Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
pessoal... já vi em alguns tutoriais de AJAX falar sobre coisas que não devemos fazer...uma delas é não "cancelar" o botão de Voltar no browser...mas como?sei que não se deve usar essa requisição pra tudo e qualquer coisa.. como por exemplo abrir uma página inteira.. mas vou precisar disso e seria bem interessante manter o history.back()por exemplo o Gmail.. andei analizando.. e pelo que percebo ele abre as páginas (caixa de entrada, itens enviados, lixeira) tudo com requisição XMLHTTPRequest.. não atualiza a página inteira... e sim só que se quer atualizar... mas mantendo o Histórico disso...então, eu gostaria saber como posso fazer isso?
tá, é legal.. mas não cria o histórico no navegador!não tem como criar o histórico no navegador?vlw
não...como eu fiz, você pode simular.Foi o que eu fiz no meu exemplo.
Pessoal!!! dei uma pesquisada rápida aqui... não to participando muito aqui do fórum por falta de tempo realmente! não sei se vocês já estão por dentro disso!! mas hoje resolvi procurar uma solução pra essa minha dúvida aí de um tempo atrás... e achei a solução!
vou postar o link... é bem complexo.. mas já testei e funciona!
http://codinginparadise.org/weblog/2005/09...s-and-back.html
:D
No meu site eu to pensando em fazer um historico via banco... a pagina tem login entao da pra fazer certinho, pois se o kra aperta pra voltar ele voltaria pra index, mas a index detecta q ele ta logado e redireciona pra ultima pagina q consta no histórico do banco de dados.Não sei ainda se vai dar certo, mas é o q eu to pensando...ainda to resolvendo problemas mais importantes para o meu publico alvo.
é isso que falasse pode até ser uma solução, mas não a correta!porque não estaria voltando pelo histórico, estaria carregando a página novamente.
vou postar o link... é bem complexo.. mas já testei e funciona!
Realmente é muito bom se funciona mesmo. Parabéns pelo achado ae. hehehEu acho que nunca irei usar pois na minha opinião não se deve usar ajax dessa forma (pra carregar a pág inteira). É só uma opinião...Mas pros que gostam é uma ótima solução.
Pessoal!!! dei uma pesquisada rápida aqui... não to participando muito aqui do fórum por falta de tempo realmente! não sei se vocês já estão por dentro disso!! mas hoje resolvi procurar uma solução pra essa minha dúvida aí de um tempo atrás... e achei a solução!vou postar o link... é bem complexo.. mas já testei e funciona:D
http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif Caro amigo YetiH, teria como você disponibilizar o código final que você usou e dar uma explicadinha??? o negócio ta todo em ingles (e a tradução do google é uma bosta)Tem que ter algum framework pra trabalhar com esse código??Obrigado!!!
Historico do Browser não eh possivel ... simular eh uma coisa .... ja que o codigo tem que verificar onde o kra tava ... mais não passa de um "gambiarra" ... mais pode ser a solução pra alguns ...existem por ai muitos topicos de as "10 leis" que se pode e não fazer com ajax ... sugiro ler :) "http://blog.elcio.com.br/10-lugares-aonde-voce-deveria-usar-ajax/"A e quanto a Gmail ... ele eh magico :)
Completando o maniacs:
É incrível como o tempo passa rápido!
Faz mais de 1 ano que abri esse tópico, e sério como parece que foi semana passada!
Isso porque eu não pude mais participar do fórum a algum tempo e eu quase não tive mais a oportunidade de utilizar AJAX, HTML e afins... só tou em Flash praticamente. Mas não pude deixar de rever esse tópico e não comentar nada.
micox eu concordo que não se deve utilizar AJAX pra carregar uma página inteira... mas existem situações onde um conteúdo carregado é ligeiramente grande, e o usuário querendo ou não vai tentar voltar pelo histórico.
maniacs "A e quanto a Gmail ... ele eh magico"
Que comentário é esse? O Gmail é Mágico? Você quis dizer que o que vemos e utilizamos no Gmail é ilusão? Porque mágica é ilusão.
O Gmailé um grandioso exemplo para mostrar para o micox a utilização de AJAX com um precioso retorno pelo histórico, você é contra o Gmail? Devia agradê-lo e seguí-lo de exemplo.
O Box.net também é um grande exemplo.
Para o Weverton N e outros que não entenderam e querem utilizar isso, é só baixar os exemplos ali do Coding in Paradise no seguinte endereço DhtmlHistory
Vocês também podem ver mais exemplos nesse site, que além do DhtmlHistory fala sobre o HistoryStorage, e sobre um problema que o DhtmlHistory não funciona no Safari.
E podem baixar tudo isso e mais um pouco como a Biblioteca Sarissa e os X events aqui.
Sarissa é uma biblioteca ECMAScript cross-browser que ajuda na incompatibilidade entre os browsers nas requisições XMLHttpRequest e com mais alguns métodos úteis.
Biblioteca X é uma coleção de funções e objetos Javascript cross-browser. É entendida como um recurso que você pode escolher o que quiser dela, não precisa incluir toda sua biblioteca. Aí no site tem vários exemplos.
Para o maniacs que chamou isso de gambiarra eu chamaria de solução.
DhtmlHistory é um framework! Sua classe fornece uma abstração do histórico para páginas AJAX.
As páginas Ajax adicionam eventos ao histórico do browser "add()", especificando novas localizações e dados associados ao histórico. A classe DhtmlHistory atualiza o URL atual do browser usando um link hash, tal como a #nova-pagina, e associa dados do histórico com esse novo URL.
Bom, é isso, valeu!
exemplo:
http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=164968