Ir para o conteúdo

Publicidade

Estatísticas do Fórum

• 0 Usuários ativos

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

Cursos Online iMasters
Foto:

[TUTORIAL] Esfuminho

• Por favor, faça o login para responder
15 respostas neste tópico

#1 .::DiO::.

.::DiO::.
  • Membros
  • 287 posts

Postado 08 setembro 2009 - 16:56

:rolleyes: Olá Turma, espero coseguir explicar como fazer um esfuminho caseiro.
Bom, primeiro tenho de dizer que nunca usei um esfumilho original, portanto não tenho como comparar a qualidade deste que faço, porem posso dizer que peo mesnos para mim sempre serviu.

Vamos lá.

Material:

*Folhas de papel oficio
*Cola
*Estilete
*Licha
*Paciência :assobiando:

Vamos começar quebrando o fio da de uma folha de papel
Imagem postada
É facil é só amassar a borda da folha na diagonal.
Imagem postada

Agora é só enrolar a folha, vamos com calma, enrola, depois desenrola, até ficiar a folhar.
Imagem postada
Imagem postada

Depois que a folha não quer mais ficar retade forma alguma, começamos à enrola-la de com mais força até que ela não tenha nenhum espaço livre internamente. Formando assim um bastão.

Imagem postada
Imagem postada
Se preferir corte a folha ao meio com o estilete, facilita na hora de enrolar.
Cole a borda com um pouquinho de cola.
Imagem postada
Pronto você já tem um quase esfumilho.

Bom neste ponto você escolhe o uso que você ira dar ao efumilho. (Meu ponto de vista)
Se for para retratos acho que este diametro esta bom, mas para paisagens e grandes areas usou uma outra folha que enrolarei neste primeiro bastão. ( como disse antes, você pode corta o bastão ao meio, pois facilita para deixar ele mais firme na hora de enrolar. se foi ste o caso você pode usar a outra metade da folhar para enrolar no bastão deixando ele com um diametro maior).
Imagem postada
Imagem postada

Abora é só aponta-lo.
Use o estilete para fazer a ponto depois use a lixa para acaba-la.
Imagem postada
Imagem postada

Bom pessol, espero que tenha dado para entender alguma coisa.
Não tive muito tempo para fazer este tutorial.(Fiz no meio do trabalho e usei o celular de um amigo para fotografar). Qual erro ou sujestão que tenham é só me falar que aceitarei.

Abraço... :unsure:
  • 0

#2 pester

pester

Victor Hugo

• Membros
  • 1.112 posts

Postado 09 setembro 2009 - 01:57

Excelente tutorial .::DiO::., muito bem detalhado. Acho que ajudará muita gente que não tem acesso a uma boa loja de artes por perto e que queira um esfuminho de imediato. Não sei como ele se sairia na hora do trabalho, mas na aparência - é um esfuminho nato :). Parabéns pela iniciativa :thumbsup:!

Pra quem não conhece, o esfuminho quando comprado em lojas de artes (industrializado)... este é oferecido de acordo com o seu diâmetro (diâmetro menor = possibilidade de alcançar detalhes no desenho que um esfuminho muito grosso atrapalharia) e é identificado por um número na lateral. Os mais comuns são da marca Trident e esses são marcados com o #1 para o mais fino e o #6 para o mais grosso e é tão firmemente enrolado que você poderá apontar normalmente que ele não se desfaz – como se fosse um lápis de papel. Acredito que essa variação no diâmetro também poderia ser alcançado no que você ensinou, diminuindo a quantidade de papel ao enrolar – tentarei fazer algo do tipo aqui em casa com base no seu tutorial. Se der certo... as visitas a loja de artes serão menos freqüentes :).

Não encontrei uma imagem dos esfuminhos da Trident (todos juntos), mas achei uma de outra marca que poderá dar uma noção da variação de diâmetro de cada um.
Imagem postada

Há também uma outra ferramenta muito parecida com o esfuminho. O tortillon – esse eu ainda não achei para venda por aqui, mas já vi vários livros que ensinam como fazê-lo artesanalmente. Na imagem abaixo é a letra B.
Imagem postada
  • 0

#3 .::DiO::.

.::DiO::.
  • Membros
  • 287 posts

Postado 09 setembro 2009 - 08:20

Pester, Muito boa estas informações que você nos passou. Quanto a graduação dos esfumilhos, realmente é só usar uma quantidade diferente de papel para que ele possa ter a graduação desejada. Mas lembrando que tem de ter um pouco de paciencia e esforço para que ele fique o mais firme que puder na hora de enrolar. :thumbsup:
  • 0

#4 Jackson Dias

Jackson Dias

Está escrevendo uma mensagem...

• Moderadores Globais
  • 6.272 posts

Postado 09 setembro 2009 - 09:58

Diego, um excelente tutorial. Uma bela contribuição.
Poxa, fiquei até com vergonha daquele que mostrei no meu desenho. :rolleyes:
Depois vou tentar fazê-lo também.
  • 0

#5 Mário Monteiro

Mário Monteiro

Admin iMasters

• Administradores
  • 33.375 posts

Postado 19 setembro 2009 - 22:59

ótima contribuição
  • 0

#6 Jack Bil

Jack Bil
  • Membros
  • 2 posts

Postado 03 junho 2010 - 18:45

Muito bom.
  • 0

#7 Cesar Hencklein

Cesar Hencklein
  • Membros
  • 2 posts

Postado 04 setembro 2010 - 10:22

Muito util, valeu mesmo, obrigado!
Aqui em minha cidade nas papelarias ninguem nem sabe o q é um esfuminho, tinha q comprar na net e pagar muito frete.
Mais uma vez obrigado!
  • 0

#8 Jackson Dias

Jackson Dias

• Moderadores Globais
  • 6.272 posts

Postado 05 setembro 2010 - 14:31

Realmente não é nada fácil encontrar o esfuminho nas lojas pessoalmente. Ainda pode se encontrar em capitais, mais especificamente em casa de material para artes em geral.
  • 0

#9 TatiMoreira

TatiMoreira
  • Membros
  • 34 posts

Postado 08 janeiro 2011 - 22:10

já fiz um :P e ja experimentei e ficou óptimo :P obrigada! xD
  • 0

#10 'GuerreiraNanda

'GuerreiraNanda
  • Membros
  • 1 posts

Postado 25 janeiro 2011 - 19:01

hoje fui tentar fazer.. não consegui.
foram 2 folhas jogadas fora.. não consegui enrolar. :angry:

é IMPOSSIVEL deixar a folha assim.. não tem como. :angry: <_<

sinceramente compensa mais comprar um feito, que ficar perdendo tempo enrolando folha que no fim vira nada.
  • 0

#11 coxao

coxao

Diogo Figueira

• Membros
  • 4.719 posts

Postado 08 fevereiro 2011 - 14:43

achei com facilidade na cidade onde moro e olha que aqui é uma roça pra materiais de desenho, problema foi o preço R$ 3 / R$3,50 / R$5 .... vou tentar fazer assim e ver a qualidade na prática
  • 0

#12 Jackson Dias

Jackson Dias

• Moderadores Globais
  • 6.272 posts

Postado 08 fevereiro 2011 - 21:03

achei com facilidade na cidade onde moro e olha que aqui é uma roça pra materiais de desenho, problema foi o preço R$ 3 / R$3,50 / R$5 .... vou tentar fazer assim e ver a qualidade na prática

O esfuminho de fábriaca nem sempre é bom...
em 2009 eu encontrei esfuminho numa volta que dei em São Luis - MA, e tinha me decepcionado com o resultado e já tinha desistido de esfuminho.
Pouco tempo depois o pester me mandou um esfuminho n° 03 Trident, o resultado é totalmente diferente a qualidade é excelente. Depois pesquisando, vi que os mestres usam esfuminhos Trident (ex: nelves, pester, charles laveso etc.. )

Fica a dica.

abraço,

Jackson
  • 0

#13 CacoArt

CacoArt

Eu ja fazia desenhos rupestres na barriga da minha mãe

• Membros
  • 6 posts

Postado 02 julho 2011 - 11:32

ache bem interessante mas ainda não consegui fazer com que ele crie a ponta, acho que não entendi a primeira parte...
mas acho muito legal...aki em são paulo existe uma casa para desenho proficional...sem compro minhas canetas desegraph lá e outros acessórios...quem souber fazer um boneco de madeira... :D
mas tá de parabéns

• 0

#14 Rener Lima

Rener Lima
  • Membros
  • 2 posts

Postado 31 julho 2011 - 12:33

Fiz e fiquei bom!!! recomendo esperar a cola secar beeeeem p então afiar.... Paciência eh o principal p ficar bem feito... Eu tou fazendo com um filete de algodão no meio, foi uma tecinica que aprendi com um desenhista de rua aqui em aracaju, ms assim com algodão só serve p sombrar claras.

Tá otimo o tutorial, vlw.

Podem tentar tbm com folha de caderno... eh mais fina, aqueles que vende nas lojas são feitos de uma folha beeeeeeem fininha, então quanto mais fina se esfuminho fica melhor, os meus estão ficando otimos.
  • 0

#15 FreaK_OuT

FreaK_OuT

i cameback o-o

• Membros
  • 307 posts

Postado 31 julho 2011 - 18:25

otimo tuto, EI GALERA PRECISAMOS DE UM TOPICO PARA ORIGAMI E KIRIGAMI AEW.
  • 0

#16 Miryandhillaris

Miryandhillaris
  • Membros
  • 1 posts

Postado 30 outubro 2011 - 13:39

VAleu!!! Mto válidada essa informação! Como disseram alguns amigos, infelizmente não é tão simples comprar materiais para desenho, principalmente aqui na minha cidade São Jose dos Campos... é sempre bom partilhar essas informações assim!!! Já divulguei pro pessoal do meu curso! Valeu msmo otima tarde!!!
  • 0

Publicidade

/ins>