Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá pessoal,
Estou em desenvolvimento de um sistema de cobranças, o qual irá utilizar diversas formas de pagamento e quantidade de parcelas. Minha dúvida está justamente nas parcelas, onde o cliente gostaria de ter tudo registrado, como quantidade de parcelas, valores de cada uma (podem ser variáveis) e alguma observação específica em cada. O grande detalhe é que as parcelas podem variar até 24 vezes.
Pensei em utilizar diversos campos, até o número 24, sendo os campos como arrays (valor[], observacao[]). Depois de preenchido eu pegaria a coluna destes campos e as concatenaria utilizando algum caracter separador (tipo "|" ou "\n") e armazenaria numa coluna. Minha tabela no MySQL então seria algo como: id, parcelas, valor, observacao.
É claro que isso demanda um certo trabalho braçal, principalmente na interface de edição destes dados, pois eu teria, sempre que consultar, retornar os valores quebrando-os em array.
Qual seria a forma mais adequada de armazenar? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/ermm.gif
Valeu,
Anderson Mello
Beleza Fabyo, você me deu uma luz.Vou utilizar algo nesse sentido. A questão ainda que me preocupa é para disponibilizar estes campos pro cliente preencher. Como falei no tópico anterior, as parcelas podem ser em até 24x. Então terei vários campos: 24 campos para valores (os valores não são fixos, na maioria das vezes), 24 para observações etc.Talvez o ideal seria eu exibir os campos da cobrança de acordo com uma opção (radio) de número de parcelas selecionada. Exemplo: se o cliente seleciona o número de parcelas como sendo 6, serão exibidos 6 campos para valores, 6 para observações e por aí vai...Pra isso, só usando javascript, pois não pretendo dar um refresh na tela ao fazer esta seleção.Se tiver mais alguma dica, será de granda ajuda. Valeu.[]sAnderson Mello
mas pela logica os valores nao podem variar fora de um padrao, é só você o pegar valor inteiro dividir pelo numero de parcelas e acrescentar os juros, deixa tudo automatico, imagina um sistema tipo casas bahia se acha que eles teriam 24 campos?
eu ja fiz um sistema desses e apliquei o juros , e os juros eram variaveis porque no meu caso ele nao era fixo variava de acordo o produto e parcelas
Sim, pela lógica me pouparia um bom trabalho também! rs...Mas acontece que, especificamente para este sistema, é necessário valores variáveis, pois o argumento de venda dele, muitas vezes, é jogando valores conforme a viabilidade do seu cliente.Pra você entender: há casos em que o cliente faz uma venda de 2.000 reais, em 6 vezes. Porém, o cliente dele pode pagar apenas 200 reais nos dois primeiros meses. E ele assim faz!É complicado, pois há casos totalmente variáveis. Mas, como falei, é argumento de venda dele (que muitas vezes foge do controle).O jeito é no braço mesmo, né?[]sAnderson Mello
a mehor forma é você fazer uma tabela para guardar os dados da cobrança
exemplo
id_cobrança
numero_nota
valor
descricao
data_vencimento
data_pagamento
parcela
explicando:
numero_nota = pelo numero da nota você faz as pesquisas
valor = valor da parcela
descricao = descricao da parcela se tiver
data_vencimento = data de vencimento
data_pagamento = data que foi pago, para controle, porque pode acontecer da parcela ser paga com atraso dai você ja tem um controle melhor
parcela = numero da parcela
dai se você vai gravar uma cobrança de 5 parcelas por exemplo você pega o valor total divide por 5 se tiver juros só acrescentar e dai grava no banco com as parcelas de 1 a 5 e as datas de vencimento na data certa
nao sei se expliquei direito ou nao, mas qualquer duvida posta ai