Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá, sou mais um novato na área.Gostaria de entender qual seria a melhor maneira de trabalhar com o nome e o sobrenome em um formulário de clientes.Veja bem, tenho no meu formulário de cadastro de clientes 3 campos: primeiro nome, sobrenome, nome do meio (estilo americano).Pois bem, eu posso modelar o banco de dados com esses três campos, certo.Só que fiquei na dúvida quando a forma de fazer consulta.Ou seja, se meu usuário vai procurar pelo cliente Virgulino Ferreira das Lamparina, ele poderá digitar apenas "Lamparina", porque é tudo o que ele tem por enquanto, e daí? Como saber se deve buscar em nome ou sobrenome?Bem, então, talvez a melhor maneira de modelar seria criar apenas um campo onde meu código php vai gravar o Primeiro Nome, Sobrenome e Nome do Meio tudo junto. Seria isto? Esta seria a melhor opção? Assim, se o meu usuário estiver procurando pelo dito cujo do Virgulino, mesmo que ele tenha apenas Lamparina, ele vai achar com uma simples busca tipo, "SELECT nome FROM clientes WHERE nome LIKE %$var-cliente% ? Há alguma maneira mais inteligente de trabalhar esses dados?Veja bem, na verdade esta modelagem seria para um formulário que receberá cadastro de candidatos a trabalho, não haverá relacionamento entre nome ou sobrenome para outra tabela. Pelo menos o cliente (que gosta de mudar de opinião) disse que não será necessário.Agradeço antecipadamente qualquer ajuda.Valeu!!!!
Carregando comentários...