Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Coradini

LIghtwindow é uma cilada, Bino

Recommended Posts

Imagem Postada

 

Mais uma vez o Internet Explorer foi responsável por fazer sair fumaça das minhas orelhas. Trata-se de um bug que ocorre com a Ferramenta Lightwindow (Framework para visualização elegante de imagens e outras mídias). Primeiramente vou explicar como ela funciona, pra quem não conhece. Depois vou mostrar e detalhar os bugs que ocorrem com o maldito Internet Explorer.

 

Os diferenciais da ferramenta Lightwindow

 

Apesar do título do post remeter uma má impressão da ferramenta, gostaria de deixar claro que esta framework é fantástica e funciona perfeitamente com os outros browsers. Digamos que o Lightwindow é uma versão mais incrementada do Lightbox 2.0 que hoje é muito utilizada e você provavelmente já deve ter visto em algum site.

 

Além de trazer novas funcionalidades, como:

 

* Conceito de galeria de imagens

* Abertura de SWF s juntamente com imagens

* Abertura de DIVs contendo formulários, páginas htm, links externos, etc

 

seu grande diferencial é o redimensionamento da imagem de acordo com o tamanho livre no browser, conforme ilustrado nas imagens abaixo:

 

Imagem Postada

Imagem Postada

Repare que mesmo com o Browser em tamanho menor a imagem não distorce.

 

Mesmo com o tamanho do browser bem pequeno a imagem se ajusta perfeitamente, sem distorcer.

Vale a pena dar uma conferida no site do Lightwindow e futucar suas funcionalidades.

 

Os bugs com internet Explorer

 

Quando estava desenvolvendo meu portfólio eu reparei que algumas vezes as imagens abriam cortadas e distorcidas (somente no IE). Desconfiando de cache, eu renomeava as imagens e tudo se resolvia. Não dei tanta importância para isso e dei continuidade com o projeto.

 

Depois de pronto, publiquei o site e testei em outros browsers e também em outros computadores. O pesadelo começava! Em cada versão do IE aparecia um Bug diferente. Veja a imagem abaixo, captada do IE8:

 

Imagem Postada

Bug - Imagem distorcida

 

Note que a parte escura que deveria ser um "aplha" por cima do site, aparece todo preto. Além disso, a imagem aparece cortada e distorcida.

 

Nesta outra imagem, o browser não consegue calcular o tamanho da imagem exibindo-a de forma errada. Veja.

Imagem Postada

Bug - Imagem não abre corretamente

 

Começei então buscar por soluções, fóruns e mais fóruns. Vi várias postagens desesperadas no fórum oficial da ferramenta com problemas idênticos aos meus. Eu não podia aceitar que uma ferramenta tão bacana pudesse se render ao IE, muito menos ter que jogar fora todo trabalho já realizado.

 

Então eu pedi um help ao meu amigo Léo Hackin, que começou a analizar o código javascript. Fazendo um trackin das ações do script ele conseguiu identificar o bug neste trecho de código (que por sinal, alguém também já havia identificado).

 

Bom, começamos esta brincadeira era 11hs da noite. 12hs ele estava bufando. 1h ele já tinha levado pro lado pessoal. 3hs da manhã ele bateu o mouse na mesa e soltou alguns palavrões. Ele desistiu e eu também.

 

E aí, não existe solução para o problema?

 

Muita, mas muita gente está xingando o Kevin (criador da ferramenta), alegando que doaram uma certa quantia para obter o suporte do Lightwindow. Porém o cara sumiu e, até o momento, não se pronunciou a respeito dos bugs.

 

Resumindo: eu caí numa verdadeira CILADA, Bino.

 

OBS: Deixei a versão antiga do meu portfólio em para que vocês mesmos possam constatar os bugs.

 

www.lucascoradini.com/old

 

Espero que com este post eu possa poupar tempo de algum desenvolvedor web.

 

Abraços

 

post em meu blog

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Artigo interessante. Entretanto, por não enquadrar-se como uma dúvida, irei movê-lo para o local mais apropriado:

 

Movido: Javascript / DHTML http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif Artigos, Tutoriais e Matérias (Javascript / DHTML)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Artigo interessante. Entretanto, por não enquadrar-se como uma dúvida, irei movê-lo para o local mais apropriado:

 

Movido: Javascript / DHTML http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif Artigos, Tutoriais e Matérias (Javascript / DHTML)

 

Opa, desculpe. Sou novo aqui no fórum, que, por acaso, está muito bacana e bem estruturado. =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

antes de criticar algo criado, sabe-se la por quem, é preciso saber programar um pouco -pelo menos- pra saber melhorar o cod.

 

você poderia vir pedir ajuda e nao perder tempo abrindo um topico apenas para criticar

 

 

 

ontem peguei um js de 200 linhas e refiz em +-60 totalmente funcional

 

 

 

ja testei todos esses modals que tem por ai, aprendi a funcionalidade e fiz o meu proprio funcionar em todos navegadores que uso

 

qaundo pegava e nao dava certo eu recorria ao forum pedindo ajuda e nao criticando o trabalho de alguem

 

foi assim que aprendi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

antes de criticar algo criado, sabe-se la por quem, é preciso saber programar um pouco -pelo menos- pra saber melhorar o cod.

 

você poderia vir pedir ajuda e nao perder tempo abrindo um topico apenas para criticar

 

 

 

ontem peguei um js de 200 linhas e refiz em +-60 totalmente funcional

 

 

 

ja testei todos esses modals que tem por ai, aprendi a funcionalidade e fiz o meu proprio funcionar em todos navegadores que uso

 

qaundo pegava e nao dava certo eu recorria ao forum pedindo ajuda e nao criticando o trabalho de alguem

 

foi assim que aprendi

 

ACho que você não leu o post em sua totalidade pra ter escrito isso. Não só pedi ajuda para um programador extremamente experiente, como me aprofundei semanas em buscas para solucionar o problema. Agora, se você acha que consegue dar um jeito em um problema que ninguém ainda conseguiu solucionar, depois compartilhe aqui conosco.

 

Lá no meu post tem uma referência ao fórum oficial da ferramenta. Estão todos sedentos por uma solução.

 

Att

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seja bem-vindo ao Fórum Coradini.

 

Para que esse tópico seja mantido, poste o conteúdo no próprio tópico e com a fonte para o site referência.

 

Caso contrário será entendido como uma propaganda, o que não é permitido no Fórum.

 

Aproveite também e leia as Regras do Fórum.

 

No mais, obrigado pela contribuição.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seja bem-vindo ao Fórum Coradini.

 

Para que esse tópico seja mantido, poste o conteúdo no próprio tópico e com a fonte para o site referência.

 

Caso contrário será entendido como uma propaganda, o que não é permitido no Fórum.

 

Aproveite também e leia as Regras do Fórum.

 

No mais, obrigado pela contribuição.

 

Abraços.

 

OPa, não quero que seja entendido como propaganda, apenas um artigo que pode poupar o tempo de desenvolvedores web. Não consegui editar meu tópico, vou posta-lo logo abaixo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

ACho que você não leu o post em sua totalidade pra ter escrito isso. Não só pedi ajuda para um programador extremamente experiente, como me aprofundei semanas em buscas para solucionar o problema. Agora, se você acha que consegue dar um jeito em um problema que ninguém ainda conseguiu solucionar, depois compartilhe aqui conosco.

 

Lá no meu post tem uma referência ao fórum oficial da ferramenta. Estão todos sedentos por uma solução.

 

Att

 

você postou aqui a reclamação, deveria ter postado completo... respondi o que esta aqui

 

o que disse foi que você se cadastrou, reclamou e nao pediu ajuda - coisa que estamos dispostos a fazer

 

 

 

 

modal que funciona tem aos montes, entratando sao sujos e com funcoes desnecessarias, se fossemos reclamar de cada um o forum seria apenas pra isso

 

 

 

se você quer ajuda poste a duvida, sempre tem alguem que sabe mais que a gente ou que um programador extremamente experiente

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

ACho que você não leu o post em sua totalidade pra ter escrito isso. Não só pedi ajuda para um programador extremamente experiente, como me aprofundei semanas em buscas para solucionar o problema. Agora, se você acha que consegue dar um jeito em um problema que ninguém ainda conseguiu solucionar, depois compartilhe aqui conosco.

 

Lá no meu post tem uma referência ao fórum oficial da ferramenta. Estão todos sedentos por uma solução.

 

Att

 

você postou aqui a reclamação, deveria ter postado completo... respondi o que esta aqui

 

o que disse foi que você se cadastrou, reclamou e nao pediu ajuda - coisa que estamos dispostos a fazer

 

modal que funciona tem aos montes, entratando sao sujos e com funcoes desnecessarias, se fossemos reclamar de cada um o forum seria apenas pra isso

 

se você quer ajuda poste a duvida, sempre tem alguem que sabe mais que a gente ou que um programador extremamente experiente

 

[]s

 

Não entendi sua implicância comigo não. Não postei nada reclamando, postei um relato. Toda ajuda é bem vinda obviamente, se alguém do Fórum tiver interesse em solucionar o problema vai ser fantástico. Até por que, no fórum oficial da ferramenta VÁRIAS pessoas DOARAM (em dólar) uma quantia para o criador da ferramenta se pronunciar. Você pode até ganhar uma grana se postar uma solução por lá.

 

Eu desisti de buscar uma solução para a ferramenta por que vi várias pessoas, em fóruns internacionais e (até alemães), abrindo mão do uso da ferramenta por esta apresentar-se instável no Internet Explorer.

 

Volto a dizer, no post tem todas as referências. Mas aqui em baixo vai um atalho pra você, caso queira entrar no tapa com a framework

 

http://www.rtraction.com/blog/devit/lightwindow-image-sizing-bug-in-ie6-on-first-click-of-gallery.html

 

Att

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao é implicancia

 

você ate agora so falou que tem um problema e nao falou qual... como vamos ajudar?

 

Falei sim, está no trecho de código que linquei no post, o mesmo que destaquei no tópico acima. Aqui vai novamente o link

 

http://www.rtraction.com/blog/devit/lightwindow-image-sizing-bug-in-ie6-on-first-click-of-gallery.html

 

A tentativa do autor foi boa, porém não funcionou.

 

Att

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu achei interessante o problema do Coradini. Esse também pode ser o problema de muitos desenvolvedores por aí. Realmente, após testar a ferramenta, eu percebi o que está acontecendo no IE. Talvez bastasse uma pequena validação do navegador para que o erro fosse corrigido. Talvez uma pequena mudança e adaptação nos estilos.. não sei.. não tive tempo de analisar o código-fonte ainda.

 

Não critico a abertura do tópico, pois o mesmo poderá abrir espaço para discussões. A proposta do lightwindow é excelente (embora eu prefira criar tudo na mão, sem plug-ins, de acordo com as minhas necessidades), mas poderá estar "fervendo" a cabeça de muitos desenvolvedores que estejam lutando para corrigir o mesmo bug citado acima.

 

Talvez alguém, motivado por esse post, se interesse pelo assunto e poste a correção aqui no fórum, mesmo que muitos já tenham tentado encontrar uma saída, embora sem sucesso.

 

Com algumas opiniões aqui, outras dicas ali... quem sabe não consigamos resolver o problema ou, no mínimo, encontrar a melhor solução para ele?!

 

Espero realmente que o problema seja solucionado. Assim que puder, vou estudar mais sobre o assunto!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.