Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
galera ja ajudei 2 pessoas com o mesmo problema, e acho bom compartilhar isso com vcs...
bem, quando você está desenvolvendo um site quantas paginas você cria? e quantas são iguais?
e quando você precisa alterar um menu aumentando 10px de width, e ai tem que varrer 100 paginas diferentes alterando a mesma coisa em tudo?
heuehue..
isso é uma complicação para nossas vidas...
ehuehue...
antes de começar, gostaria de explicar os motivos principais do uso dessa forma de web:
1° - Você trabalha menos
2° - O Site fica mais leve e mais rapido
3° - Segurança! O usuario por mais esperto que seja nunca vai adivinhar o nome da pagina do conteudo!
bem, vou explicar a forma que utilizo na maioria dos meus sites que facilita muito a vida.
a logica do que quero mostrar é simples...
você cria uma pagina padrão, como se fosse a BASE do site...
a partir dai você não precisa mais fazer menu, ou TOP, apenas o conteudo ao qual o usuario está visitando...
parece um pouco confuso.. mais não é vou mostrar na pratica como fica o que quero compartilhar!
bem primeira coisa é você criar o LAYOUT do seu site, crie tabelas, menus, imagens, deixe bem bunito a aparencia! mais crie uma vez só e nomei-o de index.asp
segue um exemplo:
index.asp
<title>SITE \o/</title><table width="100%" border="1" cellpadding="0" cellspacing="2" bordercolor="#666666"> <tr> <td height="193" colspan="2" valign="top" bgcolor="#CCCCCC">TOPO</td> </tr> <tr> <td width="25%" height="292" valign="top" bgcolor="#EBEBEB">MENU</td> <td width="75%" valign="top" bgcolor="#F8F8F8">CONTEUDO</td> </tr> <tr> <td colspan="2" valign="top" bgcolor="#CCCCCC">RODAPÉ</td> </tr></table>
até ai tudo bem certo? só contem HTML por inquanto.....
vamos a parte lógica agora.
dentro deste codigo no TD CONTEUDO vamos iniciar o procedimento de inclusão de pagina.
funciona da seguinte forma: nos links do menu, você não vai colocar o link para a pagina direto, ex: <a href="paginadedownloads.asp">downloads</a>
você vai colocar uma QueryString da seguinte forma:
<a href="?pagina=downloads">downloads</a>
por que?
porque dentro do TD Conteudo iremos fazer uma verificação de qual pagina o usuario solicitou e executa-la apartir do <!--#include file="pagina.asp"-->
vamos à prática:
<title>SITE \o/</title><table width="100%" border="1" cellpadding="0" cellspacing="2" bordercolor="#666666"> <tr> <td height="193" colspan="2" valign="top" bgcolor="#CCCCCC">TOPO</td> </tr> <tr> <td width="25%" height="292" valign="top" bgcolor="#EBEBEB"><p>MENU</p> <p><a href="?pagina=link1">:: LINK 1</a><br> <a href="?pagina=link2">:: LINK 2</a><br> <a href="?pagina=3">:: LINK 3 </a></p> </td> <td width="75%" valign="top" bgcolor="#F8F8F8">CONTEUDO<br> <% pagina = Request.QueryString("pagina") '------ RECUPERAMOS A PAGINA SOLICITADA ----- ' select case pagina '------ COMEÇO DE VERIFICAÇÂO DA PAGINA -------' case "link1" '-------- CASE SEJA A PAGINA LINK 1 INCLUIMOS ELA NO CENTRO DO SITE ---- ' %> <!--#include file="paginaLink1.asp"--> <% case "link2" ' ----- e assim por diante ----' %> <!--#include file="paginaLink2.asp"--> <% case "link3" %> <!--#include file="paginaLink3.asp"--> <% case else '----- esta parte é importante, caso a pagina que o usuario digitou não exista ou por algum motivo você a tirou do ar ele colocará o counteudo de uma pagina contendo informações que a pagina solicitada não existe' %> <!--#include file="PaginaInexistente.asp"--> <% end select '---- FINALIZAMOS A VERIFICAÇÂO ----' > %> </td> </tr> <tr> <td colspan="2" valign="top" bgcolor="#CCCCCC">RODAPÉ</td> </tr></table>
tudo bem até ai? seguiu o codigo?
se você seguiu você intendera...
caso contrario post sua duvida aqui!
continuando...
as paginas solicitadas devem estar no root da pagina index.asp.
então crie as paginas paginaLink1.asp, paginaLink2.asp, paginaLink3.asp e por ultimo PaginaInexistente.asp
dentro dessas paginas você soh insere o CONTEUDO da tal....
não é necessario criar outro menu, nem outro top, nem nada... apenas o texto, ou o que for....
entenderam aonde chegamos?
é isso então.... qualquer duvida posta ai!
tomara que ajude vcs! eu lembro da minha epoca de aprendizagem, o quanto eu pastava para deixar todos os menus e paginas iguais!
heuheuhe
desculpem os erros de portugues e otografia, é que da mto trampo digita certinho.. ehuehuehue
att
Carregando comentários...