Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Dá-lhe rapa!Então galera, pintou uma dúvida de programação orientada a objeto aqui que esta me matando.Estou criando um script de login para um sistema OO... E documentando as minhas classes no jude, surgiram os problemas ...Bom, chega de lero lero ... esta correto eu modelar da seguinte forma:- Class Sessao;- Class Usuário;- Class PersistenciaDados;Então, creio que este tópico vá se prolongar por muitos e muitos posts, essa é só a modelagem inicial, as classes estão corretas !? Está faltando mais alguma !? Alguma consideração/observação?Gostaria de uma ajuda tb, para criar os métodos e os atributos com as suas respectivas visibilidades.Valeu feras!
a classe Sessao faz o que ?
Então o objetivo dela é criar uma session, com os dados do usuário logado.
Esta classe não vai tratar também os privilégios ?Se sim, pq não pensa em tratar os privilégios por módulo ou programa.Precisa ter uma classe session ? Não pode simplesmente ser um método de Usuario, por exemplo no método Logar() você cria sessão e faz tudo o que for necessário.Esta classe não vai tratar também os privilégios ?Se sim, pq não pensa em tratar os privilégios por módulo ou programa.Precisa ter uma classe session ? Não pode simplesmente ser um método de Usuario, por exemplo no método Logar() você cria sessão e faz tudo o que for necessário.
Esta classe não vai tratar também os privilégios ?Se sim, pq não pensa em tratar os privilégios por módulo ou programa.Precisa ter uma classe session ? Não pode simplesmente ser um método de Usuario, por exemplo no método Logar() você cria sessão e faz tudo o que for necessário.Esta classe não vai tratar também os privilégios ?Se sim, pq não pensa em tratar os privilégios por módulo ou programa.Precisa ter uma classe session ? Não pode simplesmente ser um método de Usuario, por exemplo no método Logar() você cria sessão e faz tudo o que for necessário.
sim, sim é uma boa, mas no método logar da classe usuários, eu posso criar um novo objeto da classe sessão! Esta errado dessa forma ?!?Sobre os privilégios, eu não entendi muito bem ...
o que o Walace falou ta certo nao precisa de uma classe só para criar sessoes, foi por isso que perguntei por ela, e as permissoes é para fazer um login limitando acesso a certa areas do site
Ok, entendi ... classe sessão eliminada, realmente não há o porque mantê-la.Sobre as permissões, eu pretendia setá-las com algum método da class usuário.masssss... não é o usuário que seta as permissões ...vishe ... será necessário uma classe para as permissões de usuário!?
geralmente as permissoes você resgata de um select no banco de dados, nao precisando de uma classe para isso
Beles .. é interessante tb...E sobre a classe Persistencia de Dados que eu criei ..vcs acham interessante !?p/ falar a verdade, um colega do meu serviço que me disse, que seria interesse uma classe para persistencia de dados.Eu li alguns artigos na internet sobre persistencia de dados, mas não entendi muito bem a sua funcionalidade...Alguém poderia me explicar ![]'s valeu feras!!
Bom, sobre os privilégios eu criaria uma classe Programas ou Rotinas e outra classe que ligaria esta à classe usuários e com as permissões de inclusão, alteração, exclusão, consulta, etc.
Beleza, galera, valeu ...Vou documentar as classes, e postar a estrutura no forum...valeu pela ajuda
a classe Sessao faz o que ?
o que o Walace falou ta certo nao precisa de uma classe só para criar sessoes, foi por isso que perguntei por ela, e as permissoes é para fazer um login limitando acesso a certa areas do site
Oppaaaa ....Então gente, resolvi ressucitar o tópico porque, me surgiram algumas dúvidas ...Pensando, no banheiro(rs), no login em OO que vou fazer ... Eu me lembrei, o porque da classe SessaoEla existe, pois, sempre que alguem entrar no sistema, e tentar fazer um logon, eu vou ser obrigado a instanciar um objeto da classe usuário para utilizar o método Login();Ai eu pensei: E se o usuário, não estiver cadastrado no banco, e se for alguem tentando invadir, vou ser obrigado a ficar instanciando uma classe usuarios, sempre que alguem tentar logar ...Por isso, com a minha classe Sessao, eu só instancio um objeto da classe Usuario, se o método Login da classe sessao retornar true ....Ps.: Não estou querendo tornar a classe usuarios estatica para acessar o método logar, sem antes instancia-la.Valeu[]'s feras
Alguém tem alguma opnião ou dica !?desculpa o up.
Pessoal..... to começando a aprender a mexer com o Zend agora. Queria aprender a fazer um sistema de login. Creio q muito do q falaram, ajudaria.... mas tem alguma classe na net será?
Opa!Entao, aproveitando o up!Alguem pode me explicar a importancia de ter uma classe factoryou seja, uma fabrica de objetos. Eu vi no site do php, e nao entendi muito bem.[]`s