Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá pessoal, espero que estejam todos bem!
=D
Bom, estive a conversar com um amigo ontem que me deu uma ideia interessante.
Aqui no iMasters, mais especificamente em Programação, focamo-nos muito na programação comercial,
temos fóruns com uma ótima qualidade para linguagens como C, Java, PHP, etc.
Mas, quando começamos e virar mais para o ambiente acadêmico, a coisa já não é tão boa.
E notei que não temos absolutamente nada em programação funcional.
Não sei bem se é viável criar uma área abordando um "tipo" de programação quase que exclusivamente acadêmico.
Isto é, talvez não haja movimento para isso.
Poderiamos fazer uma enquete nos fóruns de desenvolvimento, perguntando se o pessoal "sente falta" de algum subfórum e, consoante os resultados obtidos, voltarmos a discutir o problema.
Abraços!
falando nisso esses dia um amigo acho estranho nao ter python de forum entao fui procura e vi la em "outras linguagens" .. tipo .. Python ta virando modinha agora ... creio que seria interressante mover ele para os forums principais e tirar ele de outras linguagens .. ajudaria no n° de acessos mesmo que temporariamente .. daria tambem pra marketa um poco o forum encima disso dai ^^ *numero de acessos do forum vem caindo de forma assustadora segundo as tabelas passadas aki no coliseo /applications/core/interface/imageproxy/imageproxy.php?img=http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/tongue.gif&key=8d11c3c7c03c7a5a294e250694d100848a0423dc34ef2af8d774f49d1b969fde" alt="Imagem Postada" />
valwww
abordaria linguagens específicas como LISP, HASKELL, ML ?
Exatamente!É um "ramo" muito elegante da programação.
Além de abordar linguagens específicas, pode ser abordado também o lado mais teórico da programação funcional, independentemente da linguagem.
Ou, talvez um fórum que não abordasse nenhuma linguagem, mas sim paradigmas e a parte mais teórica da coisa.
>
falando nisso esses dia um amigo acho estranho nao ter python de forum entao fui procura e vi la em "outras linguagens" .. tipo .. Python ta virando modinha agora ... creio que seria interressante mover ele para os forums principais e tirar ele de outras linguagens .. ajudaria no n° de acessos mesmo que temporariamente .. daria tambem pra marketa um poco o forum encima disso dai ^^ *numero de acessos do forum vem caindo de forma assustadora segundo as tabelas passadas aki no coliseo /applications/core/interface/imageproxy/imageproxy.php?img=http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/tongue.gif&key=8d11c3c7c03c7a5a294e250694d100848a0423dc34ef2af8d774f49d1b969fde" alt="Imagem Postada" />
valwww
Python é uma linguagem estrondosa!Eu amo python!
Sou a favor.
Abraços
Apesar de ser novato em programação, acho uma boa ideia isso aí, Victor.
O único problema que eu vejo é aquele famoso: o cara só vem para fazer o trabalho da faculdade e ganhar seu pontinho... Assim fica uma área sem "valor"...
:thumbsup:
Os critérios básicos para criar uma nova área no forum são:
Podemos confiar em você na organização da área tal como movimentação inicial.
Mas precisamos de garantia quanto à sustentabilidade.
A garantia sobre sustentabilidade é relativa. Pode ser que algo sem demanda, dê retorno positivo, mas, não é o que ocorre na maioria dos casos.
Por isso, sugiro pensar em mesclar com outra área existente para tenha um apoio.
Uma área do forum, que é diretamente relacionada ao assunto, seria "Lógica de Programação".
A medida que for ganhando sustentabilidade, poderíamos pensar num forum dedicado ao assunto.
Daremos também um prazo.
Caso a área não dê retorno dentro de um período X, seria eliminada.
Gostei da ideia do "período de testes".
Não sei se seria interessante fazermos uma enquete nos fóruns de programação e perguntar a opinião dos programadores, até como meio de divulgação da área. Muita gente que frequênta PHP, por exemplo, nem se daria conta da criação / existência dessa nova área.
Abraços
Pessoal, me desculpem o UP.
Mas, em que pé estamos?
Abandona-se a ideia por completo ou ainda há esperanças?
Por isso, sugiro pensar em mesclar com outra área existente para tenha um apoio.Uma área do forum, que é diretamente relacionada ao assunto, seria "Lógica de Programação".
Eu acho uma boa. Ou criar um sub-fórum aí. :thumbsup:
Apesar de não conhecer, sempre acho que não custa tentar!!
O andamento da sugestão depende dos interessados.
Apresente propostas de como ficariam as áreas, descrições, organização, etc.
Organize os temas principais com argumentações simples e objetivas.
Após isso, analisaremos a viabilidade.
Ok hinom, essa semana estou meio corrido, mas, durante o final de semana organizarei as ideias, e apresentarei a proposta mais formalmente.
Proposta:
Criação de um sub-fórum de "Lógica de Programação" para abordar o paragidma funcional, sem abordar nenhuma linguagem específicamente.
Título: Programação Funcional
Descrição:: Fórum destinado a discussão dos conceitos do paradigma funcinal de programação.
A proposta é criar um fórum para uma abordagem mais teórica à programação.
O fórum abordará dos temas mais comuns do paradigma funcional, por exemplo: recursão, lazy-evaluation, etc..;
até conceitos mais complexos como: Monades, Classes, etc...
Não será específico à linguagens de programação, mas, como elas são uma ferramenta para a aplicação dos temas estudados, também servirá como "tira-dúvidas" das linguagens que admitem o paradigma funcional.
A organização será por meio de tags nos títulos dos tópicos, descartando a necessidade de sub-fóruns, sendo:
-> Tópico específico à uma linguagem de programação: "[<linguagem>] blá blá blá"
-> Código fonte: "[<linguagem> Código] blá blá blá"
-> Artigo geral: "[Artigo] blá blá blá"
-> Artigo em uma linguagem de programação: "Aritgo [<linguagem>] blá blá blá"
-> Dúvida geral: "blá blá blá".
Se ficou qualquer coisa pela metade, ou restam dúvidas, é só dizer que eu reformulo.
Abraços
não entendi a organização..
o membro teria que especificar as tags no título ?
e os membros que nao fizerem isso, ficaria por conta de moderadores, globais, etc. ?
A ideia é que os membros especifiquem as tags nos títulos.
Inclusive, isso estará explicado em algum tópico to tipo "Leia antes de postar!".
Mas, se o membro não o fizer, o moderador da área (eu) fica encarregado.
Eu não conhecimento nisso mas como estou sempre ali pela área de desenvolvimento posso ajudar no que for preciso. :natalnoel:
se a regra para os títulos nao for obrigatório será melhor.
os membros não se preocupariam com a regra, por isso, o peso cairia sobre os moderadores.
é uma responsabilidade a mais para aqueles que se encarregarem pela area
Essa é a preocupação maior e tambem quanto à continuidade.
Os futuros moderadores herdariam todo o peso da área.
Áreas que ficam sem moderadores caem sob responsabilidade de todos, principalmente globais e admins.
Há muito pontos negativos.
O único ponto positivo seria uma re-organização futura, a qual seria mais prática devido a padronização nos titulos
Podemos negociar um prazo máximo para avaliar os prós e contras.
Quer experimentar?
A responsabilidade será sua.
Tambem sinto algo que trate sobre engenharia do software, casos de uso, diagramas de classes, diagramas de banco de dados MER e DER trata-se sobre modelos cascata, espiral e prototipação, e é claro algo que trata-se sobre qualidade do software.
Victor se precisar de ajuda estamos ai.
Edultra podemos pensar em outro sub-fórum para isso. Estou fazendo uma pós de Gestão em Processo e Qualidade de Software. Estou estudando bastante sobre casos de uso, diagramas.
Mas acho que é outro sub-fórum não misturando com a idéia proposta aqui.
hum... o que acha de abrirmos outra proposta então??
Eu penso que seja melhor, acho que não se enquadra nesta proposta aqui.
Mas estarei viajando daqui uns dias, só poderei pensar em algo ano que vem!!
As ideias aqui expostas estão todas sujeitas a alterações.
Pensando melhor, deixar as tags nos títulos facultativas será melhor.
Eu topo experimentar.
Se não arriscarmos nunca saberemos se dará certo ou não.
6 meses para gerar movimentação
está ok ?
Acho que é uma boa.
Por mim, está ok.
procure outros moderadores que atuam nas áreas relacionadas e deixe-os a par do assunto numa conferência ou mesmo indicando esse tópico.
apenas por formalidade, para evitar acusações de que algo foi decidido apenas por 1 ou 2 pessoas.
MP enviada aos moderadores: QuitZAUMMMM, Thiago Retondar, José Enésio, Motta, Rick.hjpbarcelos, Claudio Neto e Matias Rezende.
>
Caros colegas,
Eu e mais alguns membros da equipe estamos discutindo a abertura de uma nova área no fórum.
A vossa opinião é importante!
O tópico encontra-se em: http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/374002-novo-sub-forum-da-area-de-desenvolvimento/page__pid__1451426__st__0entry1451426
Obrigado
Victor C. Miraldo
abordaria linguagens específicas como LISP, HASKELL, ML ?