Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Gui.BAR

Já tá na hora de deixar o IE6 de lado?

Recommended Posts

Queria abrir um tópico pra discutir uma coisa que eu to vendo acontecer muito. Web designers que passaran a simplesmente não se importar com o Internet Explorer 6 na hora de montar o site.

Eu mesmo, se tivesse minha própria agência ou levasse os freelas mais a sério, já teria adotado essa atitude. Acho um desperdício de tempo se importar com um usuário que não sabe o que tem no próprio computador e não se mantém nem um pouco atualizado.

Já vi alguns warnings legais que travam o site no IE e abre um janela com os links para download dos principais browsers atuais, e até um plugin pra Wordpress que avisa que o site pode ser visualizado de forma incorreta com esse navegador. Gostei bastante da idéia.

 

Quero saber o que o pessoal daqui do fórum acha. Já é hora de esquecer o IE6? Se não for agora, quando será?

Pra mim já passou da hora. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, lógico que já está na hora do Internet Explorer 6, e seus antecessores, morrerem.

 

Eu aprendi muito com ele. Sim. Isso mesmo.

 

Grandes empresas ainda utilizam o Internet Explorer 6. Não lembro em qual banco fui uma vez, ele estava rodando Internet Explorer 5.

 

O iMasters também faz a capanha contra o Internet Explorer 6 http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif http://imasters.com.br/crossbrowser/pt-br/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz!! Muito bom o script do iMasters! Bem clean e tal. Não sabia dessa.

Vou conversar aqui na empresa pra gente passar a colocar isso nos nossos sites.

 

Vlw, Thiago.

Mas a discussão continua.

Será que devemos ainda continuar fazendo pro IE6 (34% dos usuários)? =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, como foi falado acima e eu também concordo, já passou da hora do IE6 acabar... mais deve-se levar em consideração cada caso, você ou qualquer desenvolvedor pode chegar e largar um "dane-se" para todos os clientes, visto o que o Thiago citou como exemplo, muitos locais, grandes empresas, call centers utilizam IE6, motivo? existem vários...

 

A começar pelas próprias atualizações do windows, em várias empresas os analistas não liberam as atualizações para as máquinas da rede para que não venham a causar possíveis problemas, logo isso também inclui o IE.

 

O que ocorre também é o seguinte... existem muitos softwares no mercado que utilizam da tecnologia do IE6, exemplo são os softwares corporativos de banco, como já aconteceu comigo em clientes, você atualiza o IE e simplesmente todo o sistema morre e você opta por mudar de banco e toda sua estrutura de software financeiro, ou simplesmente mantém o IE6...

 

Outro motivo que não é tão comum de ser dito por ae, mais que acontece é que profissionais do ramo simplesmente não instalam outros navegador pelo fato dos mesmos serem open source, e alegam que isso não dá segurança alguma... aí pensando nesse sentido, você paga alguns reais (e põe reais nisso) por um sistema e tem que ficar preso a tecnologia ultrapassada...

 

Mais basicamente minha idéia é essa... acho que ainda levará muito tempo para que se consiga mudar a idéia das pessoas quanto a navegadores "alternativos" ou simplesmente dar um update em seu windows. O que tenho feito ultimamente quando não há necessidade que roda 100% no IE6 é deixar efeitos e algumas outras coisas de fora, mais o site propriamente funciona perfeitamente... exemplo: eu tenho um menu sanfona feito com jQuery que funciona perfeitamente em todos os navegadores, menos IE6, o que faço é uma condição para ignorar o efeito do jQuery e as regras de css para que fico estático.

 

 

Acho que só, rsrs

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como foi dito, depende do caso, se você vai fazer ou reformular um site, onde a maioria do publico usa navegadores modernos, você pode sim ignorar o ie6, caso não, você não pode simplesmente falar para seu cliente ignorar 34% de possiveis clientes, mostrando um site torto/bugs pra eles.

 

O problema é o cliente e não o desenvolvedor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Recomendo a leitura do seguinte post: http://www.tinotec.com.br/blog/campanha-in...-60-nunca-mais/

Leiam meu comentário lá, minha opinião é esta:

 

Comparar navegadores com carros não é a coisa mais sensata a se fazer. Desde os primórdios da web o maior erro que cometemos foi o de comparar a web com coisas reais: “site é uma revista na internet”, “podcast é um programa de rádio em mp3″, etc. Carros são bens caros, e que duram muito tempo. A tecnologia voa, muda a todo instante, e os browsers precisam acompanhar estas mudanças.

 

O Internet Explorer 6, lançado em 2001 juntamente com a versão XP do Windows, tem, entre muitos outros, problemas relacionados à usabilidade, renderização de páginas nos padrões e segurança. Felizmente este browser acaba de perder para o Firefox 3 em número de usuários, o que não quer dizer que estamos livres dele.

 

A questão é que os desenvolvedores não devem se amedrontar. Se aos poucos deixarmos de dar suporte ao Internet Explorer 6, os usuários também irão aos poucos migrando para versões mais atuais. Gostam de analogias? Então farei uma.

 

As fitas VHS foram usadas durante muito tempo para assistir filmes, gravar programação da TV, entre outros. Certo dia surgiu o DVD, um formato mais prático, com qualidade superior, entre inúmeras outras vantagens. Será que se as locadoras e fornecedores continuassem oferecendo VHSs de lançamentos as pessoas teriam migrado para o DVD? Acho que não. O que aconteceu foi que, aos poucos, foram sendo oferecidos títulos novos somente em DVD, os estoques de VHS diminuindo, as pessoas adquirindo seus DVD players, e hoje quase não vemos mais VHS por aí.

 

Podemos, e estamos tentanto, fazer o mesmo com os browsers. A medida em que os desenvolvedores vão adotando tecnologias novas e a web vai se expandindo, vamos deixando de dar suporte a browsers antigos, tudo isto lentamente, de forma que os usuários consigam acompanhar a evolução. Trata-se da evolução natural das coisas. Ou será que eu devo fazer um site sem CSS, sem AJAX, sem imagens, para dar suporte ao Netscape 0.5? Estamos falando de privar a maioria dos usuários (que têm browsers atuais) de ter uma experiência de navegação mais rica, em favor de uma minoria (que usa browsers antigos). Se formos pegar o exemplo do IE6, eu não posso usar PNG transparente (a não ser com muita gambiarra), seletores complexos no CSS, entre inúmeros outros recursos, reduzindo a experiência de navegação da maioria dos usuários, porque ainda tem gente que usa IE6.

 

Vamos ficar atentos pessoal! A internet, a informática, a tecnologia evoluí. Se não fosse assim estaríamos até hoje navegando em texto numa tela preta com letras verdes…

 

[]’s

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente contigo Inside, mais com citei acima... infelizmente ainda existem empresas, tecnicos da área e desenvolvedores que se prendem a coisas ultrapassadas, e esse é o problema.

 

Como dei exemplo do que faço atualmente é ignorar o IE6 para algumas coisas que o mesmo não suporte, mais sem elas o site funciona normalmente nele e nos browsers atuais com todos os recursos que fiz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente resposta, Guilherme! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

 

Concordo contigo.

 

Como eu estou largando o Internet Explorer 6?

 

Conserto os problemas básicos, como por exemplo o da margem dupla. Mas eu não coloco nenhum hack, sim eu gosto de tudo válido, não carrego JavaScript desnecessário para usar PNG transparente.

 

Deixo ele com o mínimo de uso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente isso não depende de nós desenvolvedores, depende dos usuários e por esse fator não podemos deixar o IE6 de lado pois estariamos deixando os usuários de lado.

 

Só pra você ter uma idéia, coloquei um CMS a 3 semanas em funcionamento, 95% do publico deste site são pessoas de Campinas, uma cidade bem desenvolvida principalmente no setor de tecnologia. Durante essas 3 semanas, o site obteve uma média de 300 visitas e adivinhe? 37% dos visitantes utilizam o IE6, é uma média de 110 usuários que deixariam de ver o site corretamente se eu não tivesse me preocupado com a compatibilidade do layout, scripts, etc..

 

Isso é um número absurdo para deixar de pensar no IE6 na hora do desenvolvimento.

 

Quando está % cair para 5% talvez seja a hora de diminuir a preoupação porém não ignora-la, quando tivermos 1% do IE6 no mercado ai sim.

 

Não deixe de se preocupar com a compatibilidade do IE6 só porque é buga com milhares de coisas, se esforce e acostume com os problemas dele, depois de um tempo você acaba fazendo os "fixes" automaticamente e a compatibilidade não se torna mais um problema.

 

Pensem nisso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, concordo contigo bggmb.

IE7 qndo resolve dar problemas, fica abrindo zilhares de abas, na mesma janela, até teu pc travar, ou você resolver fechar ele.

 

Realmente vcs chegam no cliente final e dizem: "Desculpe, mas o Internet Explorer 6 é muito ruim, não quero e não vou desenvolver para ele. Atualize o teu navegador. Os teus clientes, terão que mudar de browser, pois a compatibilidade do IE6 é horrível. Estou colocando um Javascript para detectar o browser, e eles terão que baixar um browser melhor"!

 

 

Qualé! que absurdo é esse!

Vai deixar um ecommerce perder mercado ?

Vai deixar clientes, e os clientes dos teus clientes confusos e insatisfeitos ?

 

Onde vcs trabalham, isso realmente existe ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Onde vcs trabalham, isso realmente existe ?

Willian, a idéia na verdade é exibir uma mensagem pro cliente dizendo que ele poderia estar usando um navegador melhor. Apenas dá uma opção pra ele.

Colocar isso no site do cliente, realmente não acho uma boa. Mas colocar no site da minha agência é uma boa, sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualé! que absurdo é esse!

Vai deixar um ecommerce perder mercado ?

Vai deixar clientes, e os clientes dos teus clientes confusos e insatisfeitos ?

 

Onde vcs trabalham, isso realmente existe ?

Alguém precisa tomar a iniciativa. Quando falo em não dar mais suporte ao IE6, não falo em tornar os sites de clientes incompatíveis com o IE6, ou bloquear IE6 via scripts, mas sim utilizar técnicas, mesmo que não funcionem no IE6, que deixam o site melhor. Quem tem browser bom vai aproveitar, quem não tem consegue navegar, mas não tem a mesma experiência. Meu blog por exemplo foi implementado em HTML5, e tudo que fiz foi colocar um script que faz o IE ler as tags do HTML5, apenas para ele aparecer mais ou menos bem no browser, no entanto quanto ao CSS nem dei bola, se ficar alguma coisa meio torta tudo bem, o site continua funcionando. Agora, quando trata-se do site da padaria da esquina, aí a história é outra.

 

Mas, vamos e viemos, o site da padaria da esquina provavelmente não vai precisar de nada que não funcione no IE6.

 

Para que os usuários larguem de vez o IE6, o que precisa acontecer é sites importantes ficarem MELHORES em outros browsers (e não NÃO FUNCIONAREM NO IE6), e com o tempo os usuários irem percebendo que PRECISAM de um browser melhor.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com praticamente tudo que o #INSIDE# vem falando.

Só acho que ninguém vai perceber nada. Isso só vai acabar quando o Windows XP, vetor do maldito IE6, parar de ser instalado nas máquinas, quando as pessoas comprarem um computador novo que vem com Windows Vista ou qualquer outro S.O.

NUNCA minha mãe, por exemplo, iria pensar "poxa.. preciso me atualizar instalando um browser novo."

Só acontece esse "transição" quando alguma coisa maior a faz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

NUNCA minha mãe, por exemplo, iria pensar "poxa.. preciso me atualizar instalando um browser novo.

Não quer dizer cara, minha mãe usa Firefox, e ela é totalmente "usuária normal", só usa o Firefox porque "acha bonitinho" :D

 

só por curiosidade. Quantos usuário de Internet Explorer 6 acessam o screencaster?

Na última vez que ví era menos de 5% de todas as visitas

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Thiago, tem um programador meu amigo que arrumou um jeito de instalar o IE6 no Vista. Diz ele que prefere por ser mais leve.

Quem não trabalho no front-end (no caso os caras que visitam o screencast procurando ruby-on-rails, por exemplo) não tá nem fu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.