Jump to content
MasterX2020

Pesquisa simples para PHP e SQL

Recommended Posts

Olá a todos,

Como falei anteriormente estou construindo um site para uma aula e agora surgiu mais um desafio: fazer uma pesquisa em PHP que apresente resultados que podem ser obtidos de uma base de dados em SQL.

Já tenho a barra de pesquisa colocada no site, a base de dados construída e a página onde os resultados devem surgir. Gostava de saber se alguém me poderia ajudar com o código PHP para que os resultados da pesquisa surgem. É uma pesquisa simples. O utilizador, por exemplo, insere na barra de pesquisa Maçã e, com isso, é levado para a pagina "pesquisa.php" onde devem surgir os dados que na base de dados estão relacionados com o termo pesquisado.

O que se encontra na base de dados são coisas simples. Apenas pequenos títulos, relacionados com um pequeno parágrafo e uma categoria. Exemplo:

- titulo: Maçã

- parágrafo: Uma Maçã é um fruto.

- categoria: Fruta.

Se alguém poder ajudar desde já agradeço, espero ter explicado bem a minha dúvida.

Ainda não consegui resolver este meu problema. Se alguém poder dar uma ajudinha agradecia.

Omar~ já conhecia e tinha lido esse conteúdo, não sei é como aplicá-lo no código php... Agradeço na mesma a dica.

3 horas atrás, MasterX2020 disse:

Ainda não consegui resolver este meu problema. Se alguém poder dar uma ajudinha agradecia.

Nossa!!! Já está mastigado isso aqui: https://www.w3schools.com/sql/sql_like.asp

SELECT
    coluna_a_para_pesquisar,
    coluna_b_para_pesquisar
FROM
    nome_da_sua_tabela
WHERE
    coluna_a_para_pesquisar LIKE %O que pesquisar%
OR
   coluna_b_para_pesquisar LIKE %O que pesquisar%

Lembrando o operador LIKE faz uma varredura na(s) colunas que contenham por completo ou parcialmente o pattern da pesquisa

Omar~camarada essa parte aí eu já sabia fazer, a minha dúvida é precisamente saber como é que o código sabe o que o utilizar pesquisou, ou seja, o que deve parecer entre as %. É que nesse campo podem ser mil e uma coisa diferentes... como o código sabe o que o utilizar digitou na pesquisa???

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By Diego-SLP
      Bom dia,

Estou passando uma variavel via GET para uma pagina PHP e a SQL não interpreta a mesma.

Se eu printar o numero é exibido, se eu colocar o valor manualmente na SQL ela funciona, porém quando coloco a variavel não exibe nenhum registro, se alguem puder me ajudar.

<?php $id = $_GET['id']; echo $id; $procura = mysqli_query($con,"SELECT p.DATA,p.cod_func,f.nome,f.funcao,p.cod_etapa,p.entrada_1,p.saida_1,p.entrada_2,p.saida_2,p.entrada_3,p.saida_3 FROM rh_pontoFuncionario p, rh_funcionario f WHERE p.cod_func = f.cod AND p.cod_obra = '".$id."' ORDER BY p.id desc") or die (mysqli_error($procura)); while($row = mysqli_fetch_array($procura)){ ?> <tr role="row" class="odd table-sm"> <td class="text-center"> <?php echo date('d/m/Y',strtotime($row['DATA'])); ?> </td> <td class="text-center"><?php echo $row['cod_func'];?></td> <td class="text-center"><?php echo $row['nome'];?></td> <td class="text-center"><?php echo $row['funcao'];?></td> <td class="text-center"><?php echo $row['cod_etapa'];?></td> <td class="text-center"><?php echo $row['entrada_1'];?></td> <td class="text-center"><?php echo $row['saida_1'];?></td> <td class="text-center"><?php echo $row['entrada_2'];?></td> <td class="text-center"><?php echo $row['saida_2'];?></td> <td class="text-center"><?php echo $row['entrada_3'];?></td> <td class="text-center"><?php echo $row['saida_3'];?></td> <td class="project-actions text-center"> <a class="btn btn-warning btn-sm" href="#.php?id=<?php echo $row['id']; ?>"> <i class="fas fa-pencil-alt"> </i> </a> <a class="btn btn-danger btn-sm" href="#.php?id=<?php echo $row['id']; ?>"> <i class="fas fa-trash-alt"> </i> </a> </td> </tr> <?php }//while ?>  
    • By rodrigofv1994
      <?php $servername = "localhost"; $username = "root"; $password = ""; $dbname = "ajax";   $email = $_POST['email']; $senha = $_POST['senha'];   // Criando conexão $conn = new mysqli($servername, $username, $password, $dbname); // Checando conexão if ($conn->connect_error) {   die("Connection failed: " . $conn->connect_error); }   $sql = "select mail , senha from usuarios where mail = '$email' and senha = '$senha'";   $registros=$conn->count() //$registros = mysqli_num_rows($conn);   if($registros>0){     echo "1"; }else{     echo"0"; }   $conn->close(); ?>
    • By rodrigofv1994
      <?php $servername = "localhost"; $username = "root"; $password = ""; $dbname = "ajax";   $email = $_POST['email']; $senha = $_POST['senha'];   // Create connection $conn = new mysqli($servername, $username, $password, $dbname); // Check connection if ($conn->connect_error) {   die("Connection failed: " . $conn->connect_error); }   $sql = 'INSERT INTO usuarios VALUES (default,'$email','$senha')';   if ($conn->query($sql) === TRUE) {   echo "New record created successfully"; } else {   echo "Error: " . $sql . "<br>" . $conn->error; }   $conn->close(); ?>
    • By Camilavip
      Boa noite, alguém por acaso sabe um modo simples de se desativar um cadastro automaticamente após um período?
      Deixa eu explicar. Eu cadastro um cliente, em que na tabela do banco de dados tem o campo "ativo" onde 1 é ativado e 0 é desativado. Então eu queria cadastrar esse cliente e o ativar, mas que no período de 30 dias por exemplo ele se desativasse sozinho.  Alguém sa8e algo simples nesse sentido?

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.