Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Fala galera.
Estou numa dúvida crucial, não sei se paro de usar frameworks ou se continuo usando.
Vocês usam frameworks?
Somente para a admin do site ou para tudo?
Quais frameworks vocês usam?
Vocês acham melhor ser aquele programador que coleciona códigos e classes ou aquele que pega tudo da internet e usa frameworks?
Na empresa onde eu trabalho tem um sistema que trabalha em cima de um framework, mas eu acho horrível o frameworks que estamos usando. Vou refatorar o sistema todo, e estou tentando me decidir entre usar um bom frameworks ou fazer tudo na unha mesmo. Não sei se é impressão, mas parece que quando não usamos framewoks temos mais poder de controle e autonomia para alterar grandes coisas no sistema. O que vcs me indicam a fazer, usar um bom framework para refatorar o sistema ou fazer na unha?
Vlw galera, abraço.
penso que deve utilizar classes prontas e frameworks sim .. mas nao deve se tornar escravo deles .. so fazer oque estes tem diponivel.. tava afin de faze uma coisa e acho uma classe que faz isso beleza .. da uma olhada .. ve se ta bem construida.. ta ok meta bala melhor ainda pq poupa trabalho.. mas caso nao ache ou nao esteja do jeito que você quer .. simples.. faça uma você mesmo e depois disponibiliza pra galera ^^
valww =]
Na minha opinião, o maior risco de usar classes prontas que você pode pegar na internet é não saber como ela trabalha, e, no momento que precisar alterar alguma coisa, não conseguir.
Então, minha dica é: Não tente usar uma coisa que você não sabe.
Vou dar um exemplo. Aqui no escritório, no ano passado, contratamos um programador em Delphi para desenvolver um programa... Ele desenvolveu todo baseado em 'componentes' de terceiros. Daí cada vez que dava um erro, ele não sabia como corrigir, porque não tinha sido ele que fez... E aí já viu, né...
Então, meu conselho é este.
Eu estou começando com o Zend Framework
Eu tô me enrolando a um tempo já... Tô querendo aprender o Zend, mas faltou coragem de cair matando em cima dele. Pelo que tenho visto, é muito robusto, mas é meio complicado para começar... Tenho acompanhado no fórum de ZF - http://forum.imasters.com.br/index.php?/forum/238-zend-framework/ - muitos falando justamente isto. Difícil de começar, mas depois que consegue começar, é muito bom.
Carlos Eduardo
Usar um framework hoje é essencial, porque clientes querem prazos curtos e usando um framework você consegue fazer mais em menos tempo. Alem disso você tambem conta com a segurança de usar componentes testados pela comunidade / empresa por tras do framework.
Eu recomendo muito estudar e usar um framework, pois não vejo desvantagens no uso do mesmo.
Alguém conhece algum sistema famoso que usa framework?
>
Alguém conhece algum sistema famoso que usa framework?
Zend Framework: http://framework.zend.com/about/casestudies
No site principal do cake php você encontra essa informação:
>
They are using CakePHP
* Mozilla Addons
* Scratch by MIT
* Yale Daily News
* The Onion Store
* NoseRub
* foamee
* twimbler
* MapMe
* Zeadoo
* Chaw
* cghub
O Yahoo usa Symfony.
>
penso que deve utilizar classes prontas e frameworks sim .. mas nao deve se tornar escravo deles .. so fazer oque estes tem diponivel.. tava afin de faze uma coisa e acho uma classe que faz isso beleza .. da uma olhada .. ve se ta bem construida.. ta ok meta bala melhor ainda pq poupa trabalho.. mas caso nao ache ou nao esteja do jeito que você quer .. simples.. faça uma você mesmo e depois disponibiliza pra galera ^^
Existem duas situações e para cada uma delas existe um ponto de vista:
1. Você está trabalhando em um projeto, você tem um orçamento e um prazo para entregar. Você não deve perder tempo tentando construir uma roda se ela já existe; Use a que está pronta e vários outros já usaram e disseram que funciona, vai lhe economizar tempo e consequentemente dinheiro.
2. Você, assim como eu, é um desenvolvedor compulsivo, que gosta de estudar e aprender sempre. Nesse caso você deve separar um tempo em que você irá só experimentar; Durante o tempo que você separou para esse propósito vale definitivamente reinventar a roda, pegue sempre coisas desenvolvida por outros e que você usa todos os dias e faça você mesmo, aprenda como funciona; tudo, do mais simples ao mais complexo.
Depois de um tempo utilizando esses dois pontos de vista você com certeza chegará em um ponto em que dificilmente haverá alguma coisa que você não consiga resolver por você mesmo.
A escolha de um framework para uso no desenvolvimento vai depender muito do tipo de trabalho que você terá que realizar. Algumas atividades terão que ser feitas em tempo recorde, outras você terá tempo para elaborar melhor a lógica. O importante é você estar por dentro de tudo um pouco. Hoje utilizo Zend Framework no meu trabalho, não tenho do que reclamar, mas para determinadas tarefas utilizo os scripts brutos e coisas bem simples que você encontra ai na internet.
Procuro ao máximo buscar alguma solução que já exista, não fico tentando reinventar a roda, mas as vezes, dependendo do que você precisa fazer é necessário você utilizar algum código e adapta-lo de acordo com o seu caso de uso, ou até mesmo criar a sua própria solução. Em relação ao programador usar classes prontas ou componentes sem saber como funciona o seu código fonte, isso pode se tornar um perigo caso você esteja trabalhando em algum projeto de grande porte, pois qualquer customização pode ser fatal, pode implicar em uma reestruturação de todo o sistema ou em casos mais graves, na perda do seu emprego :P .
Eu acredito que seja como o João Batista Neto falou.. você deve experimentar os dois lados, não se fixar muito em somente um dos lados, pois cada projeto que surge é diferente do anterior que você fez, pode ser que seja parecido, mas igual nunca vai ser, cada cliente é um cliente diferente, sempre vai ter um detalhe que não vai ser igual, e você provavelmente vai procurar meios alternativos para resolver seu problema, se puder, tente não resolver sempre da mesma forma, mas seja sensato, não fique inventando novas maneiras de criar um formulário, abra a sua mente para sempre aprender novos macetes na linguagem. O ser humano geralmente acha que já aprendeu tudo sobre determinado assunto, mas pude ver nas aulas de OO que tive na Pós esse semestre, mesmo o professor passando todos aqueles conceitos que eu já sabia, a maneira como ele mostrou as coisas fez eu pensar e fazer alguns questionamentos, e é ai que você aprende pois passa a visualizar as coisas de outra maneira, de outro angulo.
Para finalizar, converso bastante com outros desenvolvedores que utilizam Zend, CakePHP, Joomla, Drupal, dentre outras tecnologias, e para cada sistema vai existir uma solução que vai se adequar melhor ao seu cronograma de trabalho. Cabe a você programador ou gerente de projetos mensurar isso tudo e decidir o melhor caminho a ser seguido. Mas como eu havia falado, converso bastante com essas pessoas e as vezes faço alguns trabalhos em conjunto, dentre os frameworks citados acima eu utilizo apenas o Zend, os outros só ouvi falar mas nunca tive nenhum contato, e provavelmente se surgir algum job que seja desenvolvido nessas tecnologias eu terei que aprender, então vai a dica para quem usa Zend para não se prender cegamente ao framework, pois existem muitas outras alternativas que valem a pena dar uma atenção.
Mas é isso cara, espero não ter confundido a tua cabeça!
Um abraço a todos.
Att,
Junior
Eu estou começando com o Zend Framework.
Eu acho muito bom, mesmo que seja um pouco complicado de aprender logo de cara.