Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Bom dia galera !!
Putz olha só que beleza, meu primeiro post no fórum hehehe...
Bem, mas vamos à dúvida, estou contruindo uma aplicação web, e pretendo ter um menu que se adeque ao perfil do usuário que se logou no sistema. Tipo, perfil "A" logado, estará disponível os links: link1, link2 e link3.... já com o perfil "B" logado os links disponíveis serão link2, link4 e link5...
Alguém sabe me dizer como posso fazer isso?
O jeito "porco" que eu havia pensado era criar um topo FLASH para cada perfil, assim, ao se logar, o sistema validaria o perfil do usuário e carregaria na tela principal o topo correspondente. O problema é que se eu precisar atualizar um link que será visível em todos os topos, terei de mudar um por um.
Desde já... valeu galera !!!
>
Faça um menu HTML mesmo.
Cada usuário vai ter uma sequência de links no menu?
ou vai separar por "grupos de usuários" ?
Se for a primeira opção... mande tudo pro banco http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif
você tá trabalhando com qual linguagem server-side ?
Na hora de montar o menu, basta fazer uma query com um laço, e montar o menu de acordo com o id de quem logou.
Então.. irei separar por grupos de usuário.
Estou desenvolvendo em ASP / C# usando banco de dados PostGreSQL
Quanto ao menu HTML, gostaria de fazer uma coisa mais agradável visualmente, por isso pensei no javascript.
ps.: não entendi umas coisas... "Se for a primeira opção... mande tudo pro banco " e "Na hora de montar o menu, basta fazer uma query com um laço, e montar o menu de acordo com o id de quem logou."
Desculpa é que sou leigo total no assunto !!
Então... eu pensei no seguinte para o menu em HTML:
(Dá pra fazer muitas coisas, Javascript vai dar os efeitos, mas a estrutura DEVE ser HTML de um jeito ou de outro...)
você teria uma tabela no banco do tipo:
TABLE menu
idUsuario(int) - relacionar com a tabela de login
itemMenu
Ai você jogaria os registros:
idUsuario, itemMenu
1, Home
1, Visite-nos
1, Fale Conosco
2, Home,
2, Visite-nos
3, Home
Pegou?
Mas já que vai separar por grupos de usuários, você pode fazer algo do tipo:
if(usuarioGrupo == 1)
// mostra tal menu
if(usuarioGrupo == 2)
//motra outro menu ai bastaria adicionar esse campo usuarioGrupo, na tabela de login.Enfim.. tô discutindo modelagem e lógica aqui... que me parece ser a tua dificuldade.. fazer o menu com HTML + Javascript e CSS é simples.
Vamos ver se eu entendi rsrsrs...
Eu teria uma tabela no banco pra armazenar o direito de cada grupo em cada link.. mas eu não deveria ter nessa mesma tabela o link da pagina ??
Exemplo:
idgroup | itemMenu | link
1 | Home | /home.htm
1 | Visite-nos | /visite.htm
1 | Contato | /contato.htm
2 | Home | /home.htm
2 | Visite-nos | /visite.htm
3 | Home | /home.htm
E no seu IF... você acha melhor criar vários menus e fazer essa condição ??
Sim.. você entendeu.
Uma idéia é essa de trabalhar com o banco.. tá certinho a estrutura que você fez..(idgroup, itemMenu, link)
OUTRA, seria trabalhar com os IFs como mostrei..
Depende da complexidade do teu projeto... veja qual das formas te atende melhor..
E depois decida qual menu vai fazer..
Dropdown?
http://www.maujor.com/tutorial/ddownmenu.php
Rollover?
http://www.maujor.com/tutorial/menurollimg.php
Terão submenus ? caso sim, complica um pouquinho a história se for trabalhar com banco.. mas a lógica é a mesma.
Obrigado William...
Parece que fiz uma boa escolha ao me cadastrar no iMasters Forum... vou desenvolver as dicas que peguei nesse post e qualquer coisa venho aqui denovo encher mais o saco rsrsr !!!
Valeu !!!
Enfim.. tô discutindo modelagem e lógica aqui... que me parece ser a tua dificuldade.. fazer o menu com HTML + Javascript e CSS é simples.
Tranquilo cara http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Mas vê lá.. eu não programo nem ASP nem C#.. se qndo tiver fazendo, se surgir dúvidas sobre sintaxe, ou lógica da coisa, melhor postar no fórum de lá.. hehe
acabou que não falamos nada sobre Javascript :unsure:
>
Enfim.. tô discutindo modelagem e lógica aqui... que me parece ser a tua dificuldade.. fazer o menu com HTML + Javascript e CSS é simples.
Tranquilo cara http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Mas vê lá.. eu não programo nem ASP nem C#.. se qndo tiver fazendo, se surgir dúvidas sobre sintaxe, ou lógica da coisa, melhor postar no fórum de lá.. hehe
acabou que não falamos nada sobre Javascript :unsure:
Ahh.. pelo menos teve os links com exemplos que você passou... vão ser de grande ajuda.
Terão submenus ? caso sim, complica um pouquinho a história se for trabalhar com banco.. mas a lógica é a mesma.
Cara, irei trabalhar com Submenus...
Com relação a estrutura no banco, penso em não diferenciar os submenus dos menus... a diferença sería na hora de jogar as informações no MENU Javscript...
O problema é que eu não tenho idéia de como jogar isso no MENU... ele vai abrir a página.. vai detectar o perfil do cara... beleza... vai saber quais os acessos dele... mas como q eu jogo so links no MENU... ???
Cara... a estrutura HTML para qualquer menu com submenus é a seguinte:
<ul id="menu">
<li><a href="item1.html">Item 1</a>
<ul>
<li><a href="submenu1do1.html">Sub menu Item 1</a></li>
<li><a href="submenu2do1.html">Sub menu Item 1</a></li>
<li><a href="submenu3do1.html">Sub menu Item 1</a></li>
</ul>
</li>
<li><a href="item2.html">Item 2</a></li>
<li><a href="item3.html">Item 3</a>
<li><a href="submenu1do3.html">Sub menu Item 3</a></li>
<li><a href="submenu2do3.html">Sub menu Item 3</a></li>
<li><a href="submenu3do3.html">Sub menu Item 3</a></li>
</li>
<li><a href="item4.html">Item 4</a></li>
<li><a href="item5.html">Item 5</a></li>
</ul> Aí é com o teu server side.. fazer preencher essa estrutura.Em php eu sei fazer :P
Até onde tô pensando aqui.. você vai precisar diferenciar os submenus, dos menus sim!
Se não, como que o Javascript/CSS vai adivinhar que é um submenu e não um menu?
Como q vai ficar o teu algorítmo server-side para montar isso ?
Como vai ficar o algoritmo é uma coisa q num va dar pra responde agora rsrsrs....
Mas onde que entra o Javascript ?? só depois que eu preencher todos os menus e submenus ??
Aham...
a parte Javascript é super simples... é apenas setar com CSS display none para o segundo ul
ul#menu li ul { display: none; }
e ai no onmouseover dar um display: block, retornando ao display: none, no mouseout....
Tem um código desse já pronto em Javascript para fazer fucionar no IE6(se não fosse o IE6, só com CSS, sem Javascript já era possível fazer menu dropdown). no site do maujor... o primeiro link que passei.
Se preocupe primeiro com a estrutura... depois que você montar a lista, com isso que te passei, você faz os efeitos do menu.
Olha eu aqui de volta !!!
contrui um menu com links e tudo mais... mas agora me deparei com um novo problema..... é o seguinte...
faço um select no banco e tenho num gridview todos os menus a qual aquele usuário tem acesso...
como eu faço pra preencher todos os labels ?? e jogar os links na tag "href" ???
Pensei em fazer algo do tipo "do while".... e ir incrementando .. tipo... label1, label2, label3 ... mas acho q isso não é possível neh ??
Alguém tem alguma idéia ??
Faça um menu HTML mesmo.
Cada usuário vai ter uma sequência de links no menu?
ou vai separar por "grupos de usuários" ?
Se for a primeira opção... mande tudo pro banco http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif
você tá trabalhando com qual linguagem server-side ?
Na hora de montar o menu, basta fazer uma query com um laço, e montar o menu de acordo com o id de quem logou.