Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Ola. viajantes do mundo PHP tudo em riba?Bem como vi muitos me mandam MP outros me falam no MSN e assim vai...Então eu irei dar algumas dicas aqui de como se cobrar um sistema ou site por exemplo.Bem vamos a alguns fatores. importantes.1º - Seja Pontual em sua postura de entregar o projeto no prazo pois se você disse que iria ser tal dia tal dia tem que está pronto.. Essa 1º passo é mais importante de tudo para falar a verdade pois por causa dela nossa aréa está ficando mal vista por ter certos Programadores que dizem que vai fazer tal data e chega na hora inventa um monte de desculpas e assim vai.. Vou ser sincero eu já fui assim pegava um trampo e não conseguia termina e porque não conseguia? porque eu ficava brincando no micro quando pegava serviço ao invez de me dedicar a ele a quele tempo. em fim isso não vem ao caso pois hoje mudei essa minha postura. Pois cai na realidade que isso é minha vida daqui pra frente2º - Crie um Briefing com o cliente pega tudo que ele quer escreva no papel elabora um "Caso de Estudo" do que reamlemte seu cliente quer. Póis um cliente sempre vai chegar em você e falar 1000 e muitas coisas que na verdade são coisas que não vem ao caso do objetivo do sistema ou site. Mostre a ele o caminho das pedras.3º - Depois de ter o Briefing aprovado pelo seu cliente é hora de começar a analisar o projeto. se preferir crie um Caso de Estudo. o que seguinifica isso? o Caso de Estudo nada mais é do que você criar elementos dentro desse sistema e suas ações.Vamos imagina que seu cliente é uma loja de carros onde eles equipam carro que seria "tunar" eles. Bem vamos fazer um Estudo de Caso aqui.Estudo de Caso:Autor: Atendente Informa o numero da placa do carro ou CPF do cliente Verifica dados cadastrais [i1] Cadastra cliente || Cliente existe Informações sobre o Veiculo* Peças do veiculo......e assim vai. veja que você está tendo uma visão de como o sitema vai funcionar não importa o que vem depois algo como Pintar você não precia detalhar essa parte pois o sistema não irá pitar o carro para você e sim o pitor que terá o ticket que você imprimiu dos pedidos do cliente. =)4º - Depois do estudo de caso você terá uma pequena ideia do projeto então trace um Diagrama de cada parte do projeto, UML 2.0 seria indicado nesse lugar.5º - Calcule o tempo que você iria demorar para fazer cada parte do projeto. Fazendo isso você terá como propor o valor por hora sobre o tal projeto.6º - Informe prazo com pelo - 4 dias a mais do previsto pois se você entregar antes o cliente vai adorar =), lembre-se cliente feliz faz seu bolso sorrir =D7º - Caso você venha a cobrar um valor muito alto dependendo do projeto. negocie com seu cliente informa ele que ele poderia pagar por Modulos de seu projeto.Ex: Um sistema de noticia é um modulo, um newsletter outro modulo, e assim por diante ai você dertemina o tempo e valor para cada modulo assim o cliente escolho o que é prioridade para ele no momento até ele ter o dinheiro para completar todos os modulos =)Bem acho que esses itens ae... existe varios outros mais a principio seria isso...Postem mais ae galera... bora deixar isso aqui legal =)
Carregando comentários...