Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Tem casosem que a mesma coisa pode ser feita por JAVASCRIPT e por PHP, exemplo datas, redirecionamentos,e mais um monte de coisas:gostaria de saber até aonde é melhor trabalhar, do lado do cliente(JAVASCRIPT) ou do lado do sevidor(PHP):Grato.Hugo Amaral
OK!para validações é seguro usar os dois!tem varios casos em que fico sem saber o que é melhor,ex:posso desabilitar um campo com JAVASCRIPTdocument.form.campo.disable=trueou colo colocar um condição em php retornando readonly dentro do input.<input type="text" name="" <?php if($tipo=1){ echo 'readonly';}?>mas vai depender muito do caso.e ainda tem muitas coisas que você pode optar por fazer em HTML JS CSS PHP, ou tudo junto.A programação web é mesmo maravilhosa, a ainda mais quando usamos softwares livres.
veja nao sou mestre no assunto rsrs, mas eu penso assim, faço validações tanto em javascript quanto em php.a vantagem do javascript e que nao precisa fazer uma consulta no servidor e retornar uma resposta, tornando a operação mais rápida, mas por outro lado devemos trabalhar com a ipotese de que pode estar desabilitado no cliente!.alem do mais se alguem salvar sua pagina html, podera editar e desabilitar o javascript facilemtente, em um form por exemplo.ai entra o php para validar, eu procuro sempre usar os 2 juntos.valews.