Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Pessoal,
Estava olhando um site antes, e vi no código-fonte que o mesmo possuía a tag link, na qual a href era "/css/main.css?r202". Alguém saberia me explicar a funcionalidade disso? Seria realmente a passagem de algum parâmetro para o arquivo main.css ou isso não significa nada? Se alguém souber explicar ou tiver algum artigo onde eu possa ler, fico grato.
Outra coisa: sei que não é o forum certo, mas já vi arquivos JS com uma chamada semelhante (por exemplo, quanto utiliza-se o Scriptaculous). Alguém sabe me explicar?
Grato desde já.
>
Outra coisa: sei que não é o forum certo, mas já vi arquivos JS com uma chamada semelhante (por exemplo, quanto utiliza-se o Scriptaculous). Alguém sabe me explicar?poderia ser mais expecifico sobre essa pergunta?
é a mesma pergunta Guilherme, porem ao invés de ser CSS é JS
abraço
a sim, provalvemente é a mesma coisa, tambem nesse caso pode ser um JS que peque parametros para verificar "algo" que o desenvolvedor queira passar ;)
exemplo, o CSS pode ser indentico, porem o JS modifica algo para uma determinada página ae cada ID vai ser valido para um execução, apesar de eu acreditar ser mais algum meio de definir ESTILOS diferentes para a página ;)
>
provavelmente esse parametro seja passado a um .Htacess há uma configuração do servidor, pois dependendo do seu servidor (se você tiver acesso), você pode definir o que é PHP por exemplo:
um arquivo PHP pode ter a extenção .MEUARQUIVO, tambem há maneira de passar via .Htacess
onde esse mesmo arquivo (o .htacess) possui FOrks que definam o tipo de arquivo que execultará determina função ;)
não sei qual a intenção de quem criou o código ao fazer isso =p
-------------------------------------------
Outra coisa: sei que não é o forum certo, mas já vi arquivos JS com uma chamada semelhante (por exemplo, quanto utiliza-se o Scriptaculous). Alguém sabe me explicar?poderia ser mais expecifico sobre essa pergunta?
Eaí cara, valeu pela resposta, mas não creio que seja isto, visto que o cara chama um endereço de um arquivo com extensão CSS dentro da tag <link>. não acho que ele seria "louco" de configurar a extensão CSS para ser algum arquivo PHP (ou algo parecido, como tu explicaste).
Quanto ao JS, estava me referindo, por exemplo, à utilização do lightbox (http://www.lokeshdhakar.com/projects/lightbox2/): é sugerido que faça a chamada assim:
<script type="text/javascript" src="js/scriptaculous.js?load=effects,builder"></script>
então a leitura do QUERY como eu disse é feita pelo proprio JS para definir algo que eles queiram, ou quem definir o JS, pois através do JS você poder ler a URL inteira e pegar apenas esses parametros.
Como eu disse do CSS é mais provavel que seja Htacess ou JS mesmo ;)
Eu passei mais de uma possibilidade, pode ser configuração do SERVER, pode ser Htacess ou pode ser puro JS ;)
lembre-se isso varia muito de quem desenvolveu o código e do que ele pretende para utilizar desta maneira ;)
>
então a leitura do QUERY como eu disse é feita pelo proprio JS para definir algo que eles queiram, ou quem definir o JS, pois através do JS você poder ler a URL inteira e pegar apenas esses parametros.
Como eu disse do CSS é mais provavel que seja Htacess ou JS mesmo ;)
Eu passei mais de uma possibilidade, pode ser configuração do SERVER, pode ser Htacess ou pode ser puro JS ;)
lembre-se isso varia muito de quem desenvolveu o código e do que ele pretende para utilizar desta maneira ;)
Sim, entendi o que disseste e agradeço pela ajuda.
Mas eu pensava (e na realidade continuo pensando) que, talvez, fosse possível algum controle dentro do CSS sobre o quê carregar, de acordo com aquele "paramêtro", mesmo que eu nunca tenha ouvido falar disso... vou pesquisar mais quando tiver um pouco mais de tempo, mas mesmo assim obrigado pela ajuda
então nesse caso pode sim através do .HTACESS, pesquise ;)
provavelmente esse parametro seja passado a um .Htacess há uma configuração do servidor, pois dependendo do seu servidor (se você tiver acesso), você pode definir o que é PHP por exemplo:
um arquivo PHP pode ter a extenção .MEUARQUIVO, tambem há maneira de passar via .Htacess
onde esse mesmo arquivo (o .htacess) possui FOrks que definam o tipo de arquivo que execultará determina função ;)
não sei qual a intenção de quem criou o código ao fazer isso =p
-------------------------------------------