Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Uma das principais perguntas de quem esta começando a desenvolver para a web é como manter a porporção em sites para poderem serem vistos nas mais diversas resoluções possiveis.
Bom como estou no começo não sei se há um modo ao certo para isso e por esse motivo faço a pergunta: Existe alguma maneira de desenvolver um site que não perca sua "proporcionalidades" em diferentes resoluções de diferentes monitores?
No meu caso comecei a desenvolver um layout fixo com menu a esquerda e conteudo a direita e ambos centralizados, ou seje um layout padrão. Optei por utilizar 750px para o cosntrução do layout, porém logo depois me deparo com um problema: A resolução. Na resulução de 1024 X 780 não encontrei problemas e o site ficou como eu quiz, ou seja centralizado e com um bom espaço entre as bordas do monitor e o site. Mudei então a resolução de meu computador para 800 X 600 e a area ocupada pelo menu e pelo conteudo do site passou a ocupar praticamente o total da tela. Passo então para a resolução de 1280 X 1024 e o site que antes podia ser bem visto passa a ser muito "fino". Conclusão a largura do site mudava a cada tipo de resolução.
Sendo assim visitei o site do maujor para fazer o teste ja que ele é considerado um bom progrmador nessa area e se o site dele também sobresse essas distorções eu teria certeza que não ha nada a fazer em relação a isso. Porem reparei que em qualquer uma das 3 resoluções a largunra do site não mudava e encaixavasse perfeitamente na tela tendo inclusive as imagens do mesmo encaixando-se.
Bom o que eu quero saber é como posso fazer isso com meu site. Tentei analisar o código CSS do maujor e não consegue reparar nada quem pudesse ser responsavel por esse "encaixe" e por isso venho perguntar, como fazer o site se "encaixar" da forma que eu quero. O certo então seria utilizar "%" ao invés de "px" em todos valores de tamanhos incluindo bordas? Ou no meu caso a largura mudava pois meu layout é fixo e não fluido como o do site do maujor? Existe alguma maneira de manter as proporções?
Agradeceria se alguem puder me explicar isso, pois penso que estes são conceitos que dificilmente você le em apostilas ou acha um artigo especifico e na minha opinião isso deve se tratar dos "macetes" e conceitos de desenvolvimento web. Por isso se alguem puder explicar ficaria grato.
Carregando comentários...