Ir para conteúdo
fernandoinfo

Editar site por area administrativa

Recommended Posts

Olá.

Peço por favor ajuda dos mais experientes.

Desenvolvi um site para uma cliente e essa cliente quer ela mesmo editar alguns textos ocasionalmente. Pelo que vi, da para fazer isso com php. Uma area administrativa com login e senha onde ela possa editar os textos. Coloque um exemplo em http://compositorjoelschultzbatista.com/teste.html

Ela s[o precisa editar esses textos ocasionalmente.

Alguém pode me ajudar? Entendo muito pouco de PHP. Pode ser feito com banco de dados também se for mais fácil.

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim pode ser feito com um banco de dados, basta apenas que saiba registrar e ler dados.

Porém textos design das páginas e uma porção de coisas pode ser executada por arquivos apenas mudando seus parâmetros.

 

É muito comum na área de desenvolvimento para terceiros colocar-mos alguma coisa de mudança de configuração, como alterar dados de acesso a banco de dados o já mencionado acima e uma infinidade de coisas de forma a facilitar o manuseio da aplicação pelo cliente, pois normalmente ele não sabe programar por isso ele nos contratou, e apenas com alguns cliques ele possa gerenciar toda a aplicação.

Mas não acho sensato um amador se entregar nisso, pois requer muita atenção pois um simples erro pode custar muito dinheiro para o cliente que vai com certeza processar-lo pela perda (recentemente um conhecido meu foi preso por causa disso mesmo).

No entanto é bom que comece a fazer coisas básicas pessoalmente para ir se acostumando.

 

Vamos então supor que tenha-mos textos para serem exibidos que podem ser editados.

Irei usar um arquivo XML pois pode guardar muita informação e na teoria funciona como banco de dados (MAS NUNCA USE UM ARQUIVO DESSES PARA GUARDAR DADOS DE ACESSO!!!)

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<textos>
    <texto_a>Algo escrito para ser mostrado</texto_a>
    <texto_b>Outra coisa</texto_b>
</textos>

Aí caso queiramos mostrar alguma coisa desse arquivo:

<?php
$lerXML = simplexml_load_file('arquivo.xml');
echo ($lerXML->texto_a);

Mas de nada adianta se não pudermos editar não é mesmo?

Então criamos um arquivo que será responsável por re-escrita do arquivo original.

<?php
$escrita = "<?xml version=\"1.0\" encoding=\"UTF-8\"?>"
    . "<textos>"
    . "<texto_a>{$texto_a}</texto_a>"
    . "<texto_b>{$texto_b}</texto_b>"
    . "</textos>";
return $escrita;

Nada mais que um arquivo php que tem escrito os padrões do arquivo original que vamos alterar

Então para alterar-mos o arquivo bastamos criar as variáveis usadas no arquivo acima. Incluir ele e re-escrever outro XML com o que vamos modificar salvando em cima do outro assim substituindo o anterior.

<?php
$texto_a = 'Estou mudando o texto A do arquivo XML';
$texto_b = 'Estou mudando o texto B do arquivo XML';

$saida = include ('escrita.php'); // O arquivo php de re-escrita
$salvar = 'arquivo.xml'; // O arquivo XML que é para salvar
$escrever = fopen($salvar, 'w') or die('Não é possível gerar o arquivo.'
                . '<br />Verifique as permissões de acesso as pastas e arquivos no servidor');
fwrite($escrever, $saida);
fclose($escrever);

Se então acessarmos aquele arquivo que fizemos a leitura do XML vemos que o texto foi alterado.

Porém se não queira-mos mudar tudo fazemos a leitura do arquivo XML comparamos as informações diferentes e setamos valores iguais ou diferentes nas variáveis conforme o que de fato foi alterado.

 

No mais é o básico se formulários HTML e receber essas informações e processar-las no back-end para ser usadas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado Omar. Eu tentei fazer aqui mas da isso quando chamos o php no navegador:

Parse error: syntax error, unexpected '$lerXML' (T_VARIABLE) in /home/carlospaixao/www/leia/php1.php on line 2

Sabe o que pode ser? Se tudo der certo tenho que fazer um painel de login tb. Preciso muito resolver isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja se não existe um caractere binário invisível antes da declaração da variável. (caso tenha usando Crtl+C & Ctrl+V aqui do fórum com certeza deve ter).

Nesse caso escreva o código a mão, ou use um editor capaz de interpretar esses caracteres.

 

Verifique se você fechou o código anterior com um ponto-e-virgula.

 

unexpected T_VARIABLE

Diz que o PHP não espera aquela variável agora pois ainda não terminou de executar uma instrução anterior. Então quando ver isso, normalmente não está relacionado exatamente a instrução atual e sim a alguma coisa anterior.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.