Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Nitinha

Menu com XML, HTML e CSS

Recommended Posts

Gente, o problema é o seguinte:

Estou criando um site com bastante conteúdo, é provável que tenha até mais de 100 páginas, e ele será atualizado com certa frequencia. Principalmente o menu. Para que cada vez que eu faça uma atualização eu não precise atualizar todas as páginas, acredito que o ideal seria criar esta parte fixa em XML e chamá-lo no HTML, certo?

 

Bem, eu nunca mexi com XML, queria saber como eu faço para chamar o XML para meu menu no HTML e depois como eu faço para estilizá-lo no CSS.

 

Agradeço a ajuda desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu entendi bem você só quer construir um site que seja fácil de atualizar o layout, é isso?

 

use:

    <link rel="stylesheet" type="text/css" href="inc/css/geral.css">  

 

para chamar o css dentro de cada página que você fizer.

Para estilizar, vou te recomendar a leitura desses links:

http://www.w3schools.com/css/default.asp <- CSS (como usar, propriedades, etc.)

http://www.w3schools.com/css3/default.asp <- CSS3 (o futuro padrão de CSS)

 

Basicamente o que eu posso te ajudar é:

no css você vai definir regras para cada tag. Por exemplo, no exemplo abaixo vou mudar a cor dos links normais, links visitados, os links sobrepostos (quando você deixa o mouse sobre o link) e de todos os parágrafos respectivamente:

 

a{
  color: #F2F2F2;
}
a:visited{
  color: blue;
}
a:hover{  
  color: #D2D2D2;
}
p{
  text-align: justify;
  margin-left: 5px;
}

 

Você também pode determinar um ID e classe para cada tag do seu html para facilitar a estilização depois, por exemplo:

<a href="#" class="link"> Esse é um exemplo </a>
<p id="resumo">Esse é um parágrafo com o resumo do texto</p>

 

para estilizar o html acima, vá no css e utilize # (sustenido) antes dos IDs dos elementos e . (ponto) antes das classes. Ex:

#resumo{
  font-size: 10px;
  color: #CCC;
}
.link{
  text-decoration: none;
}

O CSS acima vai determinar que a tag html que tenha o ID "resumo" vai ter sempre a font no tamanho de 10px com a cor cinza. Enquanto isso, todos os links da classe "link" não terão decoração de texto (como o sublinhado, por exemplo). Recomendo usar ID quando o elemento for o único na página (como um título) e a classe para elementos múltiplos (como links)

 

Espero que seja essa a sua dúvida, para não ter escrito tanto a toa hehe.

 

Att.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpem a demora, o Renan estava certo, o que eu queria era essa função do PHP (acho que estava na board errada, nesse caso...) eu queria um jeito de atualizar os links e conteudos que aparecem em todas as páginas rapidamente, e o include que fez isso pra mim.

 

Muito obrigada :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.