Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá galera,
Tenho visto muitos posts em fóruns das mais diversas espécies pela net afora, que existe uma gama muito grande de pessoas que tentam aprender numa boa a programar nesta linguagem, “ASP”. Para alguns colegas programadores, e não quero aqui culpar ninguém, é muito fácil dizer para o iniciante ir procurar um script pronto no hotscript, no scriptbrasil no etc...
Conheço a realidade longe dos grandes centros, na cidade onde moro uma escola ou faculdade na área fica a pelo menos 1000 Km de distância.
Tenho visto muita gente procurando um script ou código pronto de sistema de notícias. Não estou querendo ensinar nada, nem ao menos fazer um site para alguém, quero apenas mostrar que com um pouco de paciência e vontade é possível desenvolver muitas coisas com os conhecimentos que já estão disponibilizados na internet.
Montei um simples sistema de notícias, feito aos pedaços, usando vários códigos, aqui do forum usei o upload sem componentes do Dark0 e a paginação do ALEX TEIXEIRA - alexct.
O sistema funciona de seguinte forma:
Quando entra no site e passa pela página default.asp, é acionado um script de contagem, ele anota no banco de dados uma visita para o dia de hoje, outra visita para geral e o endereço de onde a pessoa clicou em um link para chegar no seu site, caso tenha digitado o endereço no navegador, será contado como endereço digitado.
Feito a contagem você será redirecionado para a página home.asp, esta será página principal do site, ali listei cinco assuntos diferentes de notícias, quatro sem e uma com fotos e um menu que está colocado em um include.
Ao clicar no link será aberta a página mostra.asp que mostrará a noticia acionada e no rodapé da página listará mais 10 tópicos de notícias daquele mesmo assunto.
No formulário de busca, você pode procurar por palavras contidas no corpo da matéria, a página buscar.asp vai listar cada resultado encontrado, mostrando inclusive a qual assunto pertence, é simples e sem paginação.
No menu, está o item logar, ao clicar nele você será redirecionado ao sistema de login, com sua senha e usuário você acessa a página admin.asp onde estão as informações para começar a atualizar o site.
O usuário e senha para teste são:
Usuário: cidosilva
Senha: 123456
Adicionar Notícia com foto
Adicionar Notícia sem foto
Alterar conteúdo
Deletar conteúdo
Contador
Vou dar uma sugestão no que diz respeito a edição de fotos. Essa sugestão é parte do manual que meus clientes recebem quando adquirem um de meus sistemas. Ao editar as fotos para a matéria, redimensione elas no tamanho exato que vai aparecer, neste caso utilize 180px por 135px, isso faz ficar mais leve e abrir mais rápido a página de mostra.
Outra coisa a ser observada é a questão de nome da foto, por exemplo, hoje é dia 03 de setembro de 2007, a minha primeira foto de hoje seria 0103090701, vamos analizar: 01 é o meu número, cada atualizador tem seu número, 03 é o dia de hoje, 09 o mês, 07 o ano e 01 do final o número da foto, cada foto terá seu número. Pra diminuir os nomes eu utilizo 0103090701.jpg para a foto que vai dentro da matéria e 0103090701.gif para a foto que vai na capa.
Não espere um completo editor de textos, com funções em javascript, fiz o mais simples possível, simples e funcional. O sistema é completo e está funcionando 100%. Preciso listar aqui a deficiência de não poder alterar as fotos, caso queira alterar a foto delete a matéria e poste novamente. Particularmente eu uso o obj_FileUpload_beta_full há mais de 5 anos e nem fui atrás da versão full, devido sua flexiblidade. Respeitado todas as opiniões, vou emitir a minha, em meus sistemas nunca uso componentes para upload, pois as vezes o cliente escolhe um hospedeiro picareta e isso inviabiliza o upload com componente.
Antes de testar o sistema de notícias, verifique seu IIS e as permissões no diretório /fotos/, caso baixe ele da internet, antes de usar, dê um clic com o botão direito na pasta do arquivo e desmarque a opção somente leitura, pois na maioria dos casos o upload não funciona porque o bd ou a pasta fotos está definida somente como leitura.
Não preocupei com layout nem com uma conexão bem definida com o banco de dados, procurei fazer um sistema para iniciante entender. Antes que comecem os comentários, tipo: eu faço diferente, isso ficou amador, ou você poderia ter melhorado em tal ponto, lembre-se:
Eu faço diferente! Esse não é um sistema profissional, é simples, pratico e funcional, Meus sistemas profissionais também são comerciais. Vivo disso!
Caso queiram ajustar o código, aumentar os recursos, ou aperfeiçoa-lo, sintam-se a vontade, ele é free, mas postem as mudanças aqui pra galera acompanhar, se você não tiver um servidor para hospedar os arquivos, poste em meu e-mail que hospedo e disponibilizo o link.
|||| Editado para atualizar o link |||||
Bom estudo a todo e sucesso.
<% Cido Silva - Desenvolvimento de sites,
softwares e aplicações para web %>
Carregando comentários...