Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

HyperFast

Como desenvolver um design eficiente!

Recommended Posts

Como desenvolver um design eficiente? Veja aqui!

 

Para tentar resolver essa questão de uma vez, vamos deixar o design um pouco de lado. Vamos pensar com a visão focada em resultados. Quando um cliente contrata um estúdio para desenvolver um site, no fundo ele quer ver resultados, não uma coisa que mexe, pula, pisca. Não podia ser diferente, o cliente está "gastando" dinheiro para fazer um site, o correto seria falar que ele está investindo.

 

A criação em um estúdio é apenas uma das etapas do desenvolvimento. Que tem como base 7 etapas:

1. Briefing com o cliente

2. Pesquisa de mercado e análise da concorrência

3. Brainstorm

4. Definição do conceito e funcionalidades

5. CRIAÇÃO

6. Produção

7. Marketing

 

BRIEFING com o cliente

É aquela reunião que o contato do estúdio tenta coletar o máximo de informações do cliente.

 

O que a empresa faz, quais são seus produtos, o que levou a ela desenvolver um site, e por ai vai. Quanto mais melhor !

 

Pesquisa de mercado e análise da concorrência

Quais são os principais concorrentes do site? O que estão fazendo na internet? E o mais importante: Para quem eu estou falando? Pesquisas são extremamente importantes, pois além de instruir o cliente e o estúdio do que está acontecendo, dá chance de desenvolver um projeto melhor que o da concorrência.

 

BRAINSTORM ou chuva de idéias

Com o material do cliente, briefing e pesquisas na mão, a equipe de desenvolvimento (designers, redatores ou webwriter, coordenador de projetos e programadores) analisa previamente esses

 

materiais e se reúne para uma chuva de idéias. Brainstorm, cada estúdio tem seu jeito de fazer. Na

maioria das vezes todos jogam suas idéias para fora, sem compromisso, sem pensar em como fazer, sem pensar em nada, apenas idéias. Para não dispersar, uma pessoa (geralmente o coordenador de projetos) vai anotando as melhores e pertinentes idéias. Depois de um tempo retornam àquelas idéias e as filtram. Exemplificando: Uma bagunça organizada!

 

Definição do conceito e funcionalidades

Com o resultado do brainstorm na mão, define-se que caminho o site irá tomar? Assim formando uma unidade em todas as peças (site, banners, popups, animes, etc). Define-se também as funcionalidades que o site irá ter ou como o usuário poderá interagir no site?

 

CRIAÇÃO

É hora de toda aquela papelada e balõezinhos de idéias tomarem sua forma. Atacar em Roughs (pelo menos uns 10) e layouts (dos 10 roughs você irá encontrar 1 layout bom, se tiver muita sorte 2). Paralelo à criação existe o desenvolvimento que faz toda a programação. É a parte que faz o site acontecer.

 

PRODUÇÃO

Com o layout aprovado, inicia-se a produção de conteúdo. Essa é a parte maçante do desenvolvimento.

 

MARKETING ou Divulgação

Não adianta nada fazer um site se ninguém sabe que ele existe. É hora do marketing do cliente e do estúdio se juntarem para uma harmonia de comunicação. Adequar o material impresso da empresa com o acréscimo do site, por exemplo. E é hora de criar anúncios para fisgar futuros clientes do seu cliente na internet.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião existem alguns clientes que querem "sim" um site pulando e piscando, são raros, mas são os mais temidos! :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nós tememos eles neh.....hehehehe.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:D

Cliente: Pow não gostei do site, acho que faltou movimento, e o fundo poderia ser um amarelo bem chamativo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um site faz "basicamente" COMUNICAÇÃO...E disso ou tu entende ou não... Se entende, não irá cair na conversa do "dono" do site, porque no final o resultado sempre irá agradá-lo, afinal, quem entende de comunicação tem CRIATIVIDADE de sobra...Se não entende, bem, dai...Quantas vezes tu acha que um cara consegue entrar num site como o da coca sem enjoar? Só se tiver algo lá que esteja sempre sendo atualizado e que ele esteja interessado, e chegar a essa informação só fica mais dificil num layout piscante...Fica a dica mais quente que conheço: Tire todas as firulas do site e faça na entrada dele uma apresentação completa em multimidia, nada de logo voador, mas sim uma MENSAGEM, pode ser na forma de um comercial, até em flash mas preferencialmente em html, onde uma sequencia de textos e imagens VENDAM a tal mensagem para o cara... Bota aí UMA BOA IDÉIA (argumento) muita CRIAÇÃO, ROTEIRO, PRODUÇÃO... e te garanto que conseguirá um bom resultado... Exemplos? Pena.. Não tenho nenhum, mas vou achar e aviso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A pior coisa q tem eh o teu cliente pedir um site mto tosko dae c vai la faz bem melhor e ele num gosta e pede pa faze a toskera dele huahuahuhua

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A pior coisa q tem eh o teu cliente pedir um site mto tosko dae c vai la faz bem melhor e ele num gosta e pede pa faze a toskera dele huahuahuhua

Urrrrrrrrr... ehhhhehe... da muita raiva não?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O pior é que isso é muito comum... Tão comum quanto isso é o cliente dizer que um "parente" geralmente um(a) sobrinho(a) tava fazendo o site... E esse maldito parente é que vai depois analizar teu site pro cliente... Daí já viu né... :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O pior é que isso é muito comum... Tão comum quanto isso é o cliente dizer que um "parente" geralmente um(a) sobrinho(a) tava fazendo o site... E esse maldito parente é que vai depois analizar teu site pro cliente... Daí já viu né... :lol:

Verdade.. puxa vida.. só muda de endereço.. ehehe eh tudo igual!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é a famosa história do "filho do vizinho da empregada da tia da minha vó que faz site..."Meu.. Se você cai na mão de um cliente assim... caia fora.. não vale a pena.. porque não interessa o quanto tempo e dedicação você vai empregar na realização desse projeto... o resultado final semrpre vai ser avaliadao pelo "filho do vizinho....." e o teu suposto "futuro" cliente vai querer que você mude... Caia fora o quanto antes...Valew...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é a famosa história do "filho do vizinho da empregada da tia da minha vó que faz site..."Meu.. Se você cai na mão de um cliente assim... caia fora.. não vale a pena.. porque não interessa o quanto tempo e dedicação você vai empregar na realização desse projeto... o resultado final semrpre vai ser avaliadao pelo "filho do vizinho....." e o teu suposto "futuro" cliente vai querer que você mude... Caia fora o quanto antes...Valew...

Eh complicado, se a gente fecha negócio com o cliente desses, certamente vamos perder muito mais tempo do q o necessario fazendo os gostos do "filho do vizinho da emprega" . .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos perder tempo e o site sai aquela coisa liiiiiiiiiiiiiiiindia!!!bem no naipe do filho da visinha da empregada! :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que pior aconteceu comigo. Depois do site pronto, meu primeiro cartão de visita, algo para mostrar para futuros clientes..O propriootaro do site me diz,,, eu queria que voce fizesse uma pagina tipo de entrada com os dizeres "BEM VINDO AO MEU SITE", cara me quebrou as pernas, era um site empresa, vai eu tentar colocar na cabeça do cara que não é legal, queria fazer um flash mais não....hehehehe:( :rolleyes: ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa... :D

 

Essa frase de bem vindo eh clichê... Eu lembro a uns 5 anos atrás, que os kras colocavam aquele gif animado com "bem vindo" em 4 idiomas...

 

Redículo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:D hua,hua,hua.Caras, o pior tipo é aquele que aprendeu a mexer no frontpage a semana passada, chega na sua empresa com um maldito disquete, manda você abrir e colocar no ar.Ai o filho da put.. ñ gosta da m***** q ele fez e pede pra você "por favor, será q dava p/ você dar uma arrumadinha no meu site?".Ai você fica puto pq o morfético ñ vai te pagar um centavo a mais por isso, mais vai ganhar em cima de você.Essa é a pior raça. A dos "Sabe tudo".Eles deveriam morrer! hi,hi,hi,hi,hi,hi! :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui esta acontecendo o seguinte. O cliente mandou modificar o site 1000 vezes e na hora que a gente fez aquele site "perfeito" adivinha oq ele fez? Simplesmente desenhou numa folha sulfite e mandou via fax o layout lixo q ele queria..fala serio...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou um desses k vcx apelidam de filhos da vizinha ou sobrinho. Tenho 15 anos e sou freelancer, e nao gosto que rotulem os profissionais pela idade ou pelo grau de parentesco, mas sim pela qualidade do seu trabalho.Posso dizer que já me apareceram situações semelhantes, mais exactamente um cliente queria um logotipo a ocupar a página na sua largura total!!!, para além de querer um amarelo berrante nos textos da página.Como um colega disse acima, nem dá gosto incluir estas situações nos portfólios.Eu costumo explicar aos meus clientes que:O site empresarial (dependende claro da empresa) é igual a eles darem uma festa formal, uma reunião, certamente seria uma situação constrangedora os clientes ou convidados chegarem ao local e encontrarem seus anfitriões vestidos com folhos berrantes, rosa choque ou amarelo fluorescente, saltando e cantando músicas fatelas. Pois, então isso acontece na mesma proporção com o site empresarial. O visitante que busca a empresa, produto ou serviço prestado pela mesma, procura um ambiente sério, profissional e simples em vez de menus dificeis de encontrar, cores chocantes e musiquinhas irritantes.Por vezes esta conversação resulta, mas não me arrependo das vezes que isso não acontece, pois certamente este seria um cliente de qualidade dúvidosa.Fiquem bem ^_^ DarkNeo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou um desses k vcx apelidam de filhos da vizinha ou sobrinho. Tenho 15 anos e sou freelancer, e nao gosto que rotulem os profissionais pela idade ou pelo grau de parentesco, mas sim pela qualidade do seu trabalho.Posso dizer que já me apareceram situações semelhantes, mais exactamente um cliente queria um logotipo a ocupar a página na sua largura total!!!, para além de querer um amarelo berrante nos textos da página.Como um colega disse acima, nem dá gosto incluir estas situações nos portfólios.Eu costumo explicar aos meus clientes que:O site empresarial (dependende claro da empresa) é igual a eles darem uma festa formal, uma reunião, certamente seria uma situação constrangedora os clientes ou convidados chegarem ao local e encontrarem seus anfitriões vestidos com folhos berrantes, rosa choque ou amarelo fluorescente, saltando e cantando músicas fatelas. Pois, então isso acontece na mesma proporção com o site empresarial. O visitante que busca a empresa, produto ou serviço prestado pela mesma, procura um ambiente sério, profissional e simples em vez de menus dificeis de encontrar, cores chocantes e musiquinhas irritantes.Por vezes esta conversação resulta, mas não me arrependo das vezes que isso não acontece, pois certamente este seria um cliente de qualidade dúvidosa.Fiquem bem :D DarkNeo

você é de portugal?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou um desses k vcx apelidam de filhos da vizinha ou  sobrinho. Tenho 15 anos e sou freelancer, e nao gosto que rotulem  os profissionais pela idade ou pelo grau de parentesco, mas sim pela qualidade do seu trabalho.Posso dizer que já me apareceram situações semelhantes, mais exactamente um cliente queria um logotipo a ocupar a página na sua largura total!!!, para além de querer um amarelo berrante nos textos da página.Como um colega disse acima, nem dá gosto incluir estas situações nos portfólios.Eu costumo explicar aos meus clientes que:O site empresarial (dependende claro da empresa) é igual a eles darem uma festa formal, uma reunião, certamente seria uma situação constrangedora os clientes ou convidados chegarem ao local e encontrarem seus anfitriões vestidos com folhos berrantes, rosa choque ou amarelo fluorescente, saltando e cantando músicas fatelas. Pois, então isso acontece na mesma proporção com o site empresarial. O visitante que busca a empresa, produto ou serviço prestado pela mesma, procura um ambiente sério, profissional e simples em vez de menus dificeis de encontrar, cores chocantes e musiquinhas irritantes.Por vezes esta conversação resulta, mas não me arrependo das vezes que isso não acontece, pois certamente este seria um cliente de qualidade dúvidosa.Fiquem bem  ;) DarkNeo

você é de portugal?
Sou, porquê?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.