Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Bom dia a todos
estou testando o componente Menu da aba "Navigation". Verifiquei que consigo gerar um menu utilizando um arquivo SiteMap (que é como um xml) porém no meu caso o menu muda de acordo com as permissões do usuário. Como estou iniciando, gostaria da ajuda de você´s.
Oque estou fazendo:
Pensei em utilizar o master page (com imagens e componente de menu) para definir o padrão das páginas e criar várias páginas que utilizem essa master sendo uma para cada tipo de usuário (por que cada tipo de usuário terá itens diferentes para visualizar na página além do padrão). Quando a página do tipo de usuário for solicitada, terá que montar o menu do usuário, conforme sua permissão. A dúvida é como fazer isso ? Como passo a diante os dados que o usuário é do tipo "tal" e tem perfil "tal" ?
No banco de dados tenho as tabelas: usuário, perfil, telas(programas), perfilacesso(quais telas o perfil tem acesso) e visão (define o tipo de visualização que o usuário terá na página) . Cada visão tem n perfis e um perfil pertence a uma única visão.
Como faria para "montar" o menu, de acordo com as permissões do usuário ? Teria que colocar no banco os dados a sequencia do menu ? Ou seria de outra forma ?
Alguém teria algum exemplo de como realizar isso, de forma que eu utilize o componente menu ?
A principio pensei em colocar no banco:
Tabela Usuario
id i d visao id perfil login senha
-------------------------------------------------------------------
1 1 3 ca lele
2 1 5 di nono
3 2 1 bu tata
Tabela Visao
idvisao descricao
-------------------------------
1 Funcionario
2 Cliente
Tabela Perfil
idperfil idvisao descrição
---------------------------------------
1 2 Cliente ABC
1 1 Supervisor
2 1 Atendente
Tabela Tela / que seria os menus /
idtela idvisao descrição nivel idmenu programa
--------------------------------------------------------------------------------------------------
1 1 Cadastros 1 null null
2 1 Cliente 2 1 bbb.aspx
3 1 Funcionário 2 1 null
4 1 Funcionario ext 3 3 ccc.aspx
5 1 Funcionario Int 3 3 eee.aspx
6 2 Relatorio 1 null null
7 2 Mensal 2 6 fff.aspx
Tabela PerfilAcesso (Quais telas o usuario tem acesso de acordo com seu perfil e visao)
idvisao idtela idperfil
----------------------------------------
1 2 1
1 4 1
1 5 1
1 2 2
2 7 1
Assim eu iria montar o menu acessando a tabela perfilacesso c/ inner join com a tabela Telas.. porém como vou, por exemplo, buscar o menu ("Funcionarios" ) para a tela 4 ("Funcionario Ext") do perfil 1 visao 1 ? (Como montar ?)
Obrigada
Patricia
Carregando comentários...