Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boas pessoal!
Seguinte,
Um membro estava com uma dúvida, e então o membro Yusuke entregou o código.
Minha vontade é apagar o código do post do Yusuke, hahahahaha
Vou advertir o Yusuke para não fazer mais isso, faço isso por MP ou no tópico?
O que vocês fariam?
Abraços!
http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif
Obrigado DiMinas,
Enviei a seguinte MP ao membro:
>
Olá Yusuke,
Antes de qualquer coisa, seja bem vindo ao fórum iMasters!
Envio esta MP referente ao tópico: http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/361961-duvida-basica-linguagem-c/
A ideia do fórum não é entregar as lições de casa a qualquer um que pedir, independente do nível de dificuldade do enunciado do exercício, mas sim ajudar aqueles que apresentam dúvidas.
O seu post foi desaprovado pela equipe de moderadores, o que significa que é visível apenas para os moderadores.
Aproveitando, aconselho que leia as regras do fórum iMasters: http://forum.imasters.com.br/index.php?app=core&module=help
Qualquer dúvida a respeito das regras, ou qualquer outro problema, entre em contato conosco (moderadores) e ajudaremos da melhor forma possível!
Cumprimentos,
VictorCacciari,
Moderação do fórum iMasters.
Muito bom pessoal. Qualquer novidade poste aqui.
Antes de excluir o post desaprovado, aguarde uma posição do membro.
Sempre dê o direito de resposta para qualquer conflito que possa ser resolvido de forma pacífica.
Já aconteceu de eu tentar fazer o usuário desenvolver o algoritmo e outro usuário chegar e mandar um pronto.
Quando o código é simples eu mesmo posto o código pronto, não acho que deveria ter advertido o membro, até porque não tem nada que impeça ele disso.
VictorCacciari uma sugestão então que te dou é dar uma editada aki: http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/294106-aviso-leia-antes-de-postar/
ai sim caso algum membro poste o código pronto você aponta para esse tópico que deveria ser de leitura obrigatória!
[]s
Na boa, também não vejo porque da advertencia.
Eu já vi vários tópicos desse tipo. Fica a critério de cada um responder o tópico forçando a pessoa a tentar e aprender ou dar tudo mastigado.
Eu mesmo já respondi vários desses, assim como o Quit, principalmente quando o código é pequeno.
Acho bom advertir. Quer pronto, pague.
A intenção do fórum é de ter conteúdo para o aprendizado. Começando a dar coisas prontas, viraremos um tipo de suporte para aqueles "maus sobrinhos".
>
Acho bom advertir. Quer pronto, pague.
A intenção do fórum é de ter conteúdo para o aprendizado. Começando a dar coisas prontas, viraremos um tipo de suporte para aqueles "maus sobrinhos".
Eu continuo achando que houve exagero.
Uma coisa é pedir um sistema e outra é uma dúvida de como inverter String.
O cara até postou alguma coisa de código.
Penso da msm forma que o Kandrade!
Digamos que eu poste isso no topico do cara: http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/265662-codigo-funcao-recursiva-para-invercao-de-uma-string/
O que estou fazendo de errado???
[]s
Não precisa excluir o post, apenas a MP informando que o objetivo não é postar o código pronto já está bom.
Se o objetivo fosse entregar pronto o VictorCacciari teria feito isso ao invés de fazer aquelas perguntas.
Acho exagero advertir o membro que tentou ajudar o outro.
Todos sabemos 'a hora de parar'..
Por exemplo também, olhem a quantidade de posts:
http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/361913-menu-drop-down/
fiz errado em reforçar com o script oque eu já tinha falado? mas que ninguém soube aplicar?
O tamanho e/ou dificuldade do código não importa, se entregarmos códigos prontos estaremos a fazer exatamente o que os "membros paraquedistas" querem.
Eu também sou contra postar o link de qualquer código num tópico daqueles.
Se ele tivesse feito uma pesquisa no google, teria a resposta em 5 segundos!
Isso demonstra uma preguiça enorme!
Nós não somos um helpdesk.
Boa ideia Quit, vou editar o tópico! =D
Se o membro tivesse mostrado trabalho, não haveria problema em postar um código pronto pra ele.
Por exemplo, esse tópico: http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/343412-resolvido%26nbsp%3Bpipe-multiplo-em-c/page__hl__pipes__fromsearch__1
foi um "trabalho em equipe" hahahaha
O cara até postou alguma coisa de código.
Qualquer um postava meia duzia de printf's... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/pinch.gif
O Yusuke ainda não respondeu a mensagem.
---------------------------------------------------
EDIT:
---------------------------------------------------
fiz errado em reforçar com o script oque eu já tinha falado? mas que ninguém soube aplicar?
Não, não fez!
Mas foi um tópico que rendeu uma discussão ao redor do assunto, não foi um cara que matou aula e agora quer um exercício.
Ja o tópico em questão, o membro postou uma pergunta tão simples, que, como eu disse anteriormente, demonstra que nem pesquisar a respeito ele pesquisou!
E é isso que eu sou contra. Sou contra essa preguicite aguda (como diz a minha mãe, kakakaak).
A advertência que quis dizer não é em forma de punição, e sim, de orientar um novo usuário a usar de didática para a pessoa com dúvidas, faça o trabalho com seus próprios méritos.
>
Não precisa excluir o post, apenas a MP informando que o objetivo não é postar o código pronto já está bom.
Se o objetivo fosse entregar pronto o VictorCacciari teria feito isso ao invés de fazer aquelas perguntas.
Se ficar advertindo usuários que postam coisas que não está do nosso agrado as respostas teriam que ser padronizadas e só um grupo específico responder.
O fórum é para trocar idéia. Que tal em vez disso eu falar que usar essa ou aquela função melhora o desempenho.
Ou explicar o código detalhadamente.
O fórum é para trocar idéia.
Justamente. Ao entregar pronto como aconteceu, não houve troca de idéias. Dependendo do usuário nem volta para agradecer o código.
A advertência que quis dizer não é em forma de punição, e sim, de orientar um novo usuário a usar de didática para a pessoa com dúvidas, faça o trabalho com seus próprios méritos.
Correto. A MP foi apenas para informar, por isso não acho necessário excluir o post. O membro não será punido por ter feito isso, não justifica.
Concordo que o trabalho aqui é todo voluntário por parte de nós da moderação e também pelos usuários que movimentam idéias...
Nós não somos um helpdesk.
+ se eu ou outro usuário por vontade própria posta o código pronto qual o mal nisso?? oq impede ele disso?? regras??
Se o cara foi preguiçoso e o outro "fez a lição de ksa" dele, vamos advertir o membro porque ele tentou ajudar diretamente?
[]s
---
Até porque entaum eu soh um mau moderador pq muitas vezes sem uma discussão no tópico eu posto links ou o código, creio eu que eu sigo o guia de moderação corretamente.
>
>
O fórum é para trocar idéia.
Justamente. Ao entregar pronto como aconteceu, não houve troca de idéias. Dependendo do usuário nem volta para agradecer o código.
Quem disse que não houve troca de idéias?
Só que a meu ver a troca de idéias não beneficiou em nada a resolução do problema ao contrário estamos aqui discutindo se é certo ou errado.
Poderíamos estar postando conteúdo de qualidade e discussões de qualidade em vez de advertir alguém que postou um código.
Concordo plenamente com o comentário do Quit acima.
Essa questão fica a critério de cada um.
Não há proibição.
Pessoalmente, quando vejo que um script passa de 10 linhas, encaminho o membro para um serviço pago, por exemplo
>
Caso necessite de suporte particular, consulte:
Não temos nenhuma obrigação em fazer trabalhos alheios gratuitamente.
Sejam profissionais, mas não sejam ingênuos.
Acho que, como moderadores, não temos obrigação de dar o código pronto e mastigado para ninguém, o que não quer dizer que vez por outra não possamos fazer isso também... agora, também é exagerado advertir membros que deram a resposta mastigada no fórum, pois fazendo isso estamos impondo a todos os membros coisas que não estão explícitas em nenhuma das regras do fórum.
Concordo que não somos um helpdesk e nem temos obrigação de ser, mas também não podemos ser radicais a ponto de advertir todos os membros que decidirem dar a resposta mastigada a outros membros dos fóruns em tópicos criados... afinal, se o fórum é pra uma discussão livre sobre temas ligados a nossas áreas, não temos nós razão alguma para advertir membros que fizeram o que consideraram correto na ajuda que prestaram a um outro membro em dificuldades (ou não) se o mesmo não infringiu regra alguma do fórum. Então, considero um exagero a mp enviada nesse ponto. Ademais, não cabe a nós coibir os demais usuários de darem respostas mastigadas e tampouco nos preocuparmos se com isso o membro que ganhou a resposta aprendeu ou não algo a partir dela.
De minha parte, eu só procuro direcionar o usuário a encontrar a solução por sí mesmo, dando dicas, as vezes links com exemplos e as vezes corrigindo o código por ele postado... agora, se outra pessoa resolve dar mastigado, o problema é dela, não meu... não tenho porque a advertir por isso. Não sou eu o prejudicado no fim das contas.
[]'s
Bem pessoal acho que não ha nada de errado em se postar algo pronto, até porque o proprio portal ja faz muito disso... o que traz as pessoas ao forum é lerem e buscarem resposta a algo assim ao obterem podem voltar e em algum momento começar a colaborar com o forum esclarecendo duvidas, mesmo que de centenas que vem buscar algo aqui poucos voltem a idéia é essa.
Dentro tudo isso que foi falado somente acho errado enviar um mp contendo links para as regras, visto que nenhuma foi quebrada, peço desculpas desde ja a você Victor mas no meu entendimento somente aquela parte ali da sua mp deveria ser retirada, assim ela não seria considerada algo de punição e sim de aconselhamento.
Concordo com o hinom e acho que deveria ser o padrão caso apareça um espertinho pedindo código pronto, ou a gente informa que existe a area de suporte particular, negocios, ou movemos o tópico para oportunidades e emprego, isso que eu acho.
Bom, então enviarei outra MP ao membro, reforçando a ideia de que não foi uma punição, mas sim uma dica, e aprovarei o post dele.
Acho que ja discutimos bastante a respeito.
Na minha opinião, reavaliando o caso, concordo com o Edultra, poderia ter deixado de lado aquela parte onde envio as regras, mas não acho que seja radical da minha parte enviar uma MP a notificar o membro.
>
Ademais, não cabe a nós coibir os demais usuários de darem respostas mastigadas e tampouco nos preocuparmos se com isso o membro que ganhou a resposta aprendeu ou não algo a partir dela.
É verdade, mas que é chato ver um cara entrar e passar por "espertinho", é! xD
Em todo caso, enviei a seguinte MP ao membro Yusuke:
>
Olá Yusuke
Peço desculpas desde já. A primeira MP ficou parecendo uma punição.
Está longe disso!
Foi apenas uma dica.
Notei que você é novo no fórum, por isso enviei-lhe a MP a dizer como o pessoal costuma fazer quando deparam-se com situações nas quais alguém pede um código/trabalho pronto. Somos contra enviar códigos prontos... xD
Estou aprovando o post.
Cumprimentos,
VictorCacciari,
Moderação do fórum iMasters
Podemos encarar como 'Resolvido'
Concordo com o hinom:
Fica a critério de qualquer um.
Os moderadores tem a total liberdade de fazer na sua área o que achar conveniente.
O Victor achou por bem tirar sua dúvida aqui no Coliseu, pois não sabia como agir.
Se colocásse dentro do próprio tópico a "advertência" de que é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe o membro poderia interpretar errado e assim começar uma discussão, por isso a minha sugestão via MP.
Imagino isso na área de artes por exemplo:
A pessoa quer desenhar mas não sabe, o Lung iria dar o desenho pronto?
Uma pessoa precisa vetorizar uma logomarca e eu daria isso pronto?
Um cara precisa de tratar uma imagem, o Pantoja daria pronto?
Acho que isso vale para todas as áreas.
Faço do hinom, minhas palavras:
Sejam profissionais, mas não sejam ingênuos.
E gente! Advertir não é punir.
Só confesso que houve um pouco de exagero da minha parte em deixar invisível o post.
Os moderadores tem a total liberdade de fazer na sua área o que achar conveniente.
Concordo nesse ponto, temos que manter a ordem onde moderamos;
Só que parece que estamos saindo do foco aqui, estamos falando do cara que abriu o tópico e não do que ajudou;
Sobre o cara que abriu o tópico concordo plenamente com o que foi dito, só que deveriamos esperar mais um post dela lá, para avaliarmos.
Agora o cara que posto, o cara quis ajudar ueh
>
A pessoa quer desenhar mas não sabe, o Lung iria dar o desenho pronto?
Uma pessoa precisa vetorizar uma logomarca e eu daria isso pronto?
Um cara precisa de tratar uma imagem, o Pantoja daria pronto?
Me diga quem sai perdendo com tudo isso??? Não é necessario advertencia, se veio um e entrego pronto, ueh 'obrigado' ??
[]s
Sempre avalie pelo bom-senso.
Se você conhece o membro que está sendo ajudado e sabe que é alguem que contribui e não possui má intensão ou está vendo que o sujeito está se esforçando em aprender, pode ajudar independentemente da complexidade do caso.
Para os membros que chegam "do nada" pedindo solução, fique com um "pé atrás".
Não precisa fazer nenhuma advertência e prefira postar diretamente no tópico de modo formal, para todos os outros verem.
No caso específico do Vitor, também acho que houve um exagero.
O Vitor pode contornar enviando outra mensagem dizendo que foi um equívoco e assim, se livraria de negativação ou repulsa por parte do membro. Porém, não há obrigação em fazer isso. Faça se julgar necessário.
Exemplo de um tópico onde preferi cortar o "suporte":
http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/361015-dns/
Percebi que o membro não está fazendo nada, ou pelo menos não está demonstrando o que está fazendo. Nesses casos há maior probabilidade do sujeito estar apenas esperando uma solução completa, passo-a-passo, então, o melhor a fazer é "cortar".
"Cortar" não significa dizer
"ei! você pensa que vou fazer o seu serviço?"
"está fazendo algo? não vou fazer pra você"
Esse tipo de abordagem gera repulsa, portanto, mantenha o profissionalismo tentanto abstrair algo do membro, pra ver o que ele está fazendo. Se o sujeito utilizar as palavras "urgente", "preciso disso pra ontem", entre outras, corte o tópico de imediato encaminhando-o para um serviço pago.
Na prática, isso é o mesmo que dizer
>
"ei! você pensa que vou fazer o seu serviço?"
"está fazendo algo? não vou fazer pra você"
porém, de uma forma polida.
Em muitos casos, logo após cortar um tópico, surge outro membro "do nada" e posta uma "solução". Nesses casos, não precisa voltar ao tópico, deixe-o correr sozinho. O importante é que o seu suporte foi encerrado ali e se outro membro quer continuar não é problema seu, apenas monitore para não fugir das normas.
exemplo: http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/360902-expressoes-regulares/page__hl__caso necessite__fromsearch__1
outros exemplos de cortes:
http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/360609-exibicao-de-dados-quebrados/page__hl__caso necessite__fromsearch__1
http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/361573-enviar-sms-atraves-de-um-gateway-pago-no-php/page__hl__caso necessite__fromsearch__1
http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/359563-erro-fatal-de-windows-com-perda-do-domain/page__hl__caso necessite__fromsearch__1
http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/361059-ano-bissexto/page__hl__caso necessite__fromsearch__1
http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/361239-executar-instalador-de-um-programa-via-php/page__hl__caso necessite__fromsearch__1
http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/359874-php-com-ajax/page__hl__caso necessite__fromsearch__1
Deixa o cara postar o código. uma hora ele vai cansar.
Mas, pelo menos eu, se algum desses chup-chup(que pedem código), já ponho um aviso lá, falando que não vai ser fácil alguém colocar o código pronto.
mas se outro membro postou deixa pra lá. uma hora ele vai acorda e vê que ta trabalhando de graça
edit
--
outro jeito de identificar isso é aqueles que ficam aaa vocês sao fera, voces sabem tudo bláblábal
Como o membro é novo e para não criar algum tipo de conflito, envie MP para o Yusuke e explique que a ideia do fórum é ensinar e não dar códigos prontos.
Achei por bem desaprovar o post em questão.