Annyh 4 Denunciar post Postado Maio 8, 2011 olá pessoal, queria saber como transformar a data que vem do banco de dados no formato que eu preciso.. ela já esta quase do jeito que preciso, estou usando strtotime para formatá-la assim: 08-05-2011 mas precisava que ela ficasse assim: 08 mai 2011 alguem sabe um jeito simples fácil? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Jonatã Cioni 9 Denunciar post Postado Maio 8, 2011 olá pessoal, queria saber como transformar a data que vem do banco de dados no formato que eu preciso.. ela já esta quase do jeito que preciso, estou usando strtotime para formatá-la assim: 08-05-2011 mas precisava que ela ficasse assim: 08 mai 2011 alguem sabe um jeito simples fácil? use a função date() pesquise mais sobre ela que você consegue fazer o que você quer Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Kakashi_Hatake 267 Denunciar post Postado Maio 8, 2011 Essa função vai te ajudar: <?php function extensive_date($date) { $date = explode('-', $date); switch ($date[1]) { case 1: $date[1] = "janeiro"; break; case 2: $date[1] = "fevereiro"; break; case 3: $date[1] = "março"; break; case 4: $date[1] = "abril"; break; case 5: $date[1] = "maio"; break; case 6: $date[1] = "junho"; break; case 7: $date[1] = "julho"; break; case 8: $date[1] = "agosto"; break; case 9: $date[1] = "setembro"; break; case 10: $date[1] = "outubro"; break; case 11: $date[1] = "novembro"; break; case 12: $date[1] = "dezembro"; break; } return sprintf("%s %s %s", $date[2], $date[1], $date[0]); } echo extensive_date('2011-05-08'); ?> Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Annyh 4 Denunciar post Postado Maio 8, 2011 não tem um jeito mais fácil, com menos código? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
William Bruno 1501 Denunciar post Postado Maio 8, 2011 tem sim: http://br2.php.net/manual/pt_BR/function.date-default-timezone-set.php Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Kakashi_Hatake 267 Denunciar post Postado Maio 8, 2011 Isso é uma função, você pode deixá-la em uma biblioteca de funções. Logo você usará apenas a chamada da função. echo extensive_date('2011-05-08'); Não vejo problemas quanto a isso :mellow: tem sim: http://br2.php.net/manual/pt_BR/function.date-default-timezone-set.php Se for para mostrar em inglês é a melhor alternativa. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
William Bruno 1501 Denunciar post Postado Maio 8, 2011 ? em portugues também uai.. <?php setlocale(LC_ALL, "pt_BR", "pt_BR.iso-8859-1", "pt_BR.utf-8", "portuguese"); date_default_timezone_set('America/Sao_Paulo'); $date = '2011-05-08'; echo strftime("%A, %d de %B de %Y", strtotime( $date )); Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Jonatã Cioni 9 Denunciar post Postado Maio 8, 2011 gente, nao complica... eh só tu usar essas duas funções: date('d/m/Y H;i',strtotime($variavelQuePegaADataDoBancoDeDados)) ai... onde esta 'd/m/Y H;i' tu coloca o formato que tu quiser, ai tu pesquisa sobe fomatos de data, e aplica cm você kiser... espero ter ajudado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Kakashi_Hatake 267 Denunciar post Postado Maio 8, 2011 ? em portugues também uai.. <?php setlocale(LC_ALL, "pt_BR", "pt_BR.iso-8859-1", "pt_BR.utf-8", "portuguese"); date_default_timezone_set('America/Sao_Paulo'); $date = '2011-05-08'; echo strftime("%A, %d de %B de %Y", strtotime( $date )); Perfeito :lol: Isso me lembrou de algo que li em um livro sobre engenharia de software. "As restrições impostas por uma dada linguagem de programação ou o conhecimento incompleto das suas potencialidades pode conduzir a raciocínios (e conseqüentes projetos) relativamente limitados." Suas respostas ajudam bastante no aprendizado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Victor Cometti 8 Denunciar post Postado Maio 8, 2011 diretamente no banco também é possível, se alguém se interessar!! mysql_query("SET lc_time_names = 'pt_BR'") or die(mysql_error());//passa para português //pega a data $sql = mysql_query("SELECT DATE_FORMAT(CURDATE(), '%d %b %Y') AS data") or die(mysql_error()); echo mysql_result($sql, 'data');//imprime a data date_format() e curdate() Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Annyh 4 Denunciar post Postado Maio 8, 2011 ai galera, obrigada pela ajuda, funcionou certinho. olha como eu fiz: $dataVa = strftime('%d %b %Y', strtotime($res[12])); isso vai mostrar o seguinte formato: 08 mai 2011 valeu amigos Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites