Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Eae galera como tao? seguinte, tpw, tenho uma pagina "cadastro.php" nessa pagina tenho 3 form, e uma outra pagina "programacao.php" que tem os codigos php, no primeiro form da pagina "cadastro.php" tenho os campo edit e um input type="image" que ao clicar ele vai enviar um email com os dados que ta no form.
segundo form, tem apenas um input type="image" que ao clicar nele vai cadastrar os dados do primeiro form no db.
terceiro form, tem um outro input type="image" que ao clicar, vai listar todos os registros do db e jogar na tela, na mesma pagina que esta o form.
Agora eu fiz tudo certinho, so que me deparei com um problema, o type=image do segundo form nao pega os dados digitados no form que tem os campos texto, minha duvida é, qual a maneira correta e prática de se fazer pra resolver meu problema? jogar os dados do primeiro form nos hidden, ou como seria? pq nao consegui de jeito algum, e jogar os dados nos campos hidden nao sei como fazer... se alguem puder me ajudar, fico muito grato.. vlw a tods...
cara se foi o que eu entendi se tem que faze mais ou menos assim
<form name="formulario1" method="post">
<input type="image" value="envia" name="botao1">
</form>
<?php
$botao1=$_POST["botao1"];
if($botao1 != ""){
?>
<form name="form2" method="post">
// esse e form que grava no banco
<input type="image" value="envia2" name="botao2">
<?php
$botao2=$_POST["botao2"];
if($botao2 != ""){
mysql_query("INSERT INTO tabela(campo,campo2)VALUES('$campo','$campo2')");
}
}TiuTalk, sim, o ideal seria se fizesse tudo em um mesmo form, so q eu nao consegui, pq qd faço assim:
<tr>
<input type="hidden" name="ver" value="validar" />
<td colspan="2" align="right"><input type="image" name="enviar" id="enviar" src="images/btn_enviar.jpg" /></td>
</tr>
<tr>
<td colspan="2" align="right"><input type="image" name="cad" id="cad" src="images/btn_cad.jpg" /></td>
</tr>
qualquer um dos dois input type="image" que eu clicar, vai fazer a validacao do form... e o certo é fazer a validacao do form somente se eu clicar no primeiro input image, se eu clicar no segundo, vai fazer o cadastro no DB sem validacao por exemplo, e se eu colocar o terceiro input image, "visualizar" ele vai fazer a validacao tb antes de exibir os dados que tem no DB... ai q ta minha duvida... :S
joaovitor, tentei desse modo sim, so que dai o segundo form não pega o conteudo do primeiro form, por isso deu zebra ake....
agradeço a todos se alguem puder me ajudar a resolver este pepino fico muito agradecido... vlw a todos....
OBS: isso que eu to querendo fazer seria +- um form com 3 action, so q nao gostaria de fazer em JS e sim em PHP... vlwww a todos...
Cara isso vai cadastrar em uma tabela só ou tres?
a sua explicação não ta bem explicada :blink:
WDuarte, minha intenção é:
3 input image que vao funcionar como "submit".
Cada input fara uma coisa na qual ja tenho as funcoes pronta, 1º input image ira enviar um email com os campos do formulário, 2º input image irá cadastrar os dados do formulario no DB, 3º input image ira mostrar todo conteudo do DB na tela. Acho q agora ficou melhor pra entender.... se puder me ajudar... vlwwwww
Certo agora sim entendi
dentro de cada form voce tem criar um campo escondido do tipo hidden
<input type="hidden" name="operacao" value="email">
<input type="hidden" name="operacao" value="gravar">
<input type="hidden" name="operacao" value="mostrar">
vamos dar o nome de operação no campo escondido
e o nome do programa abaixo de administracao.php
<?php
$operacao = $_POST["operacao"];
include "conexao.php";
if ($operacao=="enviar")
{
...
echo "Email enviado com sucesso!";
}
elseif ($operacao=="gravar")
{
...
echo "Dados gravado com sucesso!";
}
elseif ($operacao=="mostrar")
{
$resultado = mysql_query ("SELECT * FROM tabela");
$linhas = mysql_num_rows ($resultado);
echo "<p><b>Lista dados</b></p>";
for ($i=0; $i<$linhas; $i++)
{
$reg = mysql_fetch_row($resultado);
echo "$reg[0] <br>$reg[1] <br>$reg[2] <br>$reg[3] <br>";
echo "$reg[4] <br>$reg[5] <br>$reg[6] <br>$reg[7] <br><br>";
}
}
mysql_close($conexao);
?>
Amigo a logica é essa, e no value de cada form só voce mandar pra mesma pagina que vai administrar
tipo assim:
<form method="POST" action="administracao.php">
e use o id dos botoes do type imagem somente para fazer a verificação em javascript para dar um retorno rapido para o cliente, criando uma função para cada action do form.
e for listar os dados na mesma pagina use o $PHP_SELF e cria um if no submit e boa
Bom te dei os caminhos das pedras cabe agora voce estudar e desenvolver
Veja tambem sobre validacao em php
http://www.google.com.br/search?q=valida%C...1BR271&aq=t
Abraços!!!!!!!!!
e sucesso e paz
http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif
WDuarte, deu certinho amigo, vlw... muito obrigado... vlw mesmo....
Bom... pra usar input hidden é assim:
<input type="hidden" name="<nome>" value="<valor>" />
Mas não entendi seu problema direito... pra q você tá dividindo em vários forms se o 2º form depende dos dados que tão no 1º form? Não seria melhor fazer tudo num form. só?
:)