Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
bem o problema é o seguinte quero fazer um sistema que um determinado usuario pode adicionar outro(s) como amigo, mas estou sem saber como construir a tabela
pois pensei por exemplo
usuario amigo e assim eu ia sempre atualizando por exemplo
joana maria
joana catarina
mas acho que nao faz mto sentido
ae pensei e se fizer
usuario amigos
joana maria, catarina
e na hora de mostrar eu dava um split nessa lista
acho que ainda nao encontrei a logica quem puder ajudar vlw
sim isso eu ja entendi entao mas é esse ae o problema mesmo acha que é assim que deve ficar
id_usuario id_usuario_amigo
00001 00005
00001 00006
acho que fica uma lista mto grande nao ficara isso mto lento?
eu tb pensei assim mas nao sei se é a melhor forma
>
joana maria
joana catarina
aqui me referia a usuario base usuario amigo (mas nao utilizei os ids), claro isso ja é pressuposto
tem que ser assim mesmo, um rel de id do usuário e do id do amigo. Uma tabela somente com registros assim, pequenos não deixa o banco de dados pesado não, uma tabela com poucos campos é bem rápida a consulta, mesmo com mtos registros. Agora, quando se tem uma tabela com 20 campos por exemplo, e com mtos campos de varchar e text aí sim fica lento. Se você visse como é o banco de dados do wordpress ia ficar impressionado. Tenho um blog há 10 meses mais ou menos e tem uma tabela com 14mil registros, mas nela só tem ids assim como no seu caso. Pode por que não terá problemas, sua tabela ficaria assim +-
id_rel
id_usuario_1
id_usuirio_2
bem rápido!
abraço!
Faça do modo descrito e utilize relacionamento de tabelas para exibir os dados.
INNER JOIN
vlw pelas respostas
Resolveu então?
Carlos Eduardo
sim esta resolvido. obrigado
Cara, isso é relacionamento entre os usuarios. Cria uma outra tabela de amigos... Ex.:
T_USUARIO
id_usuario
nome
-----------------
T_AMIGOS
id_usuario
id_usuario_amigo