Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Pessoal, boa tarde!
Estou estudando PHP e não sei qual a diferenca entra (parentese) e {chave}
Por exemplo:
>
<?php
$nomes = array("João", "Maria", "Carlos", "Ana", "Paulo", "Bruna");
$flag = false;
foreach( $nomes as $nome ) { if( $nome == "Ana" ) {$flag = true;}}
if( $flag ) {echo "Ana encontrada";} else {echo "Ana não encontrada";}
?>
Qual seria a logica esse code? Não estou entendo muito bem.
Joelson, primeiramente, bem-vindo ao fórum http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif
Você encontrará parênteses nas funções, nativas do PHP ou definidas pelo usuário. Por exemplo, o array() é uma função que retorna uma matriz. Parênteses também são colocados em condicionais e loops, como usado no foreach(). Dentro dos parênteses são colocadas as condições para avaliação ou os dados de iteração do loop.
Parênteses também são usados em operações, como na aritmética, definindo a ordem das operações. Por exemplo (2 + 4) 3 é igual a 18, enquanto que 2 + 4 3 é igual a 14.
As chaves delimitam blocos de instrução. No foreach() acima foi utilizada as chaves para delimitar a instrução que deveria ser feita dentro do laço. O mesmo ocorre em blocos de instruções ao definir funções.
O exemplo acima é um tanto confuso, principalmente para quem está começando. Principalmente pela legibilidade do código. O uso de chaves deve ser feito adequadamente com a identação e quebras de linha, para a compreensão do código. Recomendo a leitura deste artigo.
Qualquer coisa, posta aí.
Bons estudos ;)
Editado: splice, não havia notado seu post antes de inserir o meu. Fica como complemento ;)
Certo... entendi +/-. Assim so para eu ter certeza, meu raciocino abaixo esta correto?
>
foreach( $nomes as $nome ) {
if( $nome == "Ana" ) {
$flag = true;
}
}
No foreach a variável $nomes será chamada de $nome.Logo em seguida coloco a condicional IF (ana esta na variável $nome) como intrução do foreach.
Logo apos isso, coloco a variaval $flag = true como instrução do IF.
E logo apos fecho as instruções.
É isso?
>
if( $flag ) {
echo "Ana encontrada";
} else {
echo "Ana não encontrada";}
Neste cado a condicional IF (apenas variável $flag) recebe o echo como instrução.
Eu nao estou entendendo muito bem a logica esse codigo. Alguem pode me explicar? Há algum mais simples para inicio?
PHP
<?php //Atribui array a variável...
$eddye_new = array (
0=>"Edenildo",
01=>"Priscila",
02=>"Ildone",
03=>"Talita",
04=>"Paulo",
05=>"Michele",
06=>"Carlos",
07=>"Joelson",
08=>"Victor",
09=>"Vanessa",
10=>"Alba");
//Atribui false e variavel abaixo.
$flag = false;
//Varre a matriz para a variável $emp
foreach ($eddye_new as $emp){
//Se
if (
//Na variavel $emp conter Joelson
$emp == "Joelson"){
//$flag sera verdadeira.
$flag = true;
}
}
//Se
if(
//$flag ($flag = true), for verdadeira
$flag){
//Imprimirá
echo "Joelson Encontrato";
//Se não
}else{
//Imprimirá
[echo](http://br.php.net/echo) "|Joelson Não encontrado|";
}
?>
Ta certo meu raciocinio nos comentários?? Como faço para colorir os codigos aqui no forum pra ficar mais facil a leitura?
O raciocínio é este mesmo, Joelson ;)
Para códigos em PHP, utilize o seguinte:
<php>
Aqui vem o seu código
</php>
Lembrando que o delimitador de tags para o fórum são colchetes [] e não os sinais de maior/menor que <> ;)
>
O raciocínio é este mesmo, Joelson ;)
Para códigos em PHP, utilize o seguinte:
<php>
Aqui vem o seu código
</php>
Lembrando que o delimitador de tags para o fórum são colchetes [] e não os sinais de maior/menor que <> ;)
Valeu pela ajuda Anderson =)
De nada, Joelson ;)
No caso de bloco, as {} correspondem ao begin end utilizados em pascal, delphi e them end do vb.
ex.:
vbscript
if (variavel tal) them
.............
end if
em pascal
if (variavel tal)
begin
...........
end begin (acho faz muito tempo que deixei de programar nesta linguagem
e também pode ser utilizado para se referenciar a uma varivel encapsulada do php ex.:
temos uma var que veio da base de dados:
R$=mysql_fetch_assoc($query);
em vez de fazermos echo "bla bla bla" . $R['nomedocampo'] ." bla bla bla"
podemos fazer echo "bla bla bla {$R['nomedocampo'] } bla bla bla" - veja que neste caso não foi necessário quebrar a string pra colocar a variavel.
{} esse é um delimitador de bloco de instrução, todas as estruturas do php necessitam dele
como o While, Foreach, For e o If.
Ex:
While( 1 == 1 ){
//instruções
}
Os () servem como passagem de parametros
No exemplo que você deu ele está passando uma lista de dados para o array
Poderia ser também uma instrução de condição
if( $x == 0 )
Uma passagem de parametros para uma função
Geralmente serve para a passagem de valores, através de parametros.
Esse código que você postou está com uma identação meio confusa mesmo, particularmente não gosto muito dessa identação.
//Atribuindo um array com valores para a variável $nomes
$nomes = array("João", "Maria", "Carlos", "Ana", "Paulo", "Bruna");
//Atribui false a variável $flag
$flag = false;
//Com esse comando ele varre todas as posições do array, vai ficar em um loop até chegar no final do array, em cada loop a variável $nome vai ter o valor de uma posição do array $nomes.
//Caso contrário exibe essa mensagem
} else {