Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Uma listinha dos reactors q eu vou postar:
OBS:Compatível com o max 9 e 2008 (pelo q eu sei... mas deve funcionar com outros tbm)
Esses sao o q eu sei... Se vcs puderem me ensinar os outros...
Rigid Body Collection
Esta é uma ferramenta q serve pra você fazer com q um objeto vire real. Exemplo:
Uma pilha de cubos, sao derrubados por uma esfera.
É simples.
Primeiramente crie um plane (grande)
Crie um cubo, copie-o e agrupe formando uma parede:
OBS: Não deixe os cubos muito próximos (de nenhum jeito) mas q você perceba q quando aplicar o reactor ele não caia sosinho.
OBS²: Quanto mais cubos você criar, demorará mais tempo pra simular.
Agora, você pode criar uma rampa, eu farei extrudando um line.
Crie uma esfera, e posicione em cima do ponto mais alto da rampa.
No menu reactor, crie o Rigid Body Collection (não importa o local)
Depois, em seu modify, clique em add e selecione tudos os objetos da cena.
Agora, selecione todos os cubos, vá em Reactor>Open property editor e coloque em mass, a massa dos cubos (eu usarei 50,0), e selecione em simulation geometry>bounding box.
Atenção: Mass: Peso.
Friction: Fricção. Exemplo: valor elevado=borracha/valor baixo=sabão.
Elasticity: Elasticidade. Exemplo: valor elevado=bola de basquete/valor baixo=burquinha.
-----
Inactive: serve pra quando o objeto nao se move=chão
Disable all collisions: serve para passar reto nas coisas, mas com algumas excessoes.
Unyielding: ele só se move comforme um movimento q você da a ele, mas tem as colisoes normais.
Phanton: serve para passar reto nas coisas (reto mesmo).
{os outros 3 eu ainda nao sei, se souberem me ensinem}
-----
bounding box: caixas perfeitamente quadradas (sem furos ou detalhes no mesh)
bounding sphere: esferas perfeitamente esferadas (sem furos ou detalhes no mesh)
Mesh convex hull: qualquer objeto, mas com mínimos detalhes. Serve para retângulos e linhas quadradas extrudadas.
Proxi convex hull: nao sei
Concave mesh: Esse eu recomendo= ele fica certinho com furos ou detalhes de profundidade... etc.
(os outros 2 eu ainda naum sei*)
-----
Display= naum sei nada
Continuando...
Feche a janelinha e selecione a rampa e o plane, e entre no mesmo lugar. Mas desta vez, apenas assinale Inactive e Selecione Concave mesh, feche a janelinha.
E por último, selecione a esfera, va ao mesmo lugar, e coloque massa 30,0 e selecione bounding sphere, feche a janela.
Um importante detalhe: vá em utilities>reactor>abaixe a caixa havok 1 word e coloque 1,0 em col tolerance. (na imagem está 0,1 mas é 1,0 mesmo)
Sua cena está pronta. Salve, Vá em reactor, preview animation e veja como está. Para criar na time line, clique em create animation.
---------------------------------------------------
Reactor cloth
Eu ja fiz um tuto sobre isso, acesse o link clicando aqui.
----------------------------------------------------
Reactor water
Se você sabe fazer o rigid body collection, fica fácil.
Apenas crie uma área com o reactor water, crie objetos, aplique o rigid body neles e coloque em cima (nao colado) da agua.
Eu ainda não sei exatamente os parametros do reactor water, mas nao é dificil.
Salve seu projeto e de um preview animation.
Nota: Na hora q você criar a aimação no create animation, quando você renderizar, nao aparecerá a agua. Para resolver isso, você deve criar um plane com as mesmas medidas da area do reactor, aplicar um space warps, colocar o material no plane, e renderizar.
Espero ter ajudado :rolleyes:
Carregando comentários...