Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Pessoal, tenho um formulário com radio buttons (ambiente ASP) onde ao clicar neles preciso que abra um "textarea". Como?Poderiam me dar uma dica.... acho que como o "getElementById" consigo, mais ate agora nada.Obrigado
pelo value do radiobutton, dá!faça uma função "if else" com o value do radio, ok?
Tiago, agradeço muito sua resposta, mas vamos lá, eu sou iniciante em javascript, da uma palinha aí por favor.o codigo:<form name="form1"> Elogio<input type="radio" name="elogio" value=" "> Sugestao<input type="radio" name="sugestao" value=" "> Informação<input type="radio" name="informacao" value=" "> Reclamação<input type="radio" name="reclamacao" value=" "> <input name="" type="reset"></form>Qual comando no value? e o javascript?Obrigado!
Tiago, agradeço muito sua resposta, mas vamos lá, eu sou iniciante em javascript, da uma palinha aí por favor.
Por isso mesmo que não posso fazer o trabalho para você e sim lhe dar as dicas, vamos lá...-Todo radio tem que ter um valueEm qualquer radio clicado aparece o textarea?Se use o evento onClick nos radios com uma função...Faça isso e retorne, ok?
>
Tiago, agradeço muito sua resposta, mas vamos lá, eu sou iniciante em javascript, da uma palinha aí por favor.
Por isso mesmo que não posso fazer o trabalho para você e sim lhe dar as dicas, vamos lá...-Todo radio tem que ter um valueEm qualquer radio clicado aparece o textarea?Se use o evento onClick nos radios com uma função...Faça isso e retorne, ok?
Sim, em qualquer radio clicado aparece o textarea.<script language="javascript">function abrirtextform()var elogio = document.elogio.checkedvar sugestao = document.sugestao.checkedvar informacao = document.informacao.checkedvar reclamacao = document.reclamacao.checked document.getElementById ...................</script><form name=form1>Elogio<input type="radio" name="elogio" onClick="abrirtextform()">Sugestao<input type="radio" name="sugestao" onClick="abrirtextform()">informacao<input type="radio" name="informacao" onClick="abrirtextform()">Reclamacao<input type="radio" name="reclamacao" onClick="abrirtextform()"></form>Preciso completar o getElementByid...obrigadoAgora melhorou, gostei de ver, você foi atrás do que queria, vou adaptar o que fez:
function abrirtextform(){ var radios = document.getElementsByName("radio"); for(var i = 0; i < radios.length; i++) { if(radios[i].checked) { document.getElementById("textarea").style.display = "block"; } }}
HTML:
<form name=form1>Elogio<input type="radio" name="radio" value="E" onClick="abrirtextform()">Sugestao<input type="radio" name="radio" value="S" onClick="abrirtextform()">informacao<input type="radio" name="radio" value="I" onClick="abrirtextform()">Reclamacao<input type="radio" name="radio" value="R" onClick="abrirtextform()"><div id="textarea" style="display: none"> <textarea id="textarea" cols="200" rows="2"></textarea></div></form>
certo?
>
Agora melhorou, gostei de ver, você foi atrás do que queria, vou adaptar o que fez:
function abrirtextform(){ var radios = document.getElementsByName("radio"); for(var i = 0; i < radios.length; i++) { if(radios[i].checked) { document.getElementById("textarea").style.display = "block"; } }}HTML:
<form name=form1>Elogio<input type="radio" name="radio" value="E" onClick="abrirtextform()">Sugestao<input type="radio" name="radio" value="S" onClick="abrirtextform()">informacao<input type="radio" name="radio" value="I" onClick="abrirtextform()">Reclamacao<input type="radio" name="radio" value="R" onClick="abrirtextform()"><div id="textarea" style="display: none"> <textarea id="textarea" cols="200" rows="2"></textarea></div></form>certo?
Certo Tiago, funcionou perfeitamente, muito obrigado, eu coloquei um botão "reset" para quando o usuario clicar o radiobutton errado possa resetar tudo, inclusive o textarea, do jeito que eu coloquei só reseta os radiobuttons e não o textarea. Como fazer para resetar tudo.
veja final do código:
<form name=form1>
Elogio<input type="radio" name="radio" value="E" onClick="abrirtextform()">
Sugestao<input type="radio" name="radio" value="S" onClick="abrirtextform()">
informacao<input type="radio" name="radio" value="I" onClick="abrirtextform()">
Reclamacao<input type="radio" name="radio" value="R" onClick="abrirtextform()">
<div id="textarea" style="display: none">
<textarea id="textarea" cols="25" rows="5"></textarea>
</div>
<input name="reset" type="button" value="Reset">
</form>
Tiago, mais uma vez obrigado.
E aproveito para lhe perguntar o nome de algum bom livro de javascript para iniciantes (bbb) bom, bonito e barato.
Abço
Ok, coloque isso:
<input type="reset" value="Limpar" onClick="document.getElementById('textarea').style.display = 'none';">
Tiago, mais uma vez obrigado.E aproveito para lhe perguntar o nome de algum bom livro de javascript para iniciantes (bbb) bom, bonito e barato.Abço
Cara até os 2 primeiros b's beleza, o difícil é o último, o que eu use é este do meu avatar: "java script: O Guia Definitivo", mas ele custa de R$100,00 à R$140,00 meio salgado, mas conserteza será uma excelênte aquisição
pelo value do radiobutton, dá!faça uma função "if else" com o value do radio, ok?