto= 00%d \n", (i+1));                                 for (int j=0; j < 5; j++) {                                         System.out.printf("%s ", campos[j+1]);                                     System.out.printf("= %s \n", itens [i][j]);                                 }                                 System.out.printf("\n");                             }                             else {                                         itens = Arrays.copyOf(itens, tamanho - 1);                                         verificar = 0;                                         System.out.printf("%d. item \n", (i+1));                                         System.out.printf("ID do produto= 00%d \n", (i+1));                                         for (int j=0; j < 5; j++) {                                                 System.out.printf("%s ", campos[j+1]);                                             System.out.printf("= %s \n", itens [i][j]);                                         }                                         System.out.printf("\n");                                         break;                                 }                         }                     }                     else {                         System.out.println("Nenhum item listado!");                     }                                          break;                 default:                     System.out.println("Opção Inválida!");                     break;                 }             } while(opcao != 0);         }     }  
      Minha duvida é a seguinte, eu quero excluir uma posicao da matriz, exemplo: registrei dois itens, na coluna um e coluna dois da matriz e gostaria de remover a coluna um da lista, como realizo essa função, e outra coisa, eu gostaria de quando eu inserisse pela segunda vez algum item a matriz começasse na proxima possicao vazia, atualmente se eu pedir para inserir um novo item a matriz começa da primeira posicao e assim apaga os elementos ja inseridos.
       
    • Por eliasfarias
      Preciso pegar um resultado de uma soma a partir de uma variável predefinida antes.
      ex: 
      $valor=500
      $consulta = $pdo->query("SELECT* FROM produtos where  status_pago='0' ");
      while ($resultado = $consulta ->fetch(PDO::FETCH_ASSOC)) {
       
      //listar um número de linhas cuja soma de todos os produtos juntos fosse igual a variável $valor
       
      }
      Se alguém puder me dar uma luz agradeço,
      Obrigado.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.