Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Pessoal,
como poderia ser criado um script que mostra os termos mais buscados no site?
Exemplo: site globo.com. No rodapé tem os termos mais buscados no site, diferenciado o tamanho da fonte para estabelecer tipo um ranking (ao meu ver).
Eu teria uma tabela com o termo de busca, e um contador?
Valeu pela resposta renato.
Isto seria algo bem tranquilo de fazer.
Agora se fosse fazer algo mais elaborado:
1) que "entendesse" termos ("dicas de beleza") ou palavras ("beleza", "saúde"), como seria?
2) Não sei exatamente a lógica, mas no site da globo algumas palavras ou termos ficam com fonte maior, ganhando um pouco mais de destaque. E parece que as palavras são exibidas aleatoriamente (e não por ordem de "mais buscadas").
3) Além disso, outro detalhe seria agrupar palavras semelhantes, exemplo: "teste" = "testar" = "testado".
4) Outra coisa, lá na globo os termos possuem um sentido real. Ex: "ronaldinho gaúcho", "xuxa". Então acho que não seria interessante armazenar palavras genéricas, ex: "porque", "para", "busca", etc...
Acho que compliquei um pouco, não sei exatamente as possibilidades de se fazer isto..
Valeu
[]´s
busque por "tag clouds" ou "nuvem de tags"...
Cara, era exatamente este termo que eu não lembrava, vou pesquisar sobre.
[]s
Retomando o assunto, achei um script bem simples pra isto aqui. Tecnicamente não há problemas.
Mas agora gostaria de saber a "lógica" sobre as tags. Vejo isso principalmente em blogs, mas não sou acostumado a usar um.
Por exemplo, eu gostaria de aplicar as TAGs para duas seções no meu site: notícias e dicas.
Eu teria uma tabela na base de dados com as TAGs, e teria uma outra tabela para dizer quais tags pertencem a uma notíca ou dica, até aí tudo bem.
Quando o administrador cadastra a notícias, ele indica as TAGs relacionadas, correto? (poderia criar novas TAGs, se for o caso). Com estas TAGs eu posso montar a "nuvem". Beleza.
Mas como posso relacionar as visitas no sites com essas TAGS? Quero que as TAGS estejam destacadas de acordo com o interesse do visitante.
Acho que a cada visita a uma notícia eu adicionaria 1 no contador das TAGs daquela notícia.
Seria isto ? Tem outra maneira melhor de criar isto?
Obrigado desde ja.
Crie uma tabela com o nome: contador, a cada pesquisa esse contador aumenta +1, depois só faça uma query para verificar o que tem mais pesquisas.
tabela contador.
id int auto_increment
Palavra varchar(50)
Hits varchar(50)
Sempre que alguém pesquisar uma frase eX:
"Feliz Natal";
Separe as palavras e jogue no banco de dados elas separadamente.
Lembrando, você criar um script em windows é diferente de Linux;
utilize padrões, ex: sempre palavras com as letras em lowercase, nunca utilizar artigos(de, a , da, o) etc.
procure no banco a palavra 'Natal' se não retornar nada você insere no banco.
Se retornar algo, você adiciona um ao valor do campo <hits>
assim você tem um controle das palavras mais procuradas.