Ir para conteúdo
fideles

Ids em array

Recommended Posts

Senhores, um dúvida e acho que vocês podem me ajudar a exclarecer ou mudar o codigo.

 

Tenho um formulario onde pode acrescentar varias linhas com javascript e com um botão para chamar a função e que funciona bacana, codigo abaixo;

<script type="text/javascript">
$(function () {

  $(".adicionarCampo").click(function () {
	novoCampo = $("tr.linhas:first").clone();
	novoCampo.find("input").val("");
	novoCampo.insertAfter("tr.linhas:last");
	removeCampo();
  });
});
</script>

Tenho uma função em javascript também que faz preencher alguns campos automaticamente com base em um select.

<script type="text/javascript">
	
	function update(cod_atividade){
		$.post("scripts/codigos_atividades.php", {cod_atividade:cod_atividade}, function(retorno){
			
			dados = retorno.split("/");
			$('#descricao').val(dados[0]);
			
			//alert(dados[0]);
			
		});
}
	
</script>

 

O problema é que nos input, nos nomes eu coloquei colchetes no final, uma vez que eu tenho um array para gravar tudo de uma vez no banco.

<input name="descricao[]" type="text" required="required" id="descricao" size="45" maxlength="255" readonly="readonly" />

So  que no script acima, ele direciona os inputs pelo ID, como o ID é unico, como que eu faço para ele reconher cada linha acrecentada conforme o 1º JS?

 

Ex: 

Cliquei na primeira linha, selecionei uma opção no select e preencheu o campo descrição

Ao adicionar uma segunda linha, como o id é unico, ele não preenche, acaba alterando a primeira linha novamente.

 

Alguém sugere algo que eu consiga ele identificar cada linha acrescentada e preenche o campo daquela respectiva linha?

 

Obrigado desde já.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<div id="colocar_aqui"></div>

<button onclick="adicionarInput()">Novo Input</button>

<script>
    var contagemID = 0,
        maximoInput = 10, // Quantos podem ser adicionados?
        novoInput,
        novoButton,
        dataInput,
        removeInput,
        alvo = document.getElementById('colocar_aqui');

    function adicionarInput() {
        contagemID++;

        if (contagemID <= maximoInput) {
            // Criar novo input
            novoInput = document.createElement('input');
            novoInput.type = 'text';
            novoInput.name = 'descricao[]';
            novoInput.id = 'descricao_' + contagemID;
            alvo.appendChild(novoInput);

            // Remover input adicionado
            novoButton = document.createElement('button');
            novoButton.innerText = 'Remover';
            novoButton.setAttribute('data-input', novoInput.id);
            novoButton.addEventListener('click', removerInput, false);
            alvo.appendChild(novoButton);
        }
    }

    function removerInput(e) {
        dataInput = e.target;
        removeInput = document.getElementById((dataInput).dataset.input);
        removeInput.parentNode.removeChild(removeInput);
        dataInput.parentNode.removeChild(dataInput);
    }
</script>

 

#EDIT:

Veja que cada ID vai ser descricao_Numero_de_adição

Perceba também o uso do atributo data que você também pode usar para obter o elemento que queira atacar.

Pois foi esse o método que usei para saber qual item devo atacar com a função de remover.

 

 

Além do atributo data você pode usar um classificador e atingir diversos itens de uma só vez.

Qual informação será adicionada ao input, e quais os critérios para esse complemento não há como eu saber.

 

Seria de grande ajuda saber se existe algum critério para anexar valor a um elemento, e que valor seria esse.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Omar, obrigado por ajudar.

 

O script de adicionar e remover campo, este funciona perfeitamente.

 

O script abaixo também funciona, só não funciona quando eu acrescento mais linha, ele continua sempre na primeira linha.

<script type="text/javascript">
	
	function update(cod_atividade){
		$.post("scripts/codigos_atividades.php", {cod_atividade:cod_atividade}, function(retorno){
			
			dados = retorno.split("/");
			$('#descricao').val(dados[0]);
			
			//alert(dados[0]);
			
		});
}
	
</script>

 

E é nesta parte que eu me perco. Ao clica no botão para adicionar linha, a linha é adicionada, mais o script acima so identifica o ID da primeira linha e as demais não funciona.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lógico , que só o primeiro é alvo, justo porque um identificador é único não pode se repetir.

 

Por isso lhe mostrei uma função que irá criar um elemento em loop cada um com um id único.

Da mesma forma que mostrei como encontrar esse elemento no DOM.

 

Mas não só pelo #ID que podemos encontrar um elemento no documento, existem várias outras formas, e uma infinidade de abordagens diferentes, não importa se está no DOM pode ser encontrado.

 

Um método seria ao criar o elemento adicionar ao mesmo um classificador que poderá ser usado para localizar ele com mais facilidade.

Então um função poderá manipular esse(s) elemento(s). Vejamos isso na prática:

Spoiler

<div class="elemento_alvo">Alvo da função 1</div>
<div class="elemento_alvo">Alvo da função 2</div>
<div class="elemento_alvo">Alvo da função 3</div>
<div class="elemento_alvo">Alvo da função 4</div>
<div class="elemento_alvo">Alvo da função 5</div>
<div class="elemento_alvo">Alvo da função 6</div>

<button onclick="update();">Ativar Update</button>

<script>
    function update() {
        var retorno = 'Item 1/Item 2/Item 3/Item 4/Item 5',
            dados = retorno.split('/'),
            alvos = document.getElementsByClassName('elemento_alvo');
        for (var i = 0; i < alvos.length; i++) {
            alvos[i].innerText = dados[i];
        }
    }
</script>

 

 

Como o que vamos adicionar a cada elemento vem de um array dados, podemos saber seus índices com

dados[0], dados[1] etc..

Usando o método para localizar o classificador "elemento_avo" teremos um array da NodeList de todos

alvos[0], alvos[1] etc..

Bastando então executar um loop no array dos elementos podemos obter o índice da volta atual do loop através de uma variável que se alto incrementa a cada volta. 

 

Mas como nem tudo que reluz é ouro, problemas podem ocorrer se se a quantidade de itens no array dados for menor que o numero de elementos.

Para isso basta apenas conferir se exite algo para se manipular antes:

/*
for (var i = 0; i < alvos.length; i++) {
    alvos[i].innerText = dados[i];
}
*/
for (var i = 0; i < alvos.length; i++) {
    if (typeof dados[i] !== 'undefined' && dados[i] !== null) { // Adicionando esse checagem
        alvos[i].innerText = dados[i];
    }
}

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

  • Conteúdo Similar

    • Por landerbadi
      Olá pessoal, boa tarde
       
      Tenho uma tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, produto) e outra tabela chamada "itens" com os seguintes campos (id, prod_01, prod_02, prod_03, prod_04).
       
      Na tabela produtos eu tenho cadastrado os seguintes produtos: laranja, maçã, uva, goiaba, arroz, feijão, macarrão, etc.
       
      Na tabela itens eu tenho cadastrado os itens da seguinte maneira:
       
      1, laranja, uva, arroz, feijão;
      2, maçã, macarrão, goiaba, uva;
      3, arroz, feijão, maçã, azeite
       
      Meu problema é o seguinte: 
      Eu escolho um produto da tabela "produtos", por exemplo "uva".  Preciso fazer uma consulta na tabela "itens" para ser listado todos os registros que contenham o produto "uva" e que todos os demais produtos estejam cadastrados na tabela "produtos".
       
      No exemplo acima seria listado apenas dois registros, pois o terceiro registro não contém o produto "uva". 
       
      Alguém pode me ajudar? Pois estou quebrando a cabeça a vários dias e não consigo achar uma solução.
    • Por ILR master
      Pessoal, pergunta bem simples. Abaixo tenho o seguinte código:
       
      <script>
      function alerta()
      {
        if (window.confirm("Você realmente quer sair?")) {
          window.open("sair.html");
      }
      }
      </script>
       
      Funciona perfeitamente, só que está abrindo em outra janela e quero que abra na mesma janela.
       
      Alguém pode me ajudar?
    • Por landerbadi
      Boa tarde pessoal. Estou tentado fazer uma consulta no banco de dados porém estou tendo dificuldades. Tenho uma tabela chamada "itens" com os seguintes campos: id, item, plural, ativo. Nela tem cadastrado vários itens e seu respectivo plural. No campo ativo eu coloco a letra "S" para informar que esta palavra está ativa no sistema. Por exemplo: 1, casa, casas, S 2, mesa, mesas, S 3, cama, camas, S 4, moto, motos, S 5, rádio, rádios O quinto registro "radio" não está ativo no sistema pois não tem um "S" no campo ativo. E outra tabela chamada "variações" com os seguintes campos (id, item1, item2, item3) com os seguintes registros: 1, casa, camas, moto 2, mesas, casas, radio 3, rádio, cama, mesa Eu preciso fazer uma busca na tabela variações da seguinte maneira: Eu escolho um registro na tabela "itens", por exemplo "casa". Preciso fazer com que o php me liste todos os registros da tabela "variações" que contenham a palavra "casa". Porém se tiver algum registro com a palavra "casas" também tem que ser listado. Neste caso ele irá encontrar dois registros. Agora eu preciso que o php verifique os demais itens e faça a listagem apenas dos item que estão ativos (que contenham um "S" no campo ativo. Neste caso ele irá encontrar apenas um registro, pois o segundo registro contém a palavra "rádio". E "rádio" não está ativo na tabela itens. Como faço isso?
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Quando eu tento fazer o login me mostra esse erro "Could not log you in."; Alguém sabe me ajudar a resolver esse problema no meu código?
      <?php require_once("core/init.php"); if (Input::exists()) { if (Token::check(Input::get("token"))) { $validate = new Validate(); $validation = $validate->check($_POST, array( "username" => array("required" => true), "password" => array("required" => true) )); if ($validation->passed()) { $user = new User(); $remember = (Input::get("remember")) === "on" ? true : false; $login = $user->login(Input::get("username"), Input::get("password"), $remember); if ($login) { Session::flash("home", "Welcome back!"); Redirect::to("index.php"); } else { echo "Could not log you in."; } } else { foreach ($validation->errors() as $error) { echo $error."<BR>"; } } } } ?> <form action="" method="POST"> <div class="field"> <label for="username">Username</label> <input type="text" name="username" id="username"> </div> <div class="field"> <label for="password">Password</label> <input type="password" name="password" id="password"> </div> <div class="field"> <label for="remember"> <input type="checkbox" name="remember" id="remember"> Remember me </label> </div> <input type="hidden" name="token" value="<?php echo Token::generate(); ?>"> <input type="submit" value="Log in"> </form>  
       
      Desde já obrigado.
    • Por ckcesar
      Eu tenho uma aplicação no zend com a versão 5.6 e com o postgresql 9.6. Agora eu precisei mudar a versão do meu postgresql para o 16.1, a parte de conexão do bd e consultas sqls funciona perfeitamente, o meu problema está para acessar os meus controllers. Eles não são encontrados em nenhuma rota, quero ver se alguém já passou por esse problema para me ajudar. Obrigado.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.