Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Pessoal ate entao fazia conexao com banco de dados e muitas outras coisas ate que alguem me recomendou usar o cakePHP,agora me diga vale a pena?
eu acho que frameworks é igual a uma pessoa fazer uma prova de calculo usando calculadora! e sem framework sem calculadora,vai demorar um pouco mais de tempo? SIM vai !...
e voces pessoal quais sao seus pos e contras,voce usa ou nao!
Calcula, pra mim, a raiz quadrada de 1048576 e me diz se vale a pena ou não utilizar calculadora ;)
Evandro, vai ver o camarada é VASCAINO gosta de sofrer... rsrsrs
Calcula, pra mim, a raiz quadrada de 1048576 e me diz se vale a pena ou não utilizar calculadora
hahahahahah é fogo! é isso que vc falou tem sentido mesmo!
outro dia me perguntaram isso e respondi com 3 frases.
agora vou usar esse exemplo da calculadora :joia:
kkkkk boa hinom no caso vc usa frameworks? qual?
zend, cake e um próprio
Ah, esses novatos... querem fazer tudo na unha! :D
Pois bem, Micilini Roll. Se você quiser um dia fazer um sistema realmente sério e em um tempo de desenvolvimento menor que a eternidade, usar ou não usar um framework não é uma opção.
Infelizmente PHP tem uma salada mista monstruosa de frameworks, entre os mais usados estão Symfony2, CakePHP e Zend Framework. Mas como você está começando, recomendo um mais amigável aos novatos: Laravel.
Pessoalmente acho que seria melhor se a comunidade tivesse um framework canônico, como no caso de Ruby; é Rails e pronto. Django para Python também é (quase) uma unanimidade, pelo menos para RDBS. Torço para que este tópico não se transforme numa briguinha entre usuários de diversos frameworks por qual o melhor pra isso e isso e blá blá blá.
Para um programador PHP se valorizar no mercado é inevitável aprender a usar pelo menos os frameworks mais populares.
Laravel ainda é algo exótico, mas está crescendo. É bom acompanhar.
Bom eu gosto de 3 em específico, e 1 que eu mesmo fiz (bem básico posso dizer que é mais um CMS do que outra coisa kkkkk)
Eu estou gostando bastante de usar o LARAVEL, mas não recomendo para quem esta "iniciando" neste mundo, recomendo que você utilize o Codeiginiter e depois que ter uma noção de como funciona pule para o próximo e assim por diante. (minha visão ok, e muitos dos meus amigos acharam que aprender assim foi bem interessante do que ir para um framework modinha ou coisa do tipo)
E sim Laravel esta virando MODINHA, mas por que ele é MUITO FODA, eu uso ele em todas as aplicações, porém ainda gosto de usar Codeigniter em algumas aplicações, assim como gosto de usar o CakePHP para realizar coisas Mobile (não me pergunte o por que, acho que foi por costume mesmo)
Mas ai framework é que nem "bunda" cada um tem a sua.... rsrs...
Mas SIM é altamente recomendado que use um framework.
Ah e esses dias eu brinquei com FuelPHP que usa a idéia de BLADES assim como Laravel e Symfony2 que também brinquei esses dias para ver como é...
Eu faço na unha mesmo...
Tanto faz, na unha ou com framework, desde que o sistema funciona de forma profissional e seja eficiente. A diferença entre um e outro está no ganho de tempo, na performance e no status.
Na verdade sempre tive curiosidade em aprender Framework. Até estava vendo um curso (http://www.treinaweb.com.br/curso/codeigniter-2) para fazer, mas não sei se vale a pena, o que me dizem?
Só que por exemplo, para mim fazer um simples sistema de cadastro de notícias + galeria de imagens + cadastro de arquivos diversos, Preciso de um Framework?(Sistema pequeno/médio)
Porque vou estar upando 100 arquivos na minha hospedagem se eu posso fazer a mesma coisa com 6 arquivos?
Desculpem minha ignorância mas também nunca entrei/estudei a fundo algum Framework em PHP, mas no meu modo de ver parece ser mais ou menos isso, ou estou completamente enganado?
Gracias!
Eu acho que na pergunta do topico, voce poderia ter colocado apenas um interrogação
Vale a pena? ultilizar frameworks ?
Vale a pena ultilizar frameworks ?Com certeza sim
Tem um artigo nesse site, que vale a pena você dar um lida
http://blog.thiagobelem.net/frameworks-no-php-o-que-quando-porque-e-qual/
Fora inúmeros outros artigos já publicados sobre esse assunto na internet, explicando as vantagens e desvantagens dos frameworks php.
Eu particularmente uso o zend
>
Na verdade sempre tive curiosidade em aprender Framework. Até estava vendo um curso (http://www.treinaweb.com.br/curso/codeigniter-2) para fazer, mas não sei se vale a pena, o que me dizem?
Só que por exemplo, para mim fazer um simples sistema de cadastro de notícias + galeria de imagens + cadastro de arquivos diversos, Preciso de um Framework?(Sistema pequeno/médio)
....
Marcelo Garbin acho muito interessante você aprender a utilizar um framework php
Sempre que surgem perguntas a respeito de video aulas, eu particularmente gosto muito dos cursos da school of net.
Eu adquiri o curso zfday3, que ensina fazer um sistema simples em zend framework, mas mesmo não sendo um sistema complexo, ele aborda assuntos interessantes, como: trabalhar com modulos no zend, criar plugin de autenticação, criar o plugin do layout também, amazon web service
>
Porque vou estar upando 100 arquivos na minha hospedagem se eu posso fazer a mesma coisa com 6 arquivos?
Desculpem minha ignorância mas também nunca entrei/estudei a fundo algum Framework em PHP, mas no meu modo de ver parece ser mais ou menos isso, ou estou completamente enganado?
Gracias!
Um exemplo para o caso de redimensionar imagens
vc vai criar uma função e utilizar ela além disso vc vai ter um trabalho GIGANTE para criar a função (uma vez que exista blz, você reutiliza ela, mas vamos supor que vc não fez blz)
Olha só o que vc faria no Codeigniter por exemplo para redimencionar uma imagem
// SELECIONA UMA BIBLIOTECA
$config['image_library'] = 'gd2';
// DIZ O GAMINHO DA IMAGEM
$config['source_image'] = '/path/to/image/mypic.jpg';
// SE VAI CRIAR UMA "COPIA" POR ASSIM DIZER
$config['create_thumb'] = TRUE;
// SE MANTEM O ASPECTO OU NÃO NO CASO SE VAI ACHATAR OU REDUZIR PROPORCIONALMENTE
$config['maintain_ratio'] = TRUE;
// DIZ O TAMANHO E LARGURA
$config['width'] = 75;
$config['height'] = 50;
// ABRE A BIBLIOTECA COM OS DADOS QUE DESEJA
$this->load->library('image_lib', $config);
// VOILÁ - SUA IMAGEM
$this->image_lib->resize();
Sacou a diferença, não quero parecer "ignorante" mas pessoas que gostam de ficar reinventando a roda são meio que bestas, claro existem coisas legais de se fazer na unha? claro EXISTE, é legal SIM É! Mas se vc quer economizar TEMPO, DINHEIRO e entregar algo BOM use um framework, acho que aqueles que gostam de sofrer são os masoquistas
Além de ser mais rápido um framework, vc não precisa se PREOCUPAR COM N coisas já vem tudo pronto. Como segurança (a maioria das coisas) um exemplo de XSS.
Você teria que fazer uma função GIGANTE para evitar isso certo?
em codeigniter vc faz
$variavel = xss_clean($_POST['oquequiser']);
PRONTO já esta seguro, além de CRUD já estar pronto e diversas outras coisas que você pode economizar tempo, a maioria usa PDO ou seja você já não se preocupa nem com SQL INJECTION também
e por ai vai as ferramentas que um framework utiliza.
além disso, digamos que vc tem uma loja virtual também. montou legal, agora precisa integrar "boleto" por exemplo o seu é só cartão. PUTZ FOD**, vai fazer na unha, levar 3 semanas (exemplo ok, exemplo haters)
Com framework vc pode baixar "plug-ins" (bundles) tipo wordpress. integra e coloca (novamente por exemplo)
$this->gerarboleto('123');
Pronto JA IMPRIMI na tela o boleto CORRETAMENTE com código, barra tudo ok.
Claro cada coisa é cada coisa, agora se você gosta de fazer as coisas na UNHA, VOCÊ MESMO pode criar "pacotes" para o framework e ai ser um bom programador e disponibilizar na net se preferir para ajudar outras pessoas assim como muitos fazem (eu já fiz também)
Não dá para falar o que é bom ou não, vai de cada programador, gosta de fazer "na unha" FAÇA, gosta de framework USE-O!.
Agora a respeito de "cursos" não sou fã, e não recomendo (opinião minha) nada melhor do que um LIVRO ou CORAGEM! Quanto mais vc tentar usar e SE FOD** para usar... mais vai aprender, a primeira sempre sai um frankenstein, na segunda menos, e menos até vc ter o seu próprio estilo, as vezes começa vendo um estilo que o instrutor usa, ele não se adapta ao seu, o que geralmente fazemos? desistimos e vamos para outro, então estudando acho o melhor jeito xD
Ainda mais por que FRAMEWORK BOM MESMO tem uma documentação FODA, fácil de se aprender, como é os casos de Codeigniter e Laravel por exemplo (que para mim são as melhores documentações que já vi e consegui entender facilmente) não que os outros não tenham.
mas ai entra como falei, vai de cada um entender o que é melhor para sí mesmo, afinal cada programador, um estilo diferente =)
Eii @Samuel, obrigado pela resposta,
Sobre o curso estava olhando esse: http://www.schoolofnet.com/cursos/zf2/
Esses cursos valem a pena o valor pago pelo mesmo?
Quero iniciar de um jeito certo com esses Framework's, Cake, Zend ou CI? =)
Sobre desempenho, questão de abrir/utilizar um sistema criado apartir de um framework, muda alguma coisa em termos de velocidade?
Você recomenda/tem algum tutorial ai sobre algum deles? Quais os comandos/funções mais utilizadas de um framework(ex.: CRUD, o que mais além disso?)?
>
Eii @Samuel, obrigado pela resposta,
Sobre o curso estava olhando esse: http://www.schoolofnet.com/cursos/zf2/
Esses cursos valem a pena o valor pago pelo mesmo?
Quero iniciar de um jeito certo com esses Framework's, Cake, Zend ou CI? =)
Sobre desempenho, questão de abrir/utilizar um sistema criado apartir de um framework, muda alguma coisa em termos de velocidade?
Você recomenda/tem algum tutorial ai sobre algum deles? Quais os comandos/funções mais utilizadas de um framework(ex.: CRUD, o que mais além disso?)?
Basta ver a documentação do framework
http://ellislab.com/codeigniter/user-guide/ (codeigniter)
http://laravel.com/docs (laravel)
http://api.cakephp.org/2.3/ (cakephp)
Exemplos acima
TODA documentação ensina TUDO sobre o framework como fazer, o que usar e assim por diante, basta ler, não precisa de CURSO para aprender a não ser que você não seja muito autodidata (na minha opinião é aquele que depende de cursos e afins, desculpe mas não quero parecer grosso ou algo do tipo blz cada um é cada um rsrs..)
Quanto a performance SIM, aumenta em MUITO pois eles já são feitos com a ideia de reduzir o tempo de execução. Coisa que você também fazendo "na unha" teria que se preocupar e MUITO.
@Rudy_jr,
Isso que eu queria ver! Um exemplo simples de utilização com código e bons argumentados.
Me despertou mais a curiosidade e a vontade de aprender um Framework, agora só resta saber qual a escolha certa do mesmo para iniciar e avançar novos trabalhos.
Com certeza vale a pena o cara se quebrar e aprender na "marra", grava melhor o que se faz/fez e aprende melhor, porém com curso ministrado por pessoas mais experientes e as mesmas com um certo tempo no ramo fica mais "fácil" ver o jeito certo e errado de se fazer.
Comecei a estudar PHP em 2006 em um TCC que fiz para conclusão de um curso técnico que fiz em escola pública, o qual a mesma não disponibilizava nada nesta linguagem, quis fazer diferente dos demais e apresentar esse cara para os professores e colegas(talvez porque eu comecei a lidar com ele e gostar muito do que podia ser feito(páginas dinâmicas com banco de dados, rsrsrs))...
Existe muita coisa legal que pode ser feita com a web, único framework que utilizei até agora é o Jquery e acho excelente, com certeza você falando desse jeito todo empolgado me faz ver que também é muito melhor utilizar um em PHP do que continuar na "unha" hehehe..
Dicas, manhas e detonados são sempre bem vindos! rsrsrs..
Obrigado!
A princípio, evite o cakephp, zendfw e outros "gordurosos".
Acompanhe o laravel porque é realmente promissor.
Estou analisando ele, me parece legal
Pra começar a utilizar e entrar nesse mundo do Framework p/ PHP, então vou de Laravel hinom?
É como o hinom disse, tem um futuro promissor, então é bom utilizar...
CodeIgnter e Simfony também são boas opções por estarem mais maduros no mercado, mas experimente o Laravel.
É bom pegar um aplicativo no início do que pegar depois que se torna robusto e cheio de recursos.
Não posso afirmar se o Laravel terá sucesso mas está no caminho.
Estou analisando ele, me parece legal
Ele quem?
@Rogério Santana,
O @Alaerte quis dizer que, eu sou um cara legal e esta acompanhando meus trabalhos....
hsaUHASUHsaUhAHUsauhshu zuuueraaa man's :rolleyes:
IMHO,
O Symfony2 é líder de mercado hoje em dia.
O CodeIgniter é algo da idade da pedra, mal escrito, completamente zuado, sem padrões, etc. etc.
O Fuel (falo da versão 1, a 2 já é legalzinha mas está em desenvolvimento) é nada mais que um fork do CI, mal feito do mesmo jeito
O Laravel só ficou algo decente na versão 4, antes era muito mal feito também, programação orientada à métodos estáticos
O Zend Framework 1 é legalzinho, mas sofre de singletons e vai ser abandonado daqui a um tempo
O Zend Framework 2 é burocrático para carvalho, apesar de ser bem robusto e escalável
O Cake é produtivo, mas para projeto grande acho inviável, além de que precisa instalar um banco de dados de convenções no cérebro
O Lithium está voltando a ser mantido e acho que é melhor do que CI/Fuel/Cake/ZF1 e ZF2 (talvez)
Eu prefiro usar bibliotecas separadas... do Aura, do Respect e até mesmo do Symfony2.
Calcula, pra mim, a raiz quadrada de 1048576 e me diz se vale a pena ou não utilizar calculadora ;)