Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Amigos macreiros,
Tenho visto muitas macros sem qualidade, sem qualquer planejamento e com um resultado final à desejar.
De forma alguma quero atribuir às minhas macros, a perfeição ou a excelente qualidade, mas algumas técnicas já consigo aplicar quando estou à campo em busca de insetos.
1 - Em primeiro lugar, a previsão do tempo.
Já pensou sair para um safari e no meio da sessão, focalizando aquele inseto difícil de se encontrar, cai uma chuva daquelas, molhando voce e seu equipamento?
Hoje existem sites que têm um bom índice de acertos na previsão do tempo. Em Santa Catarina eu uso o http://ciram.epagri.rct-sc.br:8080/cms/index.jsp
2 - O fotógrafo.
Os insetos são sensíveis às cores vivas portanto use roupas com cores mais suaves, de preferência o verde, que está em toda a natureza na forma de plantas, grama, folhagens e outros.
O confôrto tambem é um detalhe bastante relevante, pois alguns enquadramentos exigem verdadeiros malabarismos com o corpo, por isso use algo que permita movimentos amplos.
Eles tambem sentem cheiros portanto nada daquele desodorante forte, a colonia atraente para as meninas mas as vezes repugnante aos insetos.
Pode parecer meio estranho mas alguns cheiros do corpo os atraem, como o suor, o gás carbonico expelido pela respiração etc.
3 - O equipamento.
Um bom tripé é essencial em macros.
Se puder utilizar um cabo disparador ou um controle remoto, melhor ainda.
Apesar de pretender fazer macros, não deixe de levar a GA, a tele, pois já imaginou um tucano maravilhoso pousado na árvore perto de voce, e a sua lente macro 100mm não aumenta o suficiente?
O sol está maravilhoso, mas as vezes, o insetinho pousa numa sombra forte, num canto de um barranco, por isso nunca deixe o ring flash ou mesmo qualquer tipo de flash em casa, pelo menos leve aquele difusor que voce mesmo construiu, para usar no flash da camera.
Desnecessário dizer que verificar a carga da bateria, levar pilhas adicionais e cartões de memoria extras é um cuidado muito importante.
4 - Fotografando.
Após todos os cuidados com o fotografo e o equipamento, chegou a hora de fotografar.
A aproximação aos insetos deve ser lenta, com movimentos calmos.
Normalmente leva uma hora ou mais para que eles se acostumem com a sua presença, permitindo uma aproximação razoável, outros são mais benevolentes e pousam tranquilamente à sua frente, permitindo a macro dos seu sonhos, rever o foco, corrigir o enquadramento, escolher a luz correta.
Ao esquadrá-los, utilize a regra básica da macrofotografia: mantenha-o sempre em paralelo à lente da objetiva, pois com pouca profundidade de campo, corre-se o risco de ter apenas uma parte dele focalizado.
Se não for possível, escolha a parte do corpo que mais interessar, as cores são o alimento principal da fotografia por isso escolha-as.
Pense um pouco na composição, não veja apenas o inseto e sim o background tambem.
Na maioria das macros ele fica desfocado mas gera pontos iluminados, muitas vezes superexpostos que estragam completamente a foto.
Vegetação se movendo ao fundo tambem gera um efeito de arrasto, nada agradável aos olhos.
Espere aquele ventinho chato se acalmar, apenas uma leve balançada serve para desfocar toda a foto, principalmente porque voce estará invariavelmente utilizado pequenas aberturas e longas exposições .
Os bichinhos são bastante inquietos por isso tenha calma, espere que ele se posicione adequadamente.
Tenha paciência, muita paciência pois boas macros são feitas de momentos e só a observação demorada dos insetos nos mostra momentos incríveis.
Bom, eu poderia escrever muito mais, baseado na minha própria experiência de quase 2 anos buscando insetos, principalmente as libélulas que são muito arredias e exigem todas as técnicas que se conhece para se obter uma boa foto.
Os amigos que quiserem adicionar mais detalhes ao meu texto, sintam-se à vontade, pois o objetivo do fórum deve ser este mesmo, trocar experiências e aprender uns com os outros.
Abraços à todos.
>
Detalhes e + detalhes que nem se quer pensei para fotografar macros.
roupa, odor, e etc... jamais pasosu pela minha cabeça!!!
muito boa suas dicas paulinho, já está nos meus favoritos!!!
Obrigado por esta dica, será de grande utilidade para todos.
um abraço e boa semana.
Todas estas constatações são fruto da experiencia em campo acumulada durante 3 anos de macrofotografia.
Os detalhes são muito importantes, e agora estou planejando construir uma tenda camuflada para melhor aproximação.
abraços.
Pulinho,
Os seus conhecimentos são muita importância para a melhoria dos nossos objetivos, sejam amadores ou profissionais.
Na parte que você. diz "Eles também sentem cheiros", faltou falar em cigarro e outros do tipo.
Sds,
Daniel
>
Pulinho,
Os seus conhecimentos são muita importância para a melhoria dos nossos objetivos, sejam amadores ou profissionais.
Na parte que você. diz "Eles também sentem cheiros", faltou falar em cigarro e outros do tipo.
Sds,
Daniel
Deve ser porque sou fumante e omiti propositalmente o detalhe Daniel heheheh.
Bem observado por voce, muito obrigado.
Valeu Paulinho!!! Muito bom "artigo". Que bom que você nos achou, hehehe.
Valeu Paulinho!!! Muito bom "artigo". Que bom que você nos achou, hehehe.
Marcos, que bom que o imaster existe pois está eleito meu fórum preferido.
Encontrei só pessoas educadas e gentis, mesmo com a minha entrada meio brusca, comentando ríspidamente as fotografias recebi respostas agradáveis e humildes.
Muito diferente dos outros fóruns que participo, este é agradável e gostoso de fazer parte.
Eu é que me sinto honrado por ter sido aceito pelos amigos, um abraço à todos.
Muito legal mesmo, eu não tinha lido, pois achava que era mais um artigo técnico.
São dicas realmente muito legais e que na prática serão de muita utilidade.
>
Muito legal mesmo, eu não tinha lido, pois achava que era mais um artigo técnico.
São dicas realmente muito legais e que na prática serão de muita utilidade.
Walace, eu acho muito importante compartilhar da experiencia com as pessoas, pois nada é mais verídico do que as coisas que vivenciamos no dia a dia fotográfico.
Não adianta só ler detalhes técnicos como abertura, exposição, etc etc, as experiencias sim é que são importantes.
Abraços.
Detalhes e + detalhes que nem se quer pensei para fotografar macros.
roupa, odor, e etc... jamais pasosu pela minha cabeça!!!
muito boa suas dicas paulinho, já está nos meus favoritos!!!
Obrigado por esta dica, será de grande utilidade para todos.
um abraço e boa semana.