Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
hj tirei a noite pra ler alguns artigos sobre xhtml, css, tableless e padrões web... mas durante toda a minha leitura eu pensava comigo, "mas e o flash, o que será dele?"...eu raramente entro em um site que foi feito utilizando técnicas de tableless e consigo dizer que o site é bonito... funcional até pode ser, mas bonito e atraente... isso é outra história...numa época em que a banda larga está se difundindo, ou seja, velocidade de conexão não é mais problema, o flash é uma grande alternativa para uma internet rica.. com animações... músicas.. efeitos... etc... etc... etc...e a todo momento você escuta alguém falando de padrões... aí eu pergunto pra vcs: e o flash... como q fica nessa história?pelo jeito... sites inteiros em flash... vão virar passado... e eu até gosto dos modelos do templatemosnter... o negócio vai mesclar esses dois mundos...
>
Sim existem vários sites tableless muito melhores do que os feitos em flash ou tabela, você já viu o http://www.csszengarden.com?
A Macromedia com certeza está pensando nos padrões web para as futuras versões do flash, a única coisa que eu acho que impede do flash dominar a web são os padrões web.
[](/topic/124034-padr%C3%B5es-x-flash/?do=findComment&comment=323961)
o Macromedia Flash 2004 tem suporte a CSS ! ele incorpora nos seus "movies" todas as propriedades do CSS.
Algumas Components também incluem XHTML, sem contar que quase toda aplicação dinamica no flash usa XML...
E outra, um site com sons, musicas, efeitos ? Bom em primeiro caso o designer tem q pensar na funcionalidade do site, denifir metas para ele, depois pensar como fazer isso da melhor forma. O flash tem lá suas funcionalidades, um site em flash roda em qualquer plataforma que tenha o plug-in, esse é totalmente acessivel, detalhe, para quem tem o plug-in, e para quem tem uma internet de no minimo, 128 Kbps.
Agora imagina você com sua internet de 56 K, querendo entrar em um site de vai demorar no minimo, 5 min pra carregar, se fosse eu, sinceramente, procuraria o site do concorrente, que talvez pode ser em tableless e carrega em alguns segundos..
Use a famosa estratégia do Banda Larga / Banda Estreita... Faça duas versões, isso se for necessario, uma vez que um site bem estruturado e bem diagramado não precisa de som nen de "efeitos"....
NeoN
Fazer dois sites se for necessário? Eu faço dois sites para ganhar o desenvolvimento de 1. Fica complicado. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/cry.gif
Os Web Standards estão ai para evitar isso. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif
>
Fazer dois sites se for necessário? Eu faço dois sites para ganhar o desenvolvimento de 1. Fica complicado. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/cry.gif
Os Web Standards estão ai para evitar isso. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif
[](/topic/124034-padr%C3%B5es-x-flash/?do=findComment&comment=324079)
Caso o cliente queira, você pode dizer isso.
"Sites em flash são para pessoas com internet rápida, você não acha melhor fazer um versão paralela para usuários de discada ?"
"Devemos pensar em todos seus clientes correto ?"
"Ok. Eu mando o orçamento."
Cobra um adicional e pronto ! Porem com webstandards dá mto bem pra você fazer um site hibrido... easy easy !
flw
Essa seria uma saída. Mas nem todos vão querer.
Acho q isso ta se tornando um mito, quase uma religião... dizer q flash eh pesado...
Isso depende muito
Eu trabalho com flash e sei o peso de colocar um MP3, de usar os componentes do flash... se vale a pena ou não usar o componente da macromedia ou criar algo na hora, dependendo do caso...
Se um site eh pesado eh culpa de quem o criou. Q simplesmente importou um MP3 de 5 mb pra dentro do arquivo, ou uma imagem não otimizada de 400 Kb...
Deem uma olhada nesse flog e digam se eh pesado?
Eu abro ele na minha velha 56kb
Eh um Blog open source, e o arquivo final tem 83Kb, e mesmo assim o flog eh altamente customizavel
Com bom senso se faz otimo sites em flash, sem estarem pesados.
Eu sei, eu admito... ja entrei em sites em flash q demoraram um ano pra abrir, e so tinham algumas fotinhas e nada mais.
É aquele triste exemplo
Sabe qd você entra em um site q tem uma galeria de imagens, e as imagens demoram pra carregar, como se tivessem Megas de tamanho, dai você clica nelas e elas abrem instantaneamente?
Foi falta de bom senso de quem criou a pagina... Ele nem pra criar as miniaturas pra fazer a galeria... Colocou as proprias imagens originais, apenas redimensionadas em tamanho de miniatura e acha o site demais.
As vezes no flash acontece isso... Não é todo mundo q domina bem essa tecnologia. Eu mesmo ainda tenho muito o que aprender...
sem mais
>
Acho q isso ta se tornando um mito, quase uma religião... dizer q flash eh pesado...
Isso depende muito
Eu trabalho com flash e sei o peso de colocar um MP3, de usar os componentes do flash... se vale a pena ou não usar o componente da macromedia ou criar algo na hora, dependendo do caso...
Se um site eh pesado eh culpa de quem o criou. Q simplesmente importou um MP3 de 5 mb pra dentro do arquivo, ou uma imagem não otimizada de 400 Kb...
Eh um Blog open source, e o arquivo final tem 83Kb, e mesmo assim o flog eh altamente customizavel
Eu sei, eu admito... ja entrei em sites em flash q demoraram um ano pra abrir, e so tinham algumas fotinhas e nada mais.
É aquele triste exemplo
Sabe qd você entra em um site q tem uma galeria de imagens, e as imagens demoram pra carregar, como se tivessem Megas de tamanho, dai você clica nelas e elas abrem instantaneamente?
Foi falta de bom senso de quem criou a pagina... Ele nem pra criar as miniaturas pra fazer a galeria... Colocou as proprias imagens originais, apenas redimensionadas em tamanho de miniatura e acha o site demais.
As vezes no flash acontece isso... Não é todo mundo q domina bem essa tecnologia. Eu mesmo ainda tenho muito o que aprender...
sem mais
[](/topic/124034-padr%C3%B5es-x-flash/?do=findComment&comment=324143)
com certeza, porem o site que você passou é em flash, porem estatico....a problematica disso tudo é que muitas pessoas acham que efeitos ou sons deixam todas as pessoas maravilhadas, o que não é verdade, eu pro exemplo odeio ver sites com sons, me dá um desespero aqueles loops e musicas techno tocando, ainda mais pq eu curto mexer no pc escutando rádios no winamp, dai cruza tudo é uma desgraça....
bom, na verdade é fato, se quizer fazer um site decente estuda cada tecnologia separadamente..
neoN
Nao concordo que sites usando Webstandards naum possam ser bonitos... podem sim, e no meu eu jah estou corrigindo umas falhas q apareceram qd passei o markup da w3c.
Já falando em flash, se for p usar e p ser simples. Eu msmo soh sou a favor de sites 100% flash, ou c mt flash se for REALMENTE necessario. Usabilidade vem em primeiro lugar; deve-se pensar sempre na melhor solução.
Eh verdade, usando um flash e passando o markup aparece o erro, devido a tag <embed>...passei num site q desenvolvi com uma soh besteirinha me flash e deu isso...o jeito de contornar eh usando shockwave, mas q naum roda no Mozzila, jah q ainda naum tem plugin Shockwave p Firefox. Um jeito generico eh converter o Flash em Gif...se for simples, sem som ou Actionscript, enfim, ser soh "visual" msmo, e com poucas cores...eh uma boa alternativa.
Bem, essa matéria eh mt boa, eh sobre Flash e Webstandards...Inglês...mas mt boa...vale conferir.
E esse programa converte SWF em GIF...shareware, mas nada q um serial naum resolva.
>
Isso depende muito
É aquele triste exemplo
sem mais
[](/topic/124034-padr%C3%B5es-x-flash/?do=findComment&comment=324143)
Com Webstandards eu baixaria esse flog seu pra no max. uns 35 kb e ficaria igualzinho, pensa bem se você tem certeza que 86 kb é pouco.
ae.beleza povo?pois é... na verdade essa coisa de colocar o flash de um lado e os sites rápidos de outro é um grande mito.. o engraçado é q a própria macromedia não alimenta esse mito.felizmente....heheho flash é uma das tecnologias web mais flexíveis que temos a mão...... como disseram anteriormente.... na nova versão ele está interagindo com CSS ( mas ainda não totalmente......algumas tags apenas)..além de XML que deu um salto impressionante na versão MX 2004....tudo sempre vai depender do resultado do briefing que você fizer para o projeto que foi solicitado....... tudo dependerá daquilo que o cliente quer alcançar.etc..etc...etc.eu acho meio sem sentido esse negocio de colocar Flash x Webstandards.....exemplo........ no projeto para seu cliente está tb alguma coisa do tipo catálogo digital...... e existe a necessidade dos layouts serem semelhantes....... muito provavelmente o catálogo será feito em flash ou director.... o que não quer dizer q o site tb sera feito em flash....... mas poderá ser feito sim em flash. tudo está nessa dependencia do que o cliente espera alcançar gente. a velha frase:"- site em flash é para quem tem internet rápida......". ora... chegar ao ponto de dizer isso ao cliente é atestar desconhecimento na área....... de repente o cliente acha importante manter no site uma pequena animação...... ou ainda uma forma de alterar cores de seus produtos a um simples toque do usuario......ou quem sabe simplesmente tentar passar ao usuario uma experiencia mais agradavel ao passar o mouse em um item e ele deslizar e lhe mostrar a foto em suave movimento...... e mesmo assim você fazer tudo isso e o site ficar abaixo dos 200 kb..... enfim.. isso é apenas um exemplo........ acho q você pode usar qualquer tecnologia q esteja a disposição..desde que não imponha algo que não tenha necessidade e tb não feche os olhos para as possibilidades que existem por ae.outro detalhe.....você pode fazer um site inteiramente em flash e mesmo assim não ter nenhuma animação......... e ficar leve como qualquer outro.....devido a essa integração com CSS, XML, PHP, ASP, CFM, JS, e outras...... o flash tornou-se tb um facilitador...... ele deixou de ser apenas o programinha de animação...... utilizando as actions você diminui muito o peso final do swf e mantem uma estrutura mais limpa e dinâmica. coincidentemente premissas da webstandard.....hehehepor isso tudo eu acho q não se pode esperar padrões em relação ao flash....... a macromedia ainda terá muito a nos mostrar com ele........ além da internet rica, das apresentações multimidias, das publlicações em tempo real (flash paper + cfm + XML), da intranet (web publisher) e da internet convencional ( banda larga ou discada) ..... ele tb manda muito bem em aplicações simples e funcionais.......abraço
Eu concordo que o flash é muito utilizado e para mim é um ótimo recurso visual para internet e de infinitas possibilidades utilizando css ou xml ou actionscript 2. Mas um dos maiores problemas do flash para se aperfeiçoar ao padrão de web (Web Standards) monitorada pela consórcio W3C é a compatibilidade dele com as maiorias das maquinas e motores de busca (celulares, google, palm, etc), onde por outro lado, no xhtml + css você obtem resultados consideráveis.Abraço!
Sim existem vários sites tableless muito melhores do que os feitos em flash ou tabela, você já viu o http://www.csszengarden.com?
A Macromedia com certeza está pensando nos padrões web para as futuras versões do flash, a única coisa que eu acho que impede do flash dominar a web são os padrões web.