Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Amigos, gostaria de algum artigo, dicas, problemas que se passaram com report builder, saber se é confiável, etc pois trabalho com ele e vivo tendo problemas entre fazer um relatório aqui e no cliente sair errado, com difirenças, pulando, sem pular, uma dor de cabeçca imensa
Uso Epson Lx300+ para os testes e no cliente usam outras impressoras. Não era pra sair a mesma coisa? PErcebo a relação entre driver, impressora, layout do report builder (*.rtm)
Outra coisa: é confiável mudar o layout em tempo de execução ou somente em desenvolvimento?
O que vcs indicam para imprimir em matriciais? ZReport, Fortes ? Impressão direta?
Onde encontro documentação, dicas, enfim, conteúdo para este report builder?
sem mais, obrigado!!!!!!!!!!!
Opa amigo, obrigado pela dica.
Aqui algumas informações que encontrei...
Dados pagina oficial - dallas, texas - http://www.digital-metaphors.com/
News Server: news.digital-metaphors.com
http://delphi.newswhat.com/geoxml/forumlis...igitalMetaphors
(Marcos Cantu que hospeda news ou que mantém, +- isso)
Ultima versão 10.05!!!!!!!!!!
(estou com reportbuilder enterprise edition version 7.02, sera compensa trocar, nao sei...)
Encontrei http://www.digital-metaphors.com/tips , estou procurando senha, deve ter boas dicas.
Quanto a dicas práticas me recomendaram:
especifico para impressão matricial , ZReport, Fortes Report
ou então manipular manualmente um arquivo texto enviando-o direto para impressora
- verifique as propriedades do mesmo como por exemplo MANTER O GRUPO UNIDO, etc
- para Matriciais eu nãoo recomendo... (ja nao é o primeiro que fala isso...)
- outro componente, que tb é muito bom, o RDPrint...
Coloco abaixo o que encontrei no forum, estou lendo e resumindo
(muito grande as anotacoes, procurando um ftp free para postar um txt)
mas resumi de http://delphi.newswhat.com/geoxml/forumhis...ilder.tech-tips
ate mais e obrigado
Obrigado por compartilhar conosco essa dica...
flw aew! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif
up - Para mais informações, problemas conhecidos etc
Entrei no forum ja citado acima, peguei varios artigos e dicas praticas que eles propoem, indicam
Estou dando uma "traduzida" para mim.
Me indiquem um lugar que possa postar isso (o ingles e as anotações minhas tb, porque não) pois pode ser uma ajuda para nos mortais obrigados a usar o report builder, que pelo que pude ver, funciona bem, mas as matriciais que não trocam muita ideia com o RB....
Até
Se você não tiver onde colocar para fazer o download manda no meu e-mail:
hugo.slepicka@gmail.com
que ai eu do um up no site lá e coloco o link pra galera baixar...
flw aew!
Ok, mandarei sim. A parte em português é somente anotações rapidas, não muito bem editadas devido correria mas.... mandarei os dois!!!!!!!!
Ate
Fico no aguardo então...
Obrigado por compartilhar conosco essas anotações... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif
Pessoal, achei um tutorial que ainda nao tinha visto sobre o report builder e compartilho com vcs. Veja o indice dele no final da mensagem. Pelo que corri o olho, é um tutorial que jtem varios esquemas práticos de como se fazer relatórios. Mas não aborda o que pega no report builder (pelo menos para mim) impressão com matriciais
neste site tem, é necessário cadadastro. O site está em pt-bra, o arquivo em ingles
No mais, estou fazendo testes ate agora com sucesso usando driver generic text only, configurando ele como se fosse DOS.... Imprimindo em texto, menos dor de cabeça e parece sair aqui e em todas as impressoras.... Quando terminar meus testes posto o que consegui
Outra coisa, alguem tem a revista active delphi 011 ? tem materia sobre report bulder, queria ver algo
Pessoal, tudo e qualquer coisa sobre report builder me ajudem e ajudem outros tb, postando aqui dicas e experiencias
sem mais,
Indice:
OVERVIEWIntroduction 3 Installing ReportBuilder 6 The Best Way to Learn ReportBuilder? 9 A Quick Test Spin 10 Elements of the User Interface 13 Working with the Report Designer 16 The Delphi Component Palette: RBuilder tab 27 The ReportBuilder Component Palette 29 Reporting Basics 31Advanced Techniques 33 Anatomy of a Report 33 Report Engine: One Pass or Two? 35 Printer Setup: Taking Control 36 Printing a Report from a Text File 37 Controlling the Built-In Print Preview Form 38 Replacing the Built-In Print Preview Form 39 Creating a Custom Report Viewer 40 Reports as DLLs 41 ShiftRelativeTo? (Dynamic Report Layouts) 42 Creating Your Own Device 44 Report Templates: Up Close and Personal 45The End-User Reporting Framework 46 What does it do? 46 Technical Breakdown 47 Customizing for Your Database 49Report Tutorials 50 Creating a Report via the Data Tree 50 Creating a Report via the Report Wizard 56 A Simple Report the Hard Way 62 Groups, Calculations and the Summary band 70 Using Regions to Logically Group Dynamic Components 86 Forms Emulation with a WMF image 93 Master Detail Report 102 Master Detail Detail Report 114 Interactive Previewing with Drill-Down Subreports 124 Hooking Reports together with Section-Style Subreports 126 Using Columns to Create Mailing Labels 135 Printing to a Text File 138 Printing from a Text File 141 Using the JITPipeline to Print from a StringGrid 145 Using the Rich Text Component for Mail/Merge 152 Application Tutorials 156Building a Reporting Application 156
Amigos,
Atualizando o tópico, funcionou o esquema Report Builder x Generic Text Only - Driver para impressão somente texto do proprio windows.
Pelo menos o histórico aqui da firma era:
Agora com:
Me proporciona:
Ou seja, impressão direta com comandos primários para a impressora.... Impressão gráfica somente deskjet, laser, até que rola, mas matriciais imprimindo em gráfico = dor de cabeça
Mais detalhes solução (pelo menos até agora):
(iniciar / config / impressora / direito no drive generic only text)
nome : [Use mesmo nome no Layout do RB e no Driver]papel : LetterPaper Feed: <1B>C! ()Font : US (ANSI) 1252 (padrão que veio aqui)Digito os comandos em CPI 12, 15, 17 tipo Para LQ 570+ e LX 300+ Select 10cpi <1B>!<00> Select 12cpi <1B>!<01> Select 17cpi <1B>!<04>()configura para meia pagina tam papel, tem comando para letter inteiro, etc)- Esses comandos <1B>C! ou <1B>!<00> é o seguinte: Existem comandos que todos conhecem para controlar a impressora no delphi. Por exemplo mandar para lpt1 comando chr(27)+chr(33)+chr(0) me configura a impressora para 80 Colunas - 10 Cpi (tamanhos colunas e espaçamento, 10 Caracteres por Polegada)
80 Colunas - 10 Cpi
chr(27)+chr(33)+chr(0)
96 Colunas - 12 Cpi
chr(27)+chr(33)+chr(1)
136 Colunas - 17 Cpi
chr(27)+chr(33)+chr(4)
160 Colunas - 20 Cpi
chr(27)+chr(33)+chr(5)
vi em algum lugar da internet que
chr(27) = <1B> (no driver da generic)
chr(33) = ! (digite alt+33, dá !, baaaah)
chr(1) = sei la. ai testei <01> e funcionou....
Ah, lembrei como fiz para chegar que, ex, 80 colunas 10 cpi, comando chr(27)+chr(33)+chr(0) corresponde <1B>! :
Criei projeto delphi
criei text
criei um botão
neste botão, digitei algo assim text1.text := chr(27)+chr(33)+chr(0)
rodei
apareceu um caracter estranho na tela
selecionei com mouse, fui driver, colei a apareceu <1B>! . Analisando conclui o resto...
Portanto
Modo Impressão Comandos "Delphi" Comandos driver_80 Colunas - 10 Cpi chr(27)+chr(33)+chr(0) <1B>! _96 Colunas - 12 Cpi chr(27)+chr(33)+chr(1) <1B>!<01>136 Colunas - 17 Cpi chr(27)+chr(33)+chr(4) <1B>!<04>160 Colunas - 20 Cpi chr(27)+chr(33)+chr(5) <1B>!<05> (nao testei mas deve ser)- Fontes padroes no RB: Quando se instala o driver e você indica no RB em Arquivo / Configurar Pagina / Impressora / Impressora o driver gereneric text only
Aparece as fontes padrões:
device font 10cpi
device font 12cpi
device font 17cpi
Ai você usa essas fontes. Onde você usar a fonte device font 12cpi, exemplo, o a impressora vai aplicar a compactacao que você definiu no driver no campo Select 12cpi (no caso <1B>!<01>), pode ser outra. Pegue o manual da impressora, no final, tem tudo isso ai
Creio que é só. Espero que continue dando certo e que possa tb auxiliar outras pessoas
Ate mais!!!
Bom, eu utilizo muito o Report Builder aqui na empresa...
Se você usa grupos nele, verifique as propriedades do mesmo como por exemplo MANTER O GRUPO UNIDO, entre outras...
para Matriciais eu nãoo recomendo...
Utilizo um outro componente, que tb é muito bom, o RDPrint...
gosto muito de usá-lo!!!
qq dúvida é só postar... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif