Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Instalando PostgreSQL no Windows
Para baixar o arquivo entre na seguinte URL e escolha o arquivo para baixar: http://web.cracco.com.br/postg/
1. Extraia o arquivo em uma pasta qualquer, eu recomendo a pasta c:/postgresql. Você pode extrair em qualquer local, esse local depois será lido pelos comandos que você fará no DOS agora.
2. Em uma janela do dos digite os seguintes comandos, vamos supor aqui que eu extraí os arquivos em c:/postgresql e que meu servidor de PostgreSQL irá se chamar localhost.
C:> set PGHOME = c:\postgresql (troque pela pasta do postgre)
C:> set PGDATA = %PGHOME%\data
C:> set PGLIB = %PGHOME%\lib
C:> set PGHOST = localhost
C:> set PATH = %PGHOME%\bin;%PATH%
* Em alguns casos (como o meu [prescot-san]) dessa maneira não funciona, se não der certo, tente ir ao Painel de Controles, Sistema, na Aba Avançado, variáveis de ambiente, em variáveis de sistema clique em Nova (ou New), e coloque:
Nome da Variável: PGHOME
Valor da Variável: c:\postgresql
E faça isso para as outras variáveis
ATENÇÃO!!!
3. Para testar tudo digite “initdb”, desse jeito:
C:> initdb
Se tudo der certo várias linhas de comando automático serão impressas na tela, todas com um “...ok” no final. Quando ele estiver criando a estrutura de banco de dados (acho que no meio dessas linhas automáticas) você poderá achara que ele travou, mas não travou, aqui o comando demorou a processar mas tudo funcionou.
4. Para iniciar o serviço você pode ir pelo DOS ou pelo Painel de Controle. Pelo DOS:
C:> CD postgresql
C:/postgresql> CD bin
C:/postgresql/bin> post_svc –install instala o serviço
C:/postgresql/bin> post_svc –remove remove o service
5. Para iniciar o servidor depois de instalado vá em Iniciar Painel de controle Desempenho e manutenção Ferramentas administrativas Serviços UltraSQL Database Service e inicie o serviço.*
* Eu estava usando o Windows XP Professional com o Painel de controle arrumado por categorias
6. Para gerenciar seus banco de dados eu recomendo baixar um programa que faça isso por você... espero que aproveite... boa sorte!!!
Tutorial feito por: giga_fire
ICQ: 197758522
MSN: thiagophp@hotmail.com
PS: Para usar o postgree com o PHP, você precisa habilita-lo, para isso entre no php.ini, procure pela linha ";extension=php_pgsql.dll" (sem aspas) e descomente-a tirando o ; (ponto e vírgula) do ínicio, reinicie o server e pronto.
Agora você pode usar o postgresql, para isso você pode usar o prompt ou uma ferramenta visual como o DBTools (http://web.psy.uwa.edu.au/dbtools/prosetup230EN.exe), antes de usá-lo você deve criar um usuário no postgresql, entre no prompt, na pasta do postgres, bin e use o arquivo createuser, digite "createuser --help" (sem aspas) para ver as opções, para criar um usuário sem senha use "createuser -a nome_usuario", se você quiser deletar um usuário use "dropuser -U seu_user" (esse seu_user não é o usuário que vai ser deletado e sim o admin), vai pedir o nome do usuário que você quer deletar digite e tecle entre, se tudo der certo vai aparecer "DROP USER", agora você pode criar um db usando o comando "createdb nome_db", se tudo der certo irá aparecer "CREATE DATABASE", agora entre no dbtools, irá aparecer uma tela de configuração, se não aparecer, no menu clique em "Tools/Server/Server Manager", Clique em "Server/Add", do lado direiro irá aparecer os dbs possíveis, escolha "PostgreSQL", em "Server Name" coloque o nome que você colocou na variável de sistema PGHOST (nesse tut foi usado localhost), em Host Name deixe como localhost, em Port Number deixe como 5432, em User ID coloque o nome de usuário que você criou, deixe a senha em branco, em Database coloque o banco de dados que você criou, os outros pode deixar com o padrão, clique em "Server/Save" (ou tecle F2), pra testar clique em "Test/Test Link", vai pedir a senha, deixe em branco e clique em OK, se tudo der certo aparecerá "Connection Successful", clique em Ok e feche essa janela, vai pedir pra atualizar a lista, clique em yes, no lado esquerdo irá aparecer as conexões criada, selecione a que você acabou de criar com o botão direito e em conectar, deixe a senha em branco de clique OK, Pronto, no lado direito irá aparecer informções do postgreSQL, você pode usar o DbTools pra gerenciar seu banco de dados postgreSQL.
Agora, você precisa conecta-lo pelo PHP, para isso, use o código abaixo:
PHP [/tr][tr]$con = pg_connect("host=localhost port=5432 dbname=nome_do_db user=user_criado");[/tr]
Para mais infos: http://br2.php.net/manual/pt_BR/ref.pgsql.php
por: prescot-san
Carregando comentários...