Ir para conteúdo
helkton

Ajuda com desabilitar JavaScript

Recommended Posts

ola galera estou na luta aqui, se eu estiver no lugar errado sorry...

seguinte estou num projeto de escola de cursos, e no curso terá tipo uns 3 valores de curso

os cursos aVista - curso Parcelado - e curso pago na promissoria

fiz esses radio para habilitar e desabilitar os valores conforme clicado

<input type="radio" name="comoPagar" id="Pgtovista" onclick="habilitar()" />
          <label class="form-check-label" for="aVista">
           à Vista
          </label>


		<input type="radio" name="comoPagar" id="Pgtoparcelado" onclick="habilitar()" />
          <label class="form-check-label" for="parcelado">
           Parcelado
          </label>


		<input type="radio" name="comoPagar" id="Pgtopromissoria" onclick="habilitar()" />
          <label class="form-check-label" for="promissoria">
           Promissoria
          </label>

esse é meu java script para trabalhar

<script>
  //Habilitar_Desabilitar_Inputs
function habilitar() {
    //aVista
	if ($("#Pgtovista").prop('checked') == true) {
        $("#Avista").prop("disabled", false);
    }
    else {
        $("#Avista").prop("disabled", true);
    }
	
	//Parcelado
	if ($("#Pgtoparcelado").prop('checked') == true) {
        $("#parcelado").prop("disabled", false);
    }
    else {
        $("#parcelado").prop("disabled", true);
    }
	
	//Promissoria
	if ($("#Pgtopromissoria").prop('checked') == true) {
        $("#promissoria").prop("disabled", false);
    }
    else {
        $("#promissoria").prop("disabled", true);
    }
	
}
<script>

bom agora vem o que esta pegando, esse javaScript acima esta habilitando certinho conforme clicado na forma, mais  negocio é que tenho por exemplo 30 cursos cadastrados e na hora de habilitar ele só habilita o primeiro valor entendem..

 

vou explicar minha logica...

estou querendo somar os cursos que o aluno escolher fazer tipo tenho um whilePHP que esta me retornando todos os 30 cursos

<input type="text" name="cursoPretendido[]" id="Avista" value="<?php echo $resultListCursos->valorCursoVista?>" id="<?php echo $resultListCursos->idCurso?>" disabled />
<input type="text" name="cursoPretendido[]" id="parcelado" value="<?php echo $resultListCursos->valorCursoParcelado?>" id="<?php echo $resultListCursos->idCurso?>" disabled />
<input type="text" name="cursoPretendido[]" id="promissoria" value="<?php echo $resultListCursos->valorCursoPromissoria?>" id="<?php echo $resultListCursos->idCurso?>" disabled /><br>

        <label style="margin:0 0% 0 0%; font-size:1.3em" class="form-check-label" for="<?php echo $resultListCursos->idCurso?>">
         <?php echo $resultListCursos->nomeCurso?></div>
        </label>

ai quero pedir pra habilitar apenas os valores conforme clicado, se for aVista, mostro-o, e  desabilito o parcelado e o promissoria se for parcelado mostro-o e desabilito o aVista e o Promissoria, se for promissoria, mostro-o e deabilito o avista e parcelado certo,

assim vou cadastrar pegando apenas o valor habilitado(eu acho) rsss

mais o problema é que ele esta desabilitando apenas o primeiro registro do whilePHP

acredito que tenho que fazer um forJavascritp, seria isso 

me ajudem pfv

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá se eu entendi direito.

 

Primeiramente preste mais atenção na composição do HTML para não cometer erros grotescos como os que cometeu

13 horas atrás, helkton disse:

<input type="radio" name="comoPagar" id="Pgtovista" onclick="habilitar()" /> <label class="form-check-label" for="aVista"> à Vista </label>

 

13 horas atrás, helkton disse:

<input type="text" name="cursoPretendido[]" id="Avista" value="<?php echo $resultListCursos->valorCursoVista?>" id="<?php echo $resultListCursos->idCurso?>" disabled />

 

 

Enfim... Existem milhares de formas de se chegar a e manipular elementos no DOM, um requisito básico para isso é a correta e coesão de itens.

Mas pelo meu entendimento do que pretende acho que a melhor forma de você entender e por não saber como será o conceito da renderização final aí fica mais simples atacar cada elemento de forma bem literal usando os atributo class e data.

No mais transcrevi os passos do comportamento geral no próprio exemplo:

Spoiler

<p>Curso HTML</p>
<!-- Vão ser os inputs type text com class "alvo_a" -->
<input
    type="radio"
    name="pagamento_a"
    id="a-a"
    class="alvo_da_funcao"
    data-alvo="alvo_a"
    data-tipo="avista"
/>
<label for="a-a">À Vista</label>

<input type="radio" name="pagamento_a" id="a-b" class="alvo_da_funcao" data-alvo="alvo_a" data-tipo="parcelado" />
<label for="a-b">Parcelado</label>

<input type="radio" name="pagamento_a" id="a-c" class="alvo_da_funcao" data-alvo="alvo_a" data-tipo="promissoria" />
<label for="a-c">Promissoria</label>


<p>Curso Javascript</p>
<!-- Vão ser os inputs type text com class "alvo_b" -->
<input
    type="radio"
    name="pagamento_b"
    id="b-a"
    class="alvo_da_funcao"
    data-alvo="alvo_b"
    data-tipo="avista"
/>
<label for="b-a">À Vista</label>

<input type="radio" name="pagamento_b" id="b-b" class="alvo_da_funcao" data-alvo="alvo_b" data-tipo="parcelado" />
<label for="b-b">Parcelado</label>

<input type="radio" name="pagamento_b" id="b-c" class="alvo_da_funcao" data-alvo="alvo_b" data-tipo="promissoria" />
<label for="b-c">Promissoria</label>

<!-- TIPOS DE PAGAMENTO -->

<p>Pagamentos para o Curso HTML</p>
<input
    type="text"
    name="cursoPretendido[]"
    id="a-a-a" value="a a"
    class="alvo_a"
    data-tipo="avista"
    disabled=""
    />
<input type="text" name="cursoPretendido[]" id="a-a-b" value="a b" class="alvo_a" data-tipo="parcelado" disabled="" />
<input type="text" name="cursoPretendido[]" id="a-a-c" value="a c" class="alvo_a" data-tipo="promissoria" disabled="" />

<p>Pagamentos para o Curso Javascript</p>
<input
    type="text"
    name="cursoPretendido[]"
    id="b-a-a"
    value="b a"
    class="alvo_b"
    data-tipo="avista"
    disabled=""
/>
<input type="text" name="cursoPretendido[]" id="b-a-b" value="b b" class="alvo_b" data-tipo="parcelado" disabled="" />
<input type="text" name="cursoPretendido[]" id="b-a-c" value="b c" class="alvo_b" data-tipo="promissoria" disabled="" />

<script>
    /*
     * Primeiro vamos buscar todos inputs radio de queremos
     * e vamos adicionar um evento para detectar se algum
     * deles é alterado.
     */
    var alvo = document.getElementsByClassName('alvo_da_funcao');
    for (var i = 0; i < alvo.length; i++) {
        alvo[i].addEventListener('change', habilitar, false);
    }

    function habilitar(e) {
        var marcado = e.target; // Com isso sabemos exatamente qual foi o radio marcado

        /* Selecionamos a propiedade data-alvo do "radio"
         * essa propiedade nos vai dar a informação
         * de quais inputs text vamos manipular */
        var quaisInputs = marcado.dataset.alvo;

        /* Selecionamos a propiedade data-tipo do "radio"
         * essa propiedade nos vai dar a informação
         * de qual input vamos manipular */
        var qualInput = marcado.dataset.tipo;

        /* Agora vamos então buscar por todos os alvos
         * aquele que seu "data-tipo" for igual ao do
         * input radio que foi clicado a propiedade
         * disabled é removida os demais então são
         * adicionados essa propiedade */
        var osInputAlvos = document.getElementsByClassName(quaisInputs);
        for (var j = 0; j < quaisInputs.length; j++) {
            if (osInputAlvos[j].dataset.tipo === qualInput) {
                osInputAlvos[j].removeAttribute('disabled');
            } else {
                osInputAlvos[j].setAttribute('disabled', '');
            }
        }
    }
</script>

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uia amigão esta quase funfando, matou a pau rssss

só estou tentando adaptar nessa minha pegada do curso e sem sucesso olha o q fiz...

<?php $sqlListCursos = "select * from cursos";
			$conectaListCursos = $conecta->query($sqlListCursos);?>
	<?php while($resultListCursos = $conectaListCursos->fetch_object()){?>

<div style="width:auto; padding:1%; margin:2px 2px 0px 0px; float:left;border:0px red solid">

<input type="text" name="Valor_a_Vista_vindo_do_Bando" id="a-a" value="aVista" class="alvo_a" data-tipo="vista" disabled=""/>
<input type="text" name="Valor_Parcelado_vindo_do_Bando" id="a-b" value="parcelado" class="alvo_a" data-tipo="parcelado" disabled="" />
<input type="text" name="Valor_promissoria_vindo_do_Bando" id="a-c" value="promissoria" class="alvo_a" data-tipo="promissoria" disabled="" />

<input type="hidden" name="cursos[]" value="<?php echo $resultListCursos->idCurso?>" checked>
	<input type="checkbox" name="cursoPretendido[]" value="<?php echo $resultListCursos->idCurso?>" id="<?php echo $resultListCursos->idCurso?>">
        <label style="margin:0 0% 0 0%; font-size:1.3em" class="form-check-label" for="<?php echo $resultListCursos->idCurso?>">
         <?php echo $resultListCursos->nomeCurso?>
	</div>
        </label>
	<?php }?>

como pode ver, estou fazendo uma consulta no banco de dados ai ele me lista todos os cursos ja com os valores, cada um no seu quadrado aVista - parcelado - promissória

nesse script acima, quando eu clico que vou pagar aVista, ele me HABILITA apenas os 2primeiros registros e assim suscetivamente , quando clico no Parcelado, ele me libera apenas os 2primeiros registros e quando clico na promissória e me libera apenas os 2primeiros registros

qual a cagada que estou  fazer??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Novamente seu html está em em conflito.

Você tem um elemento pai <div style="width:auto; ......

Você tem um elemento filho  <label style="margin:0 0% 0 0%; .......

Então você termina o elemento filho fora de elemento pai que dar conditos no DOM

Em 10/03/2020 at 12:29, helkton disse:

</div> </label>

 

A tag label que é filha deviria ser encerrada antes da tag div

 

Compor HTML em laços de repetição do PHP é muito simples, só que temos que ficar atento quando elementos gerados dentro desse laço tendem a ser manipulados por script de forma distinta.

Nesse caso precisamos no laço fazer algo que possa distinguir um elemento do outro de forma que uma função saiba exatamente o que fazer com cada elemento.

No meu exemplo eu usei a própria chave do índice do array de resultados.

Spoiler

<?php
$resultado_do_banco_de_dados = [
    [
        'idcurso' => 1,
        'nomecurso' => 'HTML'
    ],
    [
        'idcurso' => 2,
        'nomecurso' => 'Javascript'
    ],
    [
        'idcurso' => 3,
        'nomecurso' => 'PHP'
    ]
];
?>

<div>
    <?php foreach ($resultado_do_banco_de_dados as $key => $value) { ?>
        <p>Curso <?= $value['nomecurso'] ?></p>
        <input
            type="radio"
            value="avista[]"
            name="pagamento_<?= $key ?>"
            id="a_<?= $key ?>"
            class="alvo_da_funcao"
            data-alvo="alvo_<?= $key ?>"
            data-tipo="avista"
            />
        <label for="a_<?= $key ?>" Vista</label>

        <input type="radio" value="parcelado[]" name="pagamento_<?= $key ?>" id="b_<?= $key ?>" class="alvo_da_funcao" data-alvo="alvo_<?= $key ?>" data-tipo="parcelado" />
        <label for="b_<?= $key ?>">Parcelado</label>

        <input type="radio" value="promissoria[]" name="pagamento_<?= $key ?>" id="c_<?= $key ?>" class="alvo_da_funcao" data-alvo="alvo_<?= $key ?>" data-tipo="promissoria" />
        <label for="c_<?= $key ?>">Promissoria</label>

        <p>Pagamentos para o Curso <?= $value['nomecurso'] ?></p>
        <input
            type="text"
            name="cursoPretendido[]"
            value="<?= $value['idcurso'] ?>"
            class="alvo_<?= $key ?>"
            data-tipo="avista"
            disabled=""
            />
        <input type="text" name="cursoPretendido[]" value="<?= $value['idcurso'] ?>" class="alvo_<?= $key ?>" data-tipo="parcelado" disabled="" />
        <input type="text" name="cursoPretendido[]" value="<?= $value['idcurso'] ?>" class="alvo_<?= $key ?>" data-tipo="promissoria" disabled="" />

        <input type="hidden" name="cursos[]" value="<?= $value['idcurso'] ?>" checked="" />
    <?php } ?>
</div>

 

Aqui cada volta do loot $key representa o índice do array atual que está sendo processado, então uso isso para compor quantos cursos existirem sem duplicar itens iguais.

No mais mesmo script que dei de exemplo antes interage com os elementos uma vez que cada pode ser distinto a cada volta do loop.

 

 

Algo me chamou a atenção de como pretende validar dados via serve-side.

Se fosse eu faria diferente eliminando os input's text pois eles são inúteis, e ficaria só com com label para saber o tipo de pagamento e outro para poder saber de qual se trata, uma vez que o usuário marca um radio automaticamente ele assimila o curso.

 

Veja como eu faria de forma bem mais simples:

Spoiler

<?php
$resultado_do_banco_de_dados = [
    [
        'idcurso' => 1,
        'nomecurso' => 'HTML'
    ],
    [
        'idcurso' => 2,
        'nomecurso' => 'Javascript'
    ],
    [
        'idcurso' => 3,
        'nomecurso' => 'PHP'
    ],
];
?>

<?php foreach ($resultado_do_banco_de_dados as $value) { ?>
    <p>Curso <?= $value['nomecurso'] ?></p>
    <input
        type="radio"
        value="avista"
        name="pagamento_<?= $value['idcurso'] ?>"
        id="a_<?= $value['idcurso'] ?>"
        class="alvo_da_funcao"
        data-alvo="id_<?= $value['idcurso'] ?>"
        data-tipo="avista"
        />
    <label for="a_<?= $value['idcurso'] ?>" Vista</label>

    <input type="radio" value="parcelado" name="pagamento_<?= $value['idcurso'] ?>" id="b_<?= $value['idcurso'] ?>" class="alvo_da_funcao" data-alvo="id_<?= $value['idcurso'] ?>" />
    <label for="b_<?= $value['idcurso'] ?>">Parcelado</label>
    <input type="radio" value="promissoria" name="pagamento_<?= $value['idcurso'] ?>" id="c_<?= $value['idcurso'] ?>" class="alvo_da_funcao" data-alvo="id_<?= $value['idcurso'] ?>" />
    <label for="c_<?= $value['idcurso'] ?>">Promissoria</label>

    <!-- Esse input podemos deixar visível caso o usuário queira desmacar ou usar o CSS para ocultar -->
    <input id="id_<?= $value['idcurso'] ?>" type="checkbox" name="cursos[]" value="<?= $value['idcurso'] ?>" />
<?php } ?>

<script>
    var alvo = document.getElementsByClassName('alvo_da_funcao');
    for (var i = 0; i < alvo.length; i++) {
        alvo[i].addEventListener('change', habilitar, false);
    }
    function habilitar(e) {
        var marcado = e.target;
        var qualCurso = marcado.dataset.alvo; // como o data-alvo é o mesmo ID do ckeckBox é só marcar ele
        document.getElementById(qualCurso).setAttribute('checked', '');
    }
</script>

 

E no lado do servidor fica fácil depurar:


<?php
foreach ($_POST['cursos'] as $value) {
    $curso = $value;
    $pagStr = "pagamento_{$value}";
    $typo = $_POST[$pagStr];
    echo ("<p>O usuário selecionou o curso de ID \"{$curso}\" e a forma de paramento é \"{$typo}\"</p>");
}

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Conteúdo Similar

    • Por landerbadi
      Boa tarde pessoal. Estou tentado fazer uma consulta no banco de dados porém estou tendo dificuldades. Tenho uma tabela chamada "itens" com os seguintes campos: id, item, ativo. Nela tem cadastrado vários itens. No campo ativo eu coloco a letra "S" para informar que este item está ativo no sistema. Por exemplo: 1, casa, S 2, mesa, S 3, cama, S 4, moto S 5, rádio O quinto registro "radio" não está ativo no sistema pois não tem um "S" no campo ativo. E outra tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, item1, item2, item3) com os seguintes registros: 1, casa, mesa, moto 2, mesa, casa, cama 3, rádio, cama, mesa Eu preciso fazer uma busca na tabela produtos da seguinte maneira: Eu escolho um registro na tabela "itens", por exemplo "mesa". Preciso fazer com que o php me liste todos os registros da tabela "produtos" que contenham a palavra "mesa". Até aqui tudo bem eu consigo listar. Estou fazendo assim: <?php $item = "mesa" $sql = mysqli_query($conn, "SELECT * FROM produtos WHERE item1 LIKE '$item' OR item2 LIKE '$item' OR item3 LIKE '$item' LIMIT 10"); while($aux = mysqli_fetch_assoc($sql)) { $id = $aux["id"]; $item1 = $aux["item1"]; $item2 = $aux["item2"]; $item3 = $aux["item3"]; echo $id . " - " . $item1 . ", " . $item2 . ", " $item3 . "<br>"; } ?> O problema é que está listando todos os registros que contém o item mesa. Eu preciso que o php verifique os demais item e me liste somente os registro em que todos os registros estejam ativos no sistema. No exemplo acima ele não deveria listar o registro 3. pois nesse registro contém o item "radio" e este item não está ativo no sistema. Ou seja, o registro "radio" na tabela itens não possui um "S" na coluna "ativo". Alguém sabe como resolver isso?
    • Por ILR master
      Fala galera.
      Espero que todos estejam bem.
      Seguinte: Tenho um arquivo xml onde alguns campos estão com : (dois pontos), como o exemplo abaixo:
       
      <item>
      <title>
      d sa dsad sad sadasdas
      </title>
      <link>
      dsadas dsa sad asd as dsada
      </link>
      <pubDate>sadasdasdsa as</pubDate>
      <dc:creator>
      d sad sad sa ad as das
      </dc:creator>
      </item>
       
      Meu código:
       
      $link = "noticias.xml"; 
      $xml = simplexml_load_file($link); 
      foreach($xml -> channel as $ite) {     
           $titulo = $ite -> item->title;
           $urltitulo = $ite -> item->link;
           print $urltitulo = $ite -> item->dc:creator;
      } //fim do foreach
      ?>
       
      Esse campo dc:creator eu não consigo ler. Como faço?
       
      Agradeço quem puder me ajudar.
       
      Abs
       
       
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Eu estou criando um sistema do zero mas estou encontnrando algumas dificuldades e não estou sabendo resolver, então vim recorrer ajuda de vocês.
      Aqui está todo o meu código: https://github.com/PauloJagata/aprendizado/
       
      Eu fiz um sistema de rotas mas só mostra o conteúdo da '/' não sei porque, quando eu tento acessar o register nada muda.
      E eu também quero que se não estiver liberado na rota mostra o erro de 404, mas quando eu tento acessar um link inválido, nada acontece.
      Alguém pode me ajudar com isso? E se tiver algumas sugestão para melhoria do código também estou aceitando.
       
       
      Desde já, obrigado.
    • Por landerbadi
      Olá pessoal, boa tarde
       
      Tenho uma tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, produto) e outra tabela chamada "itens" com os seguintes campos (id, prod_01, prod_02, prod_03, prod_04).
       
      Na tabela produtos eu tenho cadastrado os seguintes produtos: laranja, maçã, uva, goiaba, arroz, feijão, macarrão, etc.
       
      Na tabela itens eu tenho cadastrado os itens da seguinte maneira:
       
      1, laranja, uva, arroz, feijão;
      2, maçã, macarrão, goiaba, uva;
      3, arroz, feijão, maçã, azeite
       
      Meu problema é o seguinte: 
      Eu escolho um produto da tabela "produtos", por exemplo "uva".  Preciso fazer uma consulta na tabela "itens" para ser listado todos os registros que contenham o produto "uva" e que todos os demais produtos estejam cadastrados na tabela "produtos".
       
      No exemplo acima seria listado apenas dois registros, pois o terceiro registro não contém o produto "uva". 
       
      Alguém pode me ajudar? Pois estou quebrando a cabeça a vários dias e não consigo achar uma solução.
    • Por ILR master
      Pessoal, pergunta bem simples. Abaixo tenho o seguinte código:
       
      <script>
      function alerta()
      {
        if (window.confirm("Você realmente quer sair?")) {
          window.open("sair.html");
      }
      }
      </script>
       
      Funciona perfeitamente, só que está abrindo em outra janela e quero que abra na mesma janela.
       
      Alguém pode me ajudar?
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.