Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá pessoal. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif
Pretendo contratar um programador (ou uma equipe) em 2010 para por em prática um projeto web, mas antes, gostaria de elucidar algumas dúvidas, para que possa entregar o projeto "completo" ao(s) programador(es).
Bem, gostaria de saber:
1º A utilização do "WWW" ainda é necessária para acessar algum site? Pois os navegadores se encarregam do "HTTP://" na hora de acessar, portanto, agente não precisa digitar, mas em relação ao "WWW"? (P.S.: Só para informar, Tim Berners-Lee - criador da W.W.W. - está estudando a possibilidade de excluir definitivamente o "http://" da internet mundial)
2º Supondo que eu possua o domínio www.exemplo.com, é possível criar um sistema web em que o usuário, ao se cadastrar, passe a ter seu espaço virtual (seu endereço web) com seu nome de usuário no lugar do "www"? Ou seja, gustavo.exemplo.com? Pois tradicionalmente, para fazer-mos isso temos que acessar nosso painel de controle (cPanel) e adicionar-mos o sub-domínio. Mas é possível programar um sistema que faça isso diretamente, sem precisar da interferência do administrador?
3º É possível construir um sistema que, antes de liberar o registro do usuário, verifique se o número do RG (ou CPF) do usuário confere com o nome digitado? O governo federal "libera" esse tipo de consulta, ou será que existe outro meio de averiguar essas informações? Exemplificando minha proposta: ao invés de se utilizar um nome fantasia + a senha para acessar a conta (fazer login no sistema web), gostaria que o nome de usuário fosse o número do RG do usuário (ex. 123456) e, ao acessar a conta, ao invés de aparecer, por ex., Bom dia 123456, aparecesse o nome real do usuário: "Bom dia, Gustavo", pois o sistema "sabe" que 123456 é o RG de Gustavo.
A confirmação/validação do nº de RG (ou CPF) do usuário seria necessária porque, se não houvesse essa fiscalização, qualquer um poderia inventar uma seqüência de dígitos e dizer que é seu RG (ou CPF). Sabem responder?
4º Sabemos que inovar do zero e criar um sistema novo é uma dificuldade; aproveitar idéias já existentes e modificá-las é outra. Assim, questiono aos programadores: criar sistema similar a um twitter ou um orkut é uma tarefa difícil, mesmo para programadores experientes? Pois já li, de um programador, que ao acessar os códigos (on-line) de um sistema web dá para ver como ele funciona e assim "tentar" fazer igual. Isso é fato? Será que um programador que possua experiência em php, xhtml, mysql, etc. é capaz de criar uma comunidade virtual, mesmo sem nunca ter criado uma? Ou será que isso é coisa para quem já fez e obteve sucesso na construção? (P.S.: Não estou falando de um programador adaptar um Community Builder ao projeto. Estou falando de um programador criar uma comunidade virtual "do zero", diante das necessidades do projeto)
4.1 Se vocês, programadores, fossem criar um "Orkut" para um cliente, quanto cobrariam e em quanto tempo entregariam o projeto funcional?
5º Essa dúvida chega a ser jurídica: ao contratar um programador (freelancer), como ter a segurança de que ele não "se apossará" do meu projeto caso "goste"? Pois uma pessoa de má fé pode simplesmente "pegar" o projeto, dizendo que vai fazer, e depois de ler, dizer que não pode fazer, e aproveitar a idéia para ele mesmo tentar "lucrar". Já procurei saber no INPI e eles disseram que idéia de projeto a se fazer não pode ser registrada. Assim, se o programador "roubasse" minha idéia, bastaria ele fazer algo um pouco diferente do projeto original e assim estaria "livre" de um processo judicial. Mas e aí? Vocês tem opinião a respeito?
Tentei explicar minhas dúvidas de modo sucinto.
Quem puder ajudar, ficarei muito grato.
E quem se habilitar à tarefa, pode enviar-me uma MP com link para seu portfólio. ;)
Valeu e até mais!
Carregando comentários...