Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Bom Dia.
Visando melhorar o desenvolvimento de Sistemas em equipe estou procurando ideias para realizar este melhoramento e me deparei com o Smarty, que e a utilização de templates para agilizar a manutenção e separa a logica do Layout, ai eu pergunto alguem utiliza ou utilizou o Smarty com PHP e se utilizou o que achou e qual foi os beneficios ?
Obrigado.
Obrigado
hinom.
Vou procurar material relacionado ao assunto para aprofundar mais. Mesmo assim orbigado pelas dicas.
esse lance do cache é algo que eu acho muito interessante mesmo..
apesar da perca de performance por causa da compilação, acho de grande valia o uso do Smarty,
só não posso te afirmar com relação a grandes projetos..
ainda não testei com aplicações de grande porte.
A compilação do template rola somente uma vez, ou melhor me expressando, somente quando há alterações no arquivo de template. Uma vez gerado, ele não é alterado. Este é o comportamento padrão do Smarty, mas você pode alterar para compilar a cada requisição (o que obviamente é ridiculo, justamente por causa da performance).
Depois desta vez que o template é compilado, o Smarty passa os valores atribuidos a ele chama o template já compilado (cache).
Utilizo Smarty em todos os projetos que realizo, e estou muito satisfeito com o serviço que ele realiza - tanto em performance quanto praticidade.
Na faculdade onde eu trabalhava e fiz o site, quando morava em Foz do Iguaçu, utiliza Smarty, tem um conteúdo bem extenso.
Dados do Analytics para os ultimos 30 dias:
Os resultados obtidos neste projeto, pelo menos para mim, são bem satisfatórios.
Se você utiliza Dreamweaver para desenvolvimento de sua camada de visualização, fica mais fácil ainda.
Existe um plugin chamado SmartyDWT que integra de maneira ridiculamente fácil para criação dos templates.
@braços e fique com Deus!
Mais uma vez agradeço as sugestões de todos e relatos.
Já utilizei smarty em dois projetos e sem dúvidas ele é excelente, só o fato de você desvincular a logica do negócio do layout é um progresso absurdo... notei isso prq o segundo projeto foi baseado no primeiro, só que com outro layout...
Pode confiar no smarty...
aqui na nossa empresa só utilizamos smarty, essa coisa de separar o código não é bem assim, uma vez que também se pode programar usando smarty!
A grande vantagem é que você ganha tempo por exemplo para fazer um select e de certa forma seu código fica sim separado do template.
conheço um pouco do smarty. uso em alguns projetos
é considerado o mais eficiente sistema de template. é bastante leve e prático
obviamente que reduz performance devido ao compilador do template. isso é uma questão que a equipe de desenvolvimento deve decidir,
a organização do código ou a performance do aplicativo ?
possui sistema de cacheamento que inclusive melhora a performance, pois torna desnecessário o processamento no lado do servidor em tarefas que se repetem.
o cacheamento gera um hash no conteúdo dos arquivos, quando esse hash é diferente do anterior então o cache é atualizado
ainda tem muito o que melhorar nesse quesito mas se pretende investir em template engine, pode confiar no Smarty.