Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
É possível bloquear completamente um arquivo do Word permitindo que ele seja APENAS aberto, lido e tendo apenas uma determinada parte do texto copiada?
Assim, no serviço, eu desenvolvi quatro arquivos de modelo para facilitar o MEU trabalho. Mas não sei se vou ficar nesse emprego pra sempre, afinal, posso um dia receber uma proposta melhor.
Mas eu não queria, nesse fatídico dia, deixar os frutos do meu intelecto de graça pro meu patrão.
Ele viu que é bom e funcional, além de poupar tempo, fez ele economizar 2.500 reais que seria a compra de uma nova impressora matricial, mas sequer comentou sobre remuneração desse "extra".
Pior, recentemente, um colega de outra cidade, com uma empresa como a dele, veio e ele simplesmente mandou que eu copiasse os arquivos para o cara. Felizmente, desse dia para cá, fiz algumas alterações no modelo, tornando-o ainda melhor.
Porém, eu também não posso simplesmente copiar todos os arquivos e apagar antes de ir embora. Além de falta de ética, seria roubo, já que o conteúdo dos arquivos é propriedade dele.
Esses modelos, consistem em uma tabela de três linhas, sendo a última dividida de quatro a cinco colunas.
Gostaria de bloquear tudo, permitindo apenas a abertura para leitura e cópia do CONTEÚDO da terceira (ou quarta, dependendo do modelo) coluna.
Se eu bloquear apenas cotra alterações, se eu selecionar tudo, copiar e colar em outro documento, tenho acesso irrestrito à tabela em si o que qualquer zé mané poderia fazer, roubando meu trabalho para ele.
Isso é possível apenas pelo Word? Andei lendo algo sobre um tal de IRM, mas não entendi bem como funciona, mas vi que tem algo a ver com o Passport e, se para funcionar precisar de conexão `Internet não poderia ser, já que o serviço ainda usa, acreditem se quiserem, conexão discada.
Agradeço a ajuda.
Carregando comentários...